Sobre a Instrução Normativa MAPA n° 17, de 27 de maio de 2010, que estabelece os procedimentos para a inspeção fitossanitária nos pomares de mamoeiro - Carica papaya L.,
assinale a afirmação correta.
A prática aqui definida é um conjunto de técnicas desenvolvidas para estabelecer critérios de segurança e qualidade, não somente dos alimentos, mas de todo o processo que envolve a produção alimentar, desde a plantação até chegar no cliente final. A adoção dessas práticas minimiza riscos de contaminação e conserva os recursos naturais, evitando desperdícios e contribuindo com o desenvolvimento econômico da lavoura.O conceito acima se refere
A doença infecciosa aguda, causada por vírus altamente contagioso, que provoca febre, seguida de aparecimento de vesículas na região da boca e nos pés, principalmente, é chamada
O manejo reprodutivo na ovinocultura envolve um conjunto de práticas e técnicas com o objetivo de obter maior produtividade animal. Este manejo compreende a seleção dos reprodutores e matrizes, o acasalamento, a gestação, o parto, pós-parto com as matrizes e cuidados com as crias até o momento do desmame, além da formação de animais para repor o rebanho.
Neste contexto, julgue os itens a seguir:
I. Na escolha de um bom reprodutor ovino características como padrão racial, sêmen de qualidade, boa libido e pênis e
prepúcio sem alterações são observadas;
II. Na escolha dos reprodutores e matrizes ovinos o ideal é que animais com tetas supranuméricas (mais de duas tetas) sejam escolhidos, almejando maior produtividade leiteira;
III. As principais características observadas numa boa matriz ovina são a fertilidade e habilidade materna, além do padrão racial, apresentar aspecto feminino e bom desenvolvimento corporal.
Está correto o que se afirma em
Do ponto de vista físico-químico o leite pode ser considerado uma mistura heterogênea com diversas substâncias, das quais umas estão em emulsão e outras em suspensão. No regulamento técnico de identidade e qualidade de leite cru refrigerado estão presentes os parâmetros físico-químicos que o leite cru refrigerado deve atender.
Baseado neste contexto, julgue os itens a seguir:
I. O teor mínimo de gordura que o leite cru refrigerado deve apresentar é de 4,2g/100g;
II. O teor mínimo de sólidos não gordurosos que o leite cru refrigerado deve apresentar é de 8,4g/100g;
III. O leite cru refrigerado deve apresentar acidez titulável entre 0,14 e 0,18 expressa em gramas de ácido lático/100 mL.
Está correto o que se afirma em
A Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais (CIVP) é um tratado assinado por mais de 180 países, que apresenta o propósito de atuar de forma conjunta e eficaz a fim de prevenir a disseminação e introdução de pragas de plantas e de produtos vegetais, bem como promover medidas apropriadas para controlá-las.
Considerando este contexto, relacione os termos a sua correta definição.
1. Artigo Regulamentado.
2. Área de Baixa Prevalência de Pragas.
3. Área em Perigo.
4. Análise de Risco de Pragas.
( ) Área delimitada pelas autoridades competentes, que pode corresponder à totalidade de um país, parte de um país ou à
totalidade ou partes de vários países, em que uma determinada praga se encontra em baixo nível e que está sujeita a medidas de efetiva vigilância, controle ou erradicação.
( ) Qualquer planta, produto vegetal, lugar de armazenamento, de embalagem, meio de transporte, container, solo e qualquer
outro organismo, objeto ou material capaz de abrigar ou disseminar pragas que se julgue dever estar sujeito a medidas
fitossanitárias, especialmente quando estiver envolvido o transporte internacional.
( ) Processo de avaliação de provas biológicas, científicas e econômicas para determinar se uma praga deve ser
regulamentada e a intensidade de quaisquer medidas fitossanitárias que devem ser adotadas para controlá-la.
( ) Área na qual os fatores ecológicos favorecem o estabelecimento de uma praga cuja presença dentro da área dará como resultado importantes perdas econômicas.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) foi criada por 28 países em janeiro de 1924, frente à necessidade de combater as doenças animais no mundo, além da conscientização desta necessidade. Sua criação ocorreu após um surto de peste bovina na Europa, referida ao trânsito de zebus da Ásia com destino ao Brasil, que pararam para descanso, num porto na Bélgica. Atualmente, a OIE representa mais de 180 países e territórios membros, apresenta doze representações regionais e sub regionais e possui escritórios em todos os continentes do mundo. Baseado neste contexto, marque a alternativa abaixo que cita corretamente objetivos da OIE.
Em relação ao plano estratégico 2017 a 2026 do programa nacional de vigilância para a febre aftosa (PE-PNEFA), julgue as assertivas a seguir:
I. Os serviços veterinários, assim como a ampliação de sua capacidade não estão relacionados com o PE-PNEFA.
II. O fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal é fundamental para o PE-PNFA.
III. Um importante componente do PE-PNFA é a interação com as partes interessadas no programa, como MAPA, equipes gestoras estaduais e nacional.
Está correto o que se afirma em
De acordo com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o controle do ingresso de doenças animais e vegetais representa o passo inicial para proteção da agropecuária brasileira. A detecção precoce de uma doença (animal ou vegetal) com um sistema de vigilância atuante, aliado a um diagnóstico preciso, possibilita sua pronta erradicação. Doença exótica pode gerar preocupações e afetar significativamente o setor da agropecuária, além das implicações na saúde da população. Ela pode ser definida como uma doença que se acredita estar ausentedo país, pelo sistema de vigilância. Um exemplo é a PSA (peste suína africana), que é uma doença viral erradicada e ausente no Brasil.
Baseado neste contexto, julgue os itens a seguir:
I. Quando uma doença ocorrer pela primeira vez ou reaparecer no país, zona ou compartimento declarado oficialmente livre deve ser notificada imediatamente, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas de seu conhecimento.
II. A notificação da suspeita ou ocorrência de doença, como a peste suína africana (PSA), é facultativa para cidadão comum, sendo obrigatória para os médicos veterinários que atuem na agropecuária.
III. Doenças exóticas ou doenças emergentes que apresentem índice de morbidade ou mortalidade significativos, ou que apresentem repercussões para a saúde pública, devem ser notificadas em até um ano após seu conhecimento.
Está correto o que se afirma em
O sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal (SISBI – POA) tem como função a padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, com a função de garantir a inocuidade e segurança alimentar do produto.
Em relação a inspeção ante mortem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) O recebimento de animais para abate em qualquer dependência do estabelecimento deve ser feito com prévio conhecimento do SIF (Serviço de inspeção federal).
( ) É facultativa a realização do exame ante mortem dos animais destinados ao abate por servidor competente do SIF (Serviço de inspeção federal).
( ) Dentre as espécies de abate de pescado, somente os anfíbios e os répteis devem ser submetidos à inspeção ante mortem.
As afirmativas são, respectivamente
Huanglongbing (HLB) ou greening (‘Candidatus Liberibacter spp.’) é uma das mais destrutivas doenças da citricultura mundial. No Brasil, a doença foi relatada pela primeira em 2004 e, deste então, vem ameaçando a citricultura Nacional.
Em relação ao greening, assinale a alternativa correta.
A bananeira (Musa spp.) ocupa local de destaque entre as frutíferas, cujo cultivo vem se expandindo no Estado da Bahia. Diante disso, a "Sigatoka Negra", causada por Mycosphaerella fijiensis (Paracercospora fijiensis), é considerada a doença mais drástica, dizimando diversas áreas produtoras de banana.
Sendo assim, é correto afirmar que
A Bactrocera carambolae (Mosca da carambola) é uma praga quarentenária e um dos principais riscos à agricultura nacional,
devido aos seus danos econômicos. Estes danos podem ser diretos, quando causados por larvas que se alimentam da polpa
dos frutos hospedeiros, ou indiretos, que são aqueles causados pela barreira fitossanitária imposta à exportação de frutos de
locais que apresentam a praga em seu território. Em relação às medidas de prevenção desta praga no território baiano, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) É proibida a entrada em território baiano de frutos hospedeiros da Mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), oriundos de regiões com detecção da praga.
( ) Os infratores estão sujeitos ao disposto no Decreto Estadual nº 11.414 de 27 de janeiro de 2009, Artigo. 43, incisos XII e XIV e alterado pelo Decreto Estadual nº 20.147, de 15/12/2020 e artigo 259 do Código Penal Brasileiro.
( ) Para cumprimento do que se dispõe este artigo, será permitido requerer, se necessário, apoio da autoridade judicial e/ou
policial.
As afirmativas são, respectivamente
Na Bahia, observa-se um grande avanço da cadeia produtiva de gravioleira (Annona muricata L.) pinheira (Annona squamosa L.), em sequeiro e sob irrigação, colocando o estado em destaque como produtores dos frutos destas espécies. As principais pragas das anonáceas são a broca-do-fruto, a broca-da-semente, a broca do-tronco e a broca-do-coleto. Sendo assim, é importante a existência de formas de prevenção e controle de focos destas pragas no território baiano.
Sobre as formas de prevenção, analise as afirmações:
I. A ADAB notificará o produtor, sobre a obrigatoriedade de eliminação e destruição de anonáceas de pomares abandonados, frutos atacados nas plantas ou caídos ao solo em pomares explorados comercialmente, assim como os restos vegetais provenientes de podas das plantas;
II. Os agentes de assistência técnica deverão comunicar por escrito à ADAB os produtores que não cumpriram as
disposições da legislação estadual ou federal, a fim de que sejam tomadas as providências legais que o caso requer;
III. Caberá ao estado e sua instituição de fiscalização promover os meios para eliminação e destruição de anonáceas em beiras de estradas e em fundos de quintais.
Está correto o que se afirma em
Com relação à entrada, o trânsito e o comércio de frutos cítricos no território baiano, oriundos de outras unidades da federação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Caso o material vegetal esteja acompanhado de laudo emitido pelo respectivo responsável técnico, será permitido o trânsito ou comércio de material vegetal cítrico com suspeita ou presença de pragas, às quais o Estado da Bahia continua
indene ou livre.
( ) Para os Estados com ocorrência de Mancha Preta dos Citros (Guignardia citricarpa), é obrigatório constar em uma
declaração adicional que os frutos foram tratados com hipoclorito de sódio a 0,2 % por dois minutos em temperatura
ambiente.
( ) A importação de material propagativo de citros de outras unidades da federação dependerá da autorização da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), mediante análise de risco.
As afirmativas são, respectivamente