Os fatores que intervêm na intensidade de evaporação podem ser agrupados em duas categorias distintas: os relativos à atmosfera ambiente, e os referentes à própria superfície evaporante. Os primeiros caracterizam o estado da atmosfera na vizinhança da superfície evaporante e os segundos caracterizam o estado da própria superfície evaporante e sua aptidão para alimentar a evaporação. São fatores intervenientes da evaporação, EXCETO:
A Hidrologia é a ciência que trata do estudo da água na Natureza, sendo a parte da Geografia Física que abrange, em especial, propriedades, fenômenos e distribuição da água na atmosfera, na superfície da Terra e no subsolo. Considerando a Hidrologia e suas propriedades e características, é CORRETO afirmar:
Denomina-se infiltração ao fenômeno da penetração da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno, movendo-se para baixo, através dos vazios, sob a ação da gravidade, até atingir uma camada suporte, que a retém, formando então a água do solo. NÃO corresponde a uma fase do processo de infiltração:
O tipo de cobertura da bacia é um dos fatores que influenciam a forma de um hidrograma. Na figura, o hidrograma A representa uma bacia rural, e o hidrograma B, uma bacia urbana.
As precipitações são classificadas segundo o mecanismo de ascensão do ar úmido em alguns tipos. Observe a figura:

Esses tipos de precipitação são típicas das regiões tropicais. O aquecimento desigual da superfície terrestre provoca o aparecimento de camadas de ar com densidades diferentes, o que gera uma estratificação térmica da atmosfera em equilíbrio instável, que, uma vez quebrado (vento, superaquecimento), provoca uma ascensão brusca do ar menos denso, gerando chuvas de grande intensidade e curta duração, concentradas em pequenas áreas.
Esse tipo de precipitação é conhecido como:
Uma área loteada de 73 hectares, com pequena declividade, será drenada por um canal que receberá todas as águas superficiais em uma região onde a precipitação anual é de 1 728 mm. Se o coeficiente de escoamento superficial for 0,30, a vazão estimada na galeria, em litros por segundo, será
Com relação a obras de barragens, julgue o item subsecutivo.
Para o dimensionamento de vertedouros, a descarga máxima de uma bacia hidrográfica é inversamente proporcional ao tempo de contribuição da bacia.
Precipitação é a água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre. Existem várias formas de precipitação, como neblina, chuva, granizo, saraiva, orvalho, geada e neve. A precipitação é caracterizada por meio de três grandezas que estão apresentadas conjuntamente na alternativa:
Para uma mesma área de contribuição, as variações das vazões instantâneas serão tanto maiores e dependerão tanto mais das chuvas de alta intensidade quanto
São dados pertencentes a uma bacia hidrográfica que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite e que, basicamente, são os fatores que influem no escoamento superficial. Esses dados recebem o nome apresentado na alternativa:
O estudo do escoamento superficial em situação de grande precipitação pluviométrica visa definir as vazões de projeto de elementos tais como galerias pluviais, locação de bocas de lobo e outros equipamentos relacionados. Qual alternativa NÃO contém método consagrado para definição de vazões?
A interpretação dos dados pluviométricos requer normalmente o cálculo da quantidade total de água precipitada sobre uma determinada área (em geral, uma bacia hidrográfica) ou, equivalentemente, a determinação da lâmina média de chuva precipitada num certo intervalo de tempo. A determinação da lâmina média é feita com base na hipótese de que a precipitação medida em uma estação seja representativa das precipitações tomadas em uma área mais ou menos extensa. O cálculo pode ser efetuado por diferentes métodos, sendo comuns os seguintes métodos, EXCETO:
Do volume precipitado sobre uma bacia, apenas uma parcela atinge a seção de vazão, sob forma de escoamento superficial. Isto porque parte é interceptada, ou umedece o solo, ou preenche as depressões, ou se infiltra rumo a depósitos subterrâneos. O volume escoado e, então, um resíduo do volume precipitado e a relação entre os dois é o que se denomina, geralmente, coeficiente de deflúvio ou escoamento superficial. A determinação desse coeficiente depende de uma série de variáveis, EXCETO:
A medição de vazão em grandes cursos de água é realizada, normalmente, de forma indireta, a partir da medição de velocidade ou de nível. Os instrumentos mais comuns para medição de velocidade de água em rios são:
O equipamento mais simples utilizado para medição de pressão de um fluido é o: