Considerando a necessidade de promover as instalações provisórias num canteiro de obras, onde os equipamentos a serem instalados utilizam sistema trifásico, e sabendo-se que não existe tal rede no local, há que se promover a
Sobre as instalações de esgoto sanitário é correto afirmar:
I. A função da caixa sifonada na instalação sanitária é a de desconectar o esgoto secundário do esgoto primário, por meio de uma camada de água, que se chama fecho hídrico.
II. Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão positiva no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.
III. A canalização de esgoto sanitário, que se estende desde a ligação ao coletor público até as caixas sifonadas, tem nome de esgoto secundário, que é caracterizado pela existência de gases provenientes do coletor público.
IV. A distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15,00 m e a distância entre qualquer outro dispositivo de inspeção não poderá ser superior a 25 m.
Está correto o que consta SOMENTE em
Considere a tabela sobre o cronograma físico da obra.
Da análise da tabela verifica-se que a atividade A3 foi realizada nos meses 2 e 3, conforme previsto. Da mesma forma, essa mesma atividade, no mês 4, atingiu apenas 50% do previsto. Para que o serviço seja concluído no mês 5, a empresa terá que executar desta atividade a quantidade de
As atividades de pouso e decolagem das aeronaves geram certo ruído que, na quase totalidade das vezes, produz um nível de incômodo na população estabelecida nas proximidades dos aeroportos. Nesse contexto, na elaboração do Plano de Zoneamento de Ruído (PZR), para um aeródromo que dispõe de duas pistas para pouso e decolagem, é necessário que se obtenha a
A sistemática gerencial a ser considerada no processo de planejamento de transporte urbano é a de
Um equipamento apresentou, no período de três meses, um alto índice de recorrência de defeito em uma peça específica. A partir da análise dos especialistas, observou- se que o defeito não é função do mau uso do equipamento ou de sua aplicação-fim, o que exige sua troca sempre que necessário. Nesse caso, é correto afirmar que
No aspecto de planejamento de obras em um aeródromo, o Engenheiro responsável deve considerar alguns fatores que estarão presentes ao longo da execução do empreendimento, sendo que, sobre o Cronograma Físico- Financeiro, é correto afirmar que este estabelece uma relação entre o
O sistema de sinalização aeronáutica para aeródromos segue diretrizes internacionais da Organização de Aviação Civil Internacional - OACI - que estabelece, dentre outras, normas para a construção de sinais aeronáuticos. A clareza e a visibilidade do sinal estão entre os detalhes a serem observados pelos operadores das aeronaves, com o objetivo de promover o contraste com o fundo circunvizinho. As cores que podem ser utilizadas como sinalização de obstáculos são
Um determinado tipo de acabamento de parede e teto tem como especificação técnica um consumo médio de 10 unidades/m2. Sendo um ambiente com o pé direito de 3 m, largura de 3 m, comprimento de 4 m e considerando que 10% da área das paredes serão utilizadas para os vãos de portas e janelas, o consumo total de unidades de acabamento corresponde a
Para o dimensionamento de pavimentos aeroportuários, é necessário conhecer as características das aeronaves solicitantes, para posterior determinação da aeronave de projeto. Dentre estas características, NÃO pode se relacionar:
Durante as investigações geotécnicas para a elaboração do projeto, foi identificado o solo A, com 100% de material passado na peneira de abertura 0,42 mm e 12% passada na peneira 0,075 mm. Sabendo que este material apresentou índices de Atterberg, LL e LP, ambos Não Plásticos, este solo poderia ser classificado como areia
No projeto de um pavimento de uma via de acesso a um aeroporto de grande porte, foi calculada uma estrutura de pavimento asfáltico com capa em CBUQ com 12,5 cm de espessura. O acesso tem início na estaca 12 + 10,00 m e possui largura de 8 m. Sabe-se que foi prevista a utilização de 1320 t de CBUQ. A estaca final do acesso, sabendo que o coeficiente de perda na utilização do material é igual a 10% e o CBUQ possui massa específica de 2,4 t/m³, é:
Um projeto de restauração de um pavimento asfáltico foi conduzido com a utilização do procedimento DNER PRO 11/79. O projetista calculou a deflexão característica, resultando em 120 × 10-2 mm. Para o Número N igual a 1 × 107 solicitações do eixo padrão, a deflexão admissível, utilizando o modelo de fadiga do mesmo procedimento, resultou em 60 × 10-2 mm. Sendo assim, sabendo que log 2 = 0,3, a espessura do recapeamento projetado deve ser igual a
O comportamento peculiar de solos brasileiros, constatado em obras rodoviárias no Estado de São Paulo, motivou estudos aprofundados que, no final do século XX, resultaram em uma metodologia de classificação de solos, mais adequada à aplicação regional do que as classificações de países desenvolvidos. Esta metodologia, genuinamente brasileira, é identificada por meio da sigla
O levantamento de defeitos nas placas de concreto é o primeiro passo para a determinação das atividades de manutenção no pavimento de concreto. A patologia que comumente ocorre nas proximidades das juntas e é mais comum quando há problemas de serragem precoce, excesso de argamassa no local ou ausência de agregados resistentes no local é: