A Instrução Normativa MAPA n° 21, de 25 de abril de 2018 institui os critérios e procedimentos para o estabelecimento e manutenção do status fitossanitário relativo à praga denominada Cancro Cítrico, causada por Xanthomonas citri subsp. citri.
Esta Instrução Normativa se aplica
Organismos Geneticamente Modificados, ou OGM, são organismos que tiveram seu material genético alterado por técnicas de engenharia genética.
Sobre Organismos Geneticamente Modificado, assinale a afirmação correta.
Cada nação possui regras próprias para tratar da questão alimentar e da qualidade dos alimentos, conforme padrões alimentares específicos. Para que não haja embaraços entre diferentes atores, no que se refere à importação e exportação de alimentos é necessário harmonização de conceitos.
Nesse sentido, assinale a opção em que a definição do termo nãose encontra de acordo com as normas de Boas Práticas Agrícolas.
A produção de cacau e chocolate é a principal atividade econômica em mais de 100 municípios baianos, gerando emprego, renda e divisas para o Estado da Bahia.
Sobre a cultura do cacaueiro e do cupuaçuzeiro no Estado da Bahia é correto afirmar que
No estado da Bahia é obrigatório o acompanhamento da Permissão de Trânsito Interno de vegetais para culturas regulamentadas, mudas e outros materiais propagativos. Diante disso, deve-se utilizar um modelo de Permissão de Trânsito Interno de Vegetais, devendo este ser utilizado pelos escritórios locais da ADAB.
Sobre este procedimento, é correto afirmar que
Nos portos, aeroportos e rodoviárias é recomendada a adoção de medidas que visem prevenir a introdução de pragas ausentes nas regiões produtoras.Baseando-se nos princípios gerais de controle de doenças de plantas, também conhecidos como princípios de Whetzel, quando um fiscal agropecuário evita a entrada de um fitopatógeno em uma área isenta, o princípio geral de controle que mais se adapta a situação, chama-se:
Para a portaria SDA/MAPA n.º 865, de 2 de agosto de 2023, entende-se por vazio sanitário o período definido e contínuo em que é proibido cultivar, manter ou permitir, em qualquer estágio vegetativo, plantas vivas emergidas de uma espécie vegetal em uma determinada área.
De acordo essa portaria e considerando as premissas do vazio sanitário, marque a alternativa correta.
O moko ou murcha bacteriana (Ralstonia solanacearum raça 2) apresenta-se como uma das mais destrutivas doenças da
bananeira. Os sintomas são observados em plantas adultas na forma de amarelecimento, murcha e quebra do pecíolo das folhas. Em relação a essa doença, assinale a opção correta.
Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre os animais e os seres humanos. De acordo com a OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS), as zoonoses respondem por cerca de 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano, representando, portanto, um imenso desafio para a saúde pública, além de sua importância associada à segurança alimentar.
Marque a opção que cita corretamente uma doença zoonótica, de grande preocupação nas criações animais e para saúde pública
Em relação aos alimentos classificados como carnes de bovinos, ovinos, suínos, caprinos e aves de curral, derivados crus, congelados ou refrigerados, embutidos e empanados crus, marque a alternativa que cita corretamente o limite máximo tolerado de chumbo
A maior crise produtiva ocorrida na cacauicultura brasileira foi ocasionada pela doença conhecida como Vassoura-de-bruxa. A planta acometida pela doença desenvolve um crescimento excessivo dos tecidos infectados, drenando para estes locais a energia que deveria ser utilizada no crescimento de frutos e raízes.
Baseado neste contexto, marque a alternativa que cita corretamente o agente causador desta doença.
A produção de sementes e mudas no Brasil encontra-se amparada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cabe ao Ministério estabelecer mecanismos para a organização, sistematização e controle da produção e comercialização de sementes e mudas. Analise, considerando a lei de sementes e mudas, as possíveis penalidades aplicáveis durante uma atividade de fiscalização em que fica constatado o beneficiamento, o armazenamento, a reembalagem, o comércio e o transporte de sementes ou de mudas ilegais a seguir:
I. Suspensão da inscrição no registro nacional de sementes e mudas (RENASEM)
II. Apreensão das sementes ou mudas.
III. Multa pecuniária.
Está correto o que se afirma em
A Influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta diversas espécies de aves silvestres e domésticas e, pode ocasionalmente acometer mamíferos como equinos, suínos, cães e o homem. Ela é uma doença que apresenta distribuição mundial, com ciclos pandêmicos e que afeta de forma significativa o comércio internacional de produtos avícolas. O vírus da influenza aviária é classificado em subtipos que determinam a sua patogenicidade, e alguns subtipos, como H5 e H7, são responsáveis pelas infecções de alta patogenicidade (IAAP) e outros causam influenza aviária de baixa patogenicidade (IABP). No Brasil, no dia 15 de maio de 2023, a Influenza Aviária foi detectada pela primeira vez em território nacional, em aves silvestres, não comprometendo a condição nacional de país livre de IAAP para comércio.
Baseado neste contexto, julgue os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) A Influenza aviária é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal.
( ) Os vírus de influenza aviária sempre apresentaram baixa adaptação ao homem, com baixa letalidade, além de representarem baixo risco para a população mundial.
( ) São considerados fatores que contribuem para a transmissão da influenza aviária a exposição direta a aves silvestres
infectadas e a globalização.
As afirmativas são, respectivamente,
A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para transporte animal no Brasil e apresenta diversas informações que são fundamentais para a rastreabilidade animal. Para cada espécie animal existem normas específicas para que a GTA seja emitida. Em relação à movimentação de equídeos e os procedimentos de fiscalização de trânsito, julgue as assertivas a seguir:
I. Equídeos com idade inferior a 15 meses são isentos da apresentação de exame negativo de mormo, desde que
acompanhados da mãe portando exame negativo;
II. O trânsito interestadual de equídeos é condicionado à apresentação de exame negativo para laminite e cólica, e o
período total do trânsito deve estar dentro do período de validade do exame;
III. Animais destinados à exposição, leilão e esporte em unidade federativa onde se confirmou a presença do agente causador do mormo devem portar exame negativo para a doença.
Está correto o que se afirma em
O controle de doenças no setor produtivo nacional deve contar com um intenso trabalho de fiscalização de suas fronteiras. Em 1773, na Suíça, Alberto Von Haller, ao suspeitar do caráter infeccioso de uma doença que ocorria na vizinhança (pleuropneumonia), determinou o exame de todos os animais que entrassem no país. Em território brasileiro, a consolidação da vigilância em relação às fronteiras internacionais ocorre em 1934, com a publicação dos regulamentos da Defesa Sanitária Vegetal (Brasil, 1934); e Animal (Brasil, 1934 b). Ambos os regulamentos se referem em seu primeiro artigo ao controle do ingresso de doenças no país. Dentro deste contexto
marque a opção correta.