Considera-se fonte difusa de poluição
A varrição é o conjunto de atividades necessárias para acondicionar e remover os resíduos sólidos lançados nos logradouros públicos por causas naturais ou antrópicas. Este é um dos serviços de limpeza pública mais visíveis e, para que seja executado de maneira adequada, deve
Os planos de resíduos sólidos são definidos pela Lei Federal n. 12305/2010 como um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos devem:
Durante o tratamento da fase líquida do esgoto, há a geração do lodo, também chamado de “biossólido”. Podese reduzir o volume desse resíduo por meio da redução do teor de água, aplicando-se para tanto técnicas de desaguamento. São considerados processos naturais e mecânicos de desaguamento, respectivamente:
No sistema de tratamento de efluentes de uma indústria, após a cloração do efluente, ocorreu a formação de clorofórmio em concentração de 1,15 mg.L-1. Qual quantidade de carvão ativado em pó é necessária para que se atinja uma concentração final de 1,0 mg.L-1, sabendose que a vazão efluente é de 5200 m³.d-1 e as constantes da isoterma de adsorção de Freundlich para o clorofórmio são: Kf=2,6 (mg/g)(L/mg)1/n e 1/n=0,73?
A Resolução n. 357/2005 do Conama dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e dá diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e os padrões de lançamento de efluentes. De acordo com a referida Resolução, qual é a classe das águas que pode ser destinada ao abastecimento humano após tratamento convencional ou avançado, à recreação de contato secundário e à dessedentação de animais?
O sistema de tratamento dos esgotos é usualmente classificado em níveis de tratamento preliminar, primário, secundário e terciário. Desta forma, as unidades de tratamento primário objetivam a remoção de
De acordo com a NBR 12.217 (ABNT, 1994), na determinação do volume necessário do reservatório para abastecimento público, deve-se avaliar os dados do consumo
Com o avanço da tecnologia, diariamente surgem novas técnicas para o tratamento de água e efuentes. Essas novidades aumentam a efciência dos processos e tentam, cada vez mais, reduzir os custos e o tempo das operações. Uma dessas técnicas é o uso das membranas para fltração nos processos de tratamento. As membranas de ultrafltração fazem parte de uma família mais ampla de membranas, entre as quais se podem destacar as de microfltração, nanofltração e osmose reversa. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso e aplicação de membranas para tratamento de água.
Em um recipiente, à temperatura constante, ocorre
o seguinte equilíbrio, cuja reação não se encontra
balanceada:
Irá provocar deslocamento do equilíbrio, no sentido da
formação de produtos, a:
Numa análise volumétrica, um perito consumiu 20,0 mL de solução de NaOH 0,100 mol L-1 para neutralizar completamente 10,0 mL de solução de H2 SO4 . A concentração da solução de H2 SO4 , em mol L-1, é:
A tecnologia da biorremediação é baseada em processos nos quais ocorrem reações bioquímicas mediadas por microrganismos. Em geral, um composto orgânico, quando é oxidado, perde elétrons para um aceptor fnal de elétrons, que é reduzido. O oxigênio comumente atua como aceptor fnal de elétrons quando presente e a oxidação de compostos orgânicos com a redução do oxigênio molecular é chamado de respiração aeróbia heterotrófca. No entanto, quando o oxigênio não está presente, microrganismos podem usar compostos orgânicos ou íons inorgânicos como aceptores fnais de elétrons alternativos, condições estas chamadas de anaeróbias. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
Leia a afrmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. O artigo 1° da Resolução CONAMA n° 001, de 1986, considera impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem________________:
De acordo com a Resolução n. 001/1986, do CONAMA,
dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental
e respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) o
licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente,
tais como obras de saneamento ou de irrigação;
abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação;
retificação de cursos d'água; abertura de barras e embocaduras;
transposição de bacias e diques e obras hidráulicas
para exploração de recursos hídricos, como barragens
para fins hidrelétricos. Neste último caso, o EIA/RIMA é
exigido apenas para empreendimentos hidrelétricos com
capacidade de geração acima de:
É a etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas que consiste na aquisição e interpretação de dados a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso. Essa etapa tem a seguinte denominação: