A Estação de Tratamento de Água (ETA) de um sistema foi projetada originalmente para tratar uma vazão de 18.000 m3/dia, com decantadores convencionais, usando uma taxa de aplicação superficial (Tes) de 40 m3/(m2.dia). Atualmente a ETA foi repotencializada com o emprego de decantadores de lâminas paralelas com uma taxa de aplicação superficial (Tes) de 115 m3/(m2.dia).
Sabendo que os demais componentes da ETA foram adequados para obter o mesmo ganho da mudança realizada nos decantadores, a ETA agora é capaz de tratar uma vazão de:
Nos hidrogramas A e B, o ponto de inflexão após o ponto máximo caracteriza o fim do escoamento subterrâneo e o início do escoamento superficial.
O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento das águas na superfície da Terra, considerando o movimento da água a partir da menor porção de chuva que, caindo sobre um solo saturado de umidade ou impermeável, escoa pela sua superfície, formando sucessivamente as enxurradas ou correntes, córregos, ribeirões, rios e lagos ou reservatórios de acumulação.
Com relação ao escoamento superficial, é CORRETO afirmar:
Entre os tipos de fontes de água e captação, temos que o aquífero confinado ou artesiano (Lençol artesiano), apresenta como características:
Uma característica importante de bacias hidrográficas é o tempo de concentração em problemas envolvendo propagação de cheias. Pela diversidade dos parâmetros associados às bacias hidrográficas, várias equações empíricas foram desenvolvidas para estabelecimento do tempo de concentração. Neste sentido, o tempo de concentração de uma bacia é:
Uma bacia de 500 km² recebe anualmente uma precipitação média de 1500 mm. Se a vazão média no exutório da bacia, no mesmo período, for de 10 m³/s, a evapotranspiração média no período será, em mm, de:
Dois postos fluviométricos (A e B), com distância de 3 km, registraram a variação de vazão (Q, em m³/s) no tempo (t, em horas) decorrente de um evento de precipitação, como ilustrado na figura.
Com base no exposto, a velocidade de propagação da onda vale:
Sobre o ciclo hidrológico, é correto afirmar que:
Em relação ao procedimento de outorga de recursos hídricos, é CORRETO afirmar que:
Em hidrologia existe um tempo que se refere ao espaço de tempo em anos e que provavelmente ocorrerá um fenômeno de grande magnitude, pelo menos uma vez. No caso dos dispositivos de drenagem, este tempo diz respeito a enchentes de projeto que orientarão o dimensionamento, de modo que a estrutura indicada resista a essas enchentes sem risco de superação, resultando desta forma a designação usual de descarga de projeto. Este termo técnico denomina-se tempo de:
Assinale a alternativa correta em relação à gestão e outorga para uso de recursos hídricos.
A vazão máxima de um rio é entendida como sendo o valor associado a um risco de ser igualado ou ultrapassado. Com relação à previsão de vazão máxima é INCORRETO afirmar que:
A quantidade de precipitação é normalmente expressa em termos da espessura da camada dágua que se formaria sobre uma superfície horizontal, plana e impermeável, com 1 m2 de área. Isso significa que uma precipitação de 30 mm equivale à queda de, por metro quadrado de terreno,
Com relação à Hidrologia, ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com a vida, analise:
I. Dentre as áreas de atuação da hidrologia destaca- se a de controle da poluição e qualidade do ar.
II. O estabelecimento de postos pluviométricos ou fluviométricos e sua manutenção ininterrupta são condições necessárias ao estudo hidrológico.
III. O uso consuntivo da água é definido como aquele no qual há perda entre o que é derivado e o que retorna ao curso de água.
IV. O uso não consuntivo da água é definido como aquele no qual há perda entre o que é derivado e o que retorna ao curso de água.
É correto o que consta em
Considere a figura abaixo. 
Os dispositivos indicados por I e II num sistema de capatação de água referem-se a, respectivamente,