São doenças causadas por protozoários:
De acordo com as normas da Anvisa, no manejo de pacientes com meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza e rubéola, o tipo de precaução mais indicado é:
De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados, é considerado:
O acolhimento, no campo da saúde, deve ser entendido como diretriz dos modos de produzir saúde e como ferramenta tecnológica relacional de intervenção na escuta, na construção de vínculo, na garantia do acesso com responsabilização e na resolutividade dos serviços. Sobre o acolhimento e a classificação de risco nas portas de acesso ao sistema de saúde no Brasil, é correto afirmar que:
J.L.P., 44 anos, masculino, com diagnóstico recente de diabetes mellitus, iniciou tratamento com insulina há duas semanas. Nos últimos dois dias, não está se alimentando adequadamente e teve dois episódios de tremores, sudorese, taquicardia e visão turva. Quanto ao quadro clínico apresentado por J.L.P., analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os sinais de tremores, taquicardia e sudorese são manifestações de hipoglicemia.
II. Deve-se administrar ao paciente alimentos contendo açúcar.
III. A hipoglicemia caracteriza-se por níveis glicêmicos superiores a 70 mg/dL.
IV. O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) é o mais indicado para a detecção e o controle do diabetes mellitus, porque mensura a glicemia de cerca de três meses anteriores à coleta.
Em relação ao atendimento de pacientes politraumatizados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O mecanismo do trauma é fator fundamental na anamnese do traumatizado. São considerados traumatizados de risco para lesões graves os pacientes que foram atropelados, vítimas de quedas de mais de seis metros de altura e os que foram vítimas de ferimentos penetrantes em tronco. II. No atendimento à vítima politraumatizada, a sondagem nasogástrica está contraindicada na suspeita de fratura de base de crânio, pelo risco de penetração da sonda no encéfalo durante a sua introdução pela narina. III. O edema peniano e o sangramento no meato uretral não contraindicam a passagem de sonda vesical de demora em casos de politraumatizados. IV. O uso da prancha rígida e do colar cervical em vítima de acidente com trauma na coluna é fundamental somente no paciente que não tenha sinais/sintomas de lesão.
Após consulta médica, um paciente foi encaminhado para a sala de observação com prescrição de 1000 ml de soro fisiológico para correr em seis horas. Quantas gotas/minuto devem ser infundidas para atender essa prescrição?
A administração de fármacos por via intramuscular (IM) é um procedimento realizado com frequência nos serviços de saúde e deve seguir algumas técnicas para a obtenção de resultados adequados. Sobre a aplicação de fármacos por essa via em adultos, é correto afirmar que:
O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente
Sobre as relações com a pessoa, família e coletividade, assinale a alternativa que indica os direitos do profissional segundo o código de ética dos profissionais de enfermagem.
A orientação da ambiência na urgência, articulada à diretriz do acolhimento, favorece a organização dos espaços de trabalho e clareza no atendimento. A composição espacial sugerida pelo MS é composta por eixos e áreas que evidenciam os níveis de risco dos pacientes. Sobre essa composição, assinale a alternativa INCORRETA.
Mãe leva seu filho de 1 mês à puericultura. Após anamnese e exame físico, o(a) enfermeiro(a) realiza algumas orientações, dentre estas, sobre o risco de morte súbita. Considerando esse assunto, assinale a alternativa que indica a posição adequada para o lactente dormir.
Sobre a tuberculose, é correto afirmar que
Paciente, 40 anos, apresentando obstrução leve por corpos estranhos, é capaz de responder se está engasgado, consegue tossir, falar e respirar. Diante desse caso, qual conduta NÃO deve ser realizada?
Uma senhora estava internada, consciente e orientada, com sinais vitais dentro dos parâmetros de normalidade e sob os cuidados de um técnico de enfermagem. Ao ler a prescrição de enfermagem dessa senhora, o técnico de enfermagem observou que o enfermeiro havia prescrito mudança de decúbito a cada 4 horas. No entanto, constatou, na prescrição, a ausência de dados do enfermeiro, tais como, assinatura e número de registro do Conselho de Enfermagem, diferentemente da prescrição médica onde constavam os dados completos de identificação do médico. Diante dessa situação e de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (COFEN, 2017), o técnico de enfermagem tem como dever