Na construção de um edifício de dois pavimentos em concreto armado, a fiscalização verificou que alguns cuidados não foram tomados na execução da estrutura de concreto. Foi observado que o concreto preparado na obra era seco em excesso, o que prejudicava o seu adensamento; e o cimento utilizado no preparo do concreto era o portland da classe 40, inadequado para o referido tipo de obra. Além disso, a armadura longitudinal das vigas era demasiadamente grossa, o que não permitia dobrá-las nas extremidades com um raio de curvatura adequado.
A respeito das observações do fiscal dessa obra, julgue o item subsequente.
A adoção de armaduras longitudinais de diâmetros excessivos oferece poucas dificuldades para a armação das vigas, pois, nesse caso, sua dobra pode ser facilitada mediante seu amolecimento com o uso de maçarico, de modo a garantir o raio de curvatura adequado.
Julgue o item a seguir, acerca das pontes em concreto armado.
Os estados limites de serviço (ELS) estão relacionados com a durabilidade e a boa utilização funcional das estruturas, com sua aparência e com o conforto dos usuários.
Para dimensionar a armadura longitudinal de uma seção de concreto armado submetida a flexão simples, um engenheiro utiliza as simplificações previstas em norma e a formulação do equilíbrio da seção, tal como descrito na figura abaixo.
Suponha que as dimensões da seção bw e h e a altura útil d sejam conhecidas, bem como as
resistências de cálculo dos materiais fcd e fyd, dado um momento de cálculo Md. Utilizando
uma única equação, a profundidade x da linha neutra pode ser diretamente obtida
Sobre as armaduras do pilar dessa estrutura, analise as afirmativas a seguir.
I. As armaduras longitudinais desse pilar podem possuir, cada uma, bitolas diferentes.
II. A armadura transversal tem, como uma de suas funções, prevenir a flambagem das armaduras longitudinais.
III. O menor número possível de barras longitudinais, nesse caso, é quatro.
Está correto o que se afirma em
Em uma cidade, um galpão do século XIX foi restaurado para abrigar o arquivo público, que ocupará dois pavimentos da edificação. Para manter a fachada do galpão preservada, foi construída uma estrutura de concreto e aço independente no interior do prédio. Os pórticos da estrutura são compostos de vigas de concreto armado biapoiadas e isostáticas. Uma nova cobertura foi projetada com tesouras de madeira no corpo de prédio e uma treliça espacial metálica no vão central, que é circular. Para movimentar o acervo do arquivo, foi prevista uma ponte rolante apoiada em duas vigas metálicas de perfil I, assentadas sobre consolos curtos localizados no bordo inferior das travessas de apoio no topo dos pilares do pórtico. As vigas são apoiadas por aparelhos de neoprene fretado. Os pilares apresentam seção retangular vazada, com dimensões externas de 2,0 m × 1,50 m.
Três meses após a obra definitivamente recebida, foi realizada uma vistoria, em que se constataram fissuras nas travessas de apoio no topo dos pilares e na ligação dos consolos com a alma das travessas, prolongando-se para baixo dos consolos, conforme representado na figura a seguir. A administração do órgão público responsável pela obra exigiu da construtora o reforço da estrutura. A construtora alegou que a obra já havia sido definitivamente recebida e, por isso, não caberia mais nenhum reparo.
Com relação à situação hipotética precedente, julgue o próximo item.
A região fissurada nas travessas está submetida a tensões de tração provocadas pela reação de apoio das vigas longitudinais, sendo sua causa provável uma insuficiência de armadura vertical do tipo estribo.
Sobre o preparo do concreto para estruturas de alvenaria, considerando-se traço do concreto em latas de 18 litros (utilizando a lata de 18 litros como medida), assinale qual o traço mais adequado para sua preparação.
Os cuidados que devem ser adotados para garantir a qualidade das peças estruturais na execução de estruturas de concreto armado incluem
Em relação ao detalhamento de projetos de estruturas em concreto armado, tendo-se como exemplo a figura abaixo, é INCORRETO afirmar que:
O tempo que decorre desde a adição de água até o início das reações com os compostos de cimento é chamado de tempo de início de pega, portanto é ERRADO afirmar que:
No projeto de estruturas de concreto armado há que se tomar medidas preventivas quanto aos
mecanismos mais comuns de deterioração do concreto e/ou da armadura. A NBR 6118-2014
(Projeto de Estruturas de Concreto Armado – Procedimento) cita alguns desses mecanismos de
deterioração e as formas mais eficazes de combatê-los. Julgue os itens abaixo associando os
mecanismos de deterioração às formas recomendadas por esta Norma para evitá-los.
Observação: Para um mecanismo de deterioração pode haver mais de uma forma de prevenção.
A NBR 6118-2014 (Projeto de Estruturas de Concreto Armado – Procedimento), no capítulo
que versa sobre instabilidade e efeitos de 2a
ordem, estabelece alguns critérios para a
verificação das estruturas quanto à instabilidade. Sendo assim, julgue as proposições abaixo.
I. Os efeitos de 2a
ordem são aqueles aos quais se somam aos esforços obtidos numa análise
em que o equilíbrio da estrutura é estudado na configuração geométrica inicial os esforços
considerando a configuração deformada.
II. Estes esforços de 2a
ordem podem ser desprezados caso não representem acréscimo
superior a 10% nas reações e outras solicitações relevantes da estrutura.
III. A não-linearidade física presente nas estruturas de concreto armado deve ser
obrigatoriamente considerada.
IV. As estruturas de nós fixos, isto é, as que não sofrem deslocamentos horizontais, podem ser
calculadas considerando, apenas, os efeitos locais de 2a
ordem.
V. O coeficiente ?z, utilizado para avaliação da importância dos esforços de segunda ordem
globais, só é válido em estruturas reticuladas de, no mínimo, 4 andares.
Estão CORRETAS as afirmações constantes nos itens
Um corpo de prova cilíndrico, com altura de 20 cm e diâmetro de 10 cm, de concreto, foi submetido a um ensaio de módulo de elasticidade, sendo a relação entre a força aplicada e a deformação medida no corpo ilustrada na figura que segue.
Com base nos dados da figura, se o corpo de prova for submetido a uma tensão normal de 25 MPa, a deformação será de:
Para a dosagem de concreto em obra cujo slump desejado era de 10±1 cm, foi definido o seguinte traço: 1 saco de cimento, 4 padiolas de areia, 6 padiolas de brita e 10 baldes de água. Em determinado dia, após preparar o concreto seguindo a dosagem indicada, o operador verificou que, ao ser transportado em um carro de mão, o concreto transbordava, diferente do que acontecia nos dias anteriores. Analisando esse fato, assinale a alternativa que aponta a causa de o concreto transbordar.
No ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test, coloca-se uma quantidade massa de concreto dentro de uma forma cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes. Em seguida retira-se o molde lentamente, levantando-o verticalmente e medindo a diferença entre a altura do molde e a altura da massa de concreto depois de assentada. O slump test tem como finalidade determinar:
Na execução de estruturas de concreto armado, as emendas por solda podem ser realizadas na totalidade das barras em uma seção transversal do elemento estrutural. Devem ser consideradas como na mesma seção as emendas que de centro a centro estejam afastadas entre si menos que X φ medidos na direção do eixo da barra. O valor de X é