A porosidade da zona de transição interfacial pasta-agregado é tida como um dos fatores importantes à resistência do concreto.

Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
Um tanque contém água e óleo imiscíveis a 200 C. A massa específica do óleo é de 898 kg/m3 e a da água é de 998 kg/m3

O valor de h é:
No estudo e desenvolvimento de máquinas hidráulicas, utiliza-se a teoria da semelhança para prever o desempenho de um protótipo a partir de ensaios em modelos. Parte-se da suposição de que máquinas geometricamente semelhantes trabalham em condições de semelhança desde que tenham o mesmo rendimento. Adotando como variável geométrica o diâmetro do rotor, com a velocidade de rotação expressa em rpm, são obtidos os seguintes adimensionais:

Um modelo ensaiado na rotação n1 de 1750 rpm possui diâmetro do rotor D1 igual a 169 mm e trabalha no ponto X recalcando uma vazão Q de 12 m3/h, elevando uma altura H de 11 m. Se um protótipo, geometricamente semelhante ao modelo, está trabalhando com a mesma rotação n2 de 1750 rpm, com um rotor de diâmetro D2 igual a 178 mm, o ponto de funcionamento homólogo de X é:
Em fluviometria, as séries históricas de vazão são geradas a partir de medidas diretas de níveis de água e do emprego de uma curva chave calibrada para seção de medição. Essa curva é expressa através de uma equação, que relaciona a vazão com o nível d´água H, do tipo Q = x . Hy, na qual x e y são constantes. Em um ensaio de calibração de curva chave, foram
medidos os pares de vazão Q em (m3/s) e nível d´água H (em m) da tabela:

Considerando esses dados, os coeficientes da curva chave são:
De acordo com a Norma DNIT 108/2009-ES, o lançamento do material para a construção dos aterros deve ser feito em camadas sucessivas, em toda a largura da seção transversal, e em extensões tais que permitam seu umedecimento e compactação, de acordo com o previsto no projeto de engenharia. Para o corpo dos aterros e para as camadas finais, a espessura de cada camada compactada não deve ultrapassar, respectivamente, os valores de:
Se um ponto de uma estrutura está submetido ao estado plano de tensões σx = –55 MPa, σy = 25 MPa e τxy = –30 MPa, então as tensões principais σI e σII são, respectivamente:
A impermeabilização de uma laje de cobertura com manta asfáltica foi realizada numa obra seguindo-se os seguintes passos: preparação e limpeza do substrato, garantindo-se uma declividade mínima de 1% em direção aos coletores; aplicação do produto de imprimação e espera pela secagem; aplicação da manta usando maçarico de gás GLP do sentido dos ralos para as cotas mais elevadas com sobreposição de 10cm; teste de estanqueidade; execução de camada proteção mecânica com argamassa de cimento e areia com traço 1:6, com filme separador drenante nas áreas horizontais e com tela nas áreas verticais.
Sobre o processo construtivo descrito acima, é correto afirmar que:
Na execução de um segmento rodoviário, no eixo em tangente, projetado conforme o “Manual de implantação básica de
rodovia” (Publicação 742) do DNIT, a equipe de topografia do construtor constatou um erro executivo. O volume de um corte
situado entre as estacas 100, 101 e 102 (três seções transversais em forma de trapézio isósceles de bases constantes e alturas variáveis), estimado pela fórmula da média das áreas, deveria ser igual a 2600 m3. No entanto, a equipe realizou um cálculo de cubação utilizando a mesma fórmula com os dados de campo e constatou um volume de corte de 2300 m3. No terreno, todas as bases das três seções transversais (15 m no topo e 5 m no fundo) foram conferidas e estavam corretas, bem como as alturas das seções transversais localizadas nas estacas 101 (8 m) e 102 (4 m). Considerando que a diferença entre os volumes de corte previsto e executado foi devida a erros de execução, é correto afirmar que, na seção transversal da estaca 100, a equipe executora
Alguns adimensionais são muito importantes para a compreensão das forças dominantes no escoamento de um curso d’água, bem como para a definição, a partir dessa compreensão, dos regimes de escoamento. Considerando essa análise em um curso de água, um técnico determinou que o número de Reynolds (Re) vigente é igual a 14.900 e o número de Froude (F) vigente é igual a 1,22.
Para essas condições em relação aos adimensionais, o regime de escoamento no curso d’água é:
O método Racional é uma maneira simples de determinar indiretamente a vazão de projeto em uma bacia hidrográfica a partir da precipitação de projeto ocorrida nessa bacia. A precipitação de projeto que ocorreu uniformemente em uma bacia hidrográfica foi de 30 mm/h. A tabela apresenta os diferentes usos do solo que ocorrem na bacia, com suas respectivas áreas e coeficientes de escoamento (runoff):

A vazão de projeto pelo método Racional é de:
Rodolfo participava da comissão de licitação de determinado órgão. Visando a lucros ilícitos, inicialmente, orçou uma obra em duas vezes o valor real. Em um segundo momento, após a adjudicação do objeto e início dos trabalhos, procedeu, em conluio com o empreiteiro, a medições de serviços superiores aos efetivamente prestados.
Nesse caso, pode-se afirmar que houve
O fornecedor de agregado miúdo de uma obra entregou no canteiro um volume de 6 m³ de areia úmida proveniente de uma jazida cujo material foi ensaiado oportunamente, apresentando massa unitária do material seco de 1.350 kg/m³ e inchamento médio de 35% sob a umidade crítica de 4%. Considerando que a areia foi entregue na obra com umidade crítica e que no canteiro há a disponibilidade de 40 sacos de 50 kg de cimento e 5.400 kg de agregado graúdo seco, o volume máximo de concreto com dosagem de traço 1:2:3 (em massa seca de cimento, areia e brita)e consumo de cimento de 450 kg/m³ que poderá ser executado é aproximadamente de:
Uma cantoneira de abas iguais de aço ASTM A-36 (MR-250), com dimensões de 2”x 1/4”, foi ligada a uma chapa de nó de 1/4" de espessura e mesmo tipo de aço através de solda de filete. Sobre essa ligação, é correto afirmar que:
Se um ponto de uma estrutura está submetido ao estado plano de tensões σx = 110 MPa, σy = -50 MPa e τxy = 60 MPa, então as tensões principais σI e σII são, respectivamente:
O microrrevestimento asfáltico é um serviço de pavimentação previsto pelo DNIT em sua norma 035/2018-ES. De acordo com esse documento, o ligante asfáltico a ser utilizado deve ser: