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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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A preparação da cabeça das estacas para sua perfeita ligação com os elementos estruturais da fundação, executada durante a etapa de fundação da obra, recebe o nome de

Considere a figura abaixo.

Imagem 001.jpg

Se a viga simplesmente apoiada da figura está submetida a uma carga uniformemente distribuída de 1t/m, então o momento fletor na seção S, medido em t . m, é igual a

Considere:

Imagem 003.jpg

Cada função do aeroporto mencionada, na ordem dada, correlaciona-se, respectivamente, com a classificação

O Sistema que deve ser considerado para a definição da infraestrutura de atendimento aos usuários de um sítio aeroportuário é o que corresponde

Os tipos de Orientações Técnicas que devem ser consideradas, dentre as abaixo mencionadas, no contexto da estratégia de manutenção, são:

A fundação de uma determinada edificação tem as seguintes características:

Imagem 002.jpg

Considerando que as medidas são em cm, que o bloco é um quadrado e que as estacas são circulares, o volume de concreto necessário para preenchimento da fundação corresponde, aproximadamente, a

Na sinalização aeronáutica das áreas circunvizinhas aos aeródromos, os obstáculos cuja iluminação requer luzes de alta intensidade correspondem

Buscando aumentar a segurança das operações aeroportuárias, suponha que a Infraero estabeleceu programas para a aplicação de ranhuras nas pistas (grooving) nos principais aeroportos nacionais. Tal procedimento tem por

Em um pavimento asfáltico, enquanto as trincas couro de jacaré estão associadas à repetição das cargas de tráfego (fadiga) e, portanto, se concentram nas trilhas de roda, as trincas em bloco não se relacionam com o tráfego, e, portanto, podem aparecer em qualquer região do pavimento. Em relação às trincas em bloco, sua ocorrência está correlacionada, entre outros aspectos, à

Em relação à manutenção de pavimentos asfálticos, uma solução de uso corrente é a fresagem com recomposição em concreto asfáltico. Esta solução visa restabelecer as condições funcionais e estruturais, quando executadas na espessura mínima necessária. As patologias que NÃO poderiam ser corrigidas somente com este tipo de intervenção são:

Ao se deparar com regiões de solos compressíveis (moles), o engenheiro deve estudar a melhor solução para obter o melhor desempenho do pavimento a ser implantado. Dependendo da espessura de ocorrência deste material, procede-se com a remoção. Caso contrário, deve-se intervir nesta região anteriormente à implantação do pavimento. Uma solução possível é a implantação de bermas de equilíbrio, que podem ser simplificadamente definidas como

A aquaplanagem é a perda de contato entre o pneu e o pavimento devido à presença de uma película de água na pista. Nesta situação, o atrito por adesão é praticamente nulo. NÃO caracteriza uma ação para combater o fenômeno da aquaplanagem:

Os ligantes asfálticos ou cimentos asfálticos de petróleo (designados pela sigla CAP) são obtidos a partir de processos de refinamento do petróleo cru, para as finalidades específicas de pavimentação, além de outras aplicações. Os CAPs podem ser classificados por suas diversas propriedades, no entanto, atualmente no Brasil, a classificação de CAPs utiliza como parâmetro a

A avaliação funcional de pavimentos, asfálticos ou rígidos, deve contemplar a medição da irregularidade longitudinal do pavimento. A irregularidade caracteriza-se pelo desvio da superfície da rodovia em relação a um plano de referência, que afeta a dinâmica dos veículos, a qualidade de rolamento e as cargas dinâmicas sobre a via. A medição deste índice NÃO pode ser realizada com:

Para evitar o golpe de aríete decorrente da operação das válvulas de descarga das instalações prediais deve-se, dentre outras possibilidades, providenciar

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