Transportar o paciente na posição de recuperação/confortável,
de acordo com a suspeita diagnóstica e/ou sintomas
prioritários (ex: em decúbito elevado quando tiver
dispneia, em decúbito lateral quando estiver vomitando,
em decúbito lateral esquerdo quando estiver grávida), é
uma medida para o socorro de urgência de paciente com
K.F., sexo feminino, 1 ano e 8 meses de idade, é trazida
pela mãe à Unidade de Saúde da Família com dificuldade
para respirar. Tosse pouco há três dias. A criança não
tem histórico de doenças respiratórias, está com as vacinas
em dia e compareceu a todas as consultas de rotina,
conforme agendamento. Ela está frequentando a creche
há três semanas.
Em relação ao calendário vacinal, K.F. deverá receber as
vacinas:
D.J., sexo feminino, 57 anos de idade, com diabetes descontrolada
e sobrepeso, descontente com a própria condição
de saúde, pede ajuda para o autocuidado. Nessa
situação, é correto afirmar que, para o sucesso do plano
terapêutico, alguns aspectos deverão ser observados,
entre eles:
Das políticas públicas em saúde, uma em particular atua
em três frentes: propõe mudanças na organização dos
serviços, institui a formação dos recursos humanos e garante
o protagonismo dos usuários dos serviços de saúde.
Essa é a Política Nacional de
Em consonância com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO) nº 11, que estabelece critérios e procedimentos para a avaliação dos níveis de iluminamento, indicando parâmetros quantitativos e qualitativos no âmbito da iluminação interna dos ambientes de trabalho, voltados à segurança e ao desempenho eficiente do trabalho, assinale a alternativa correta.
Ao cuidar de paciente em uso contínuo de opioide, durante o período de um mês, o enfermeiro deverá conhecer os principais efeitos colaterais do fármaco. Corresponde a um raro efeito adverso de opioides:
O profissional de enfermagem tem diversas atribuições no ambiente de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas atribuições.
Ações de Planejamento Familiar na Atenção Básica têm a presença importante do profissional de Enfermagem. Em se tratando da saúde da mulher, qual contraceptivo é considerado como método de barreira?
Em relação ao benefício previdenciário “auxílio-acidente”, assinale a alternativa correta.
De acordo com os critérios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), assinale a alternativa correta em relação à leitura radiológica.
O álcool compromete vários órgãos e funções do organismo, dependendo da intensidade do consumo e da suscetibilidade individual, podendo causar efeitos agudos (imediatos) e crônicos.
De acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde a um efeito crônico do uso do álcool etílico.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) vem contribuindo para a redução da morbimortalidade causada pelas doenças imunopreveníveis. Quanto às Normas e Procedimentos para Vacinação, marque a resposta CORRETA:
Considerando as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, de 2011, do INCA, assinale a alternativa CORRETA:
O controle do câncer de mama mantém-se como uma das prioridades na agenda da Política Nacional de Saúde em face de sua grande magnitude como problema de saúde pública no Brasil. Diante deste contexto, é CORRETO afirmar:
I – O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual, em mulheres com idade entre 40 e 59 anos.
II – No Brasil, embora exista uma grande heterogeneidade na distribuição de casos novos e mortes por câncer de mama, as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorrem nas Regiões Sul e Sudeste, e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste.
III – Detecção precoce é uma forma de prevenção terciária que tem por objetivo evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.
IV – O rastreamento é uma estratégia baseada na realização de testes relativamente simples em pessoas sadias, com o intuito de identificar doenças em sua fase pré-clínica (assintomática).
Está CORRETO o que se afirma em:
Em 1990, a lei nº 8.142 possibilitou a interação da sociedade civil com o governo, de modo a promover um novo desenho institucional em que os usuários passaram a se reconhecer como partícipes do processo de decisão de políticas públicas de saúde. Como resultado desse marco legal, foram criados conselhos e conferências de saúde. Em relação aos Conselhos de Saúde, sua periodicidade e seu processo participativo, é correto afirmar, respectivamente, que: