Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas, os avanços tecnológicos permitiram que a enfermagem escolha o curativo de acordo com a natureza, à localização e ao tamanho da lesão. Com relação ao tratamento das feridas marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) Nas feridas abertas o melhor curativo é o seco, ocluso, pois facilita a barreira protetora contra microrganismo; promover a diminuição da dor.
( ) Curativo com Sulfadiazina de Prata é indicado para feridas com tecido desvitalizado.
( ) De acordo com o comprometimento tecidual as feridas são classificadas em dois estágios: Estágio I caracterizado pelo comprometimento da epiderme apenas, com formação de eritema em pele íntegra e sem perda tecidual e Estágio II que se caracteriza-se por extensa destruição de tecido, chegando a ocorrer lesão óssea ou muscular ou necrose tissular.
( ) A Terapia de Pressão Negativa (TPN) é um dispositivo que ajuda a fechar feridas de difícil cicatrização, aplicando simultaneamente uma pressão negativa sob as margens da ferida
( ) Desbridamento autolítico é um processo seletivo de remoção da necrose (preserva o tecido vivo) pela ação dos neutrófilos, eosinófilos e basófilos; e das enzimas digestivas do próprio organismo do paciente. É promovido pelo uso de produtos que garantam a umidade adequada na ferida..
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
De acordo com a Resolução Cofen nº 358/ 2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem, assinale a alternativa CORRETA:
São temas estruturantes para a atenção integral à saúde de adolescentes e de jovens, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, de 2010, EXCETO:
Os sinais vitais são indicadores do estado de saúde, que apontam a eficiência de diversas funções do corpo. Acerca do tema, assinale a alternativa CORRETA:
Diante das afirmativas abaixo, é CORRETO afirmar:
I – A depressão é uma síndrome clínica caracterizada por um distúrbio persistente do humor e um comportamento disfuncional. Geralmente é mais frequente entre as mulheres e inclui tristeza, infelicidade, retraimento social, dificuldade de concentração, problemas alimentares, perturbação do sono e perda de interesse nas atividades habituais.
II – Na adolescência, uma série de fatores pode levar à depressão, dentre eles: relação malsucedida com os pares, dificuldades relacionais com a família, conflito com os professores e colegas, expectativas muito elevadas dos pais com relação aos filhos, insatisfação com a própria aparência física, falta de segurança com relação a si próprio e visão de futuro sem projetos ou esperanças.
III – As tentativas de suicídio, principalmente em mulheres, correspondem à principal causa de procura de atendimento de urgência por adolescentes e jovens. Mais da metade dos adolescentes e jovens que morreram por suicídio já haviam experimentado a tentativa de suicídio pelo menos uma vez.
IV – A ingestão de altas doses de medicamentos constitui o método mais comum de se tentar suicídio entre os homens. As adolescentes do sexo feminino usam mais as armas de fogo e o enforcamento.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Em relação à Ressuscitação Cardiopulmonar, é INCORRETO afirmar:
Os registros de enfermagem são realizados durante todo o exercício profissional e deverão constar no prontuário do paciente e em formulários próprios da enfermagem, pois quando o cuidado realizado não está registrado, ele não é considerado executado formalmente. Esses registros devem ser legíveis, completos, claros, concisos, objetivos, pontuais e cronológicos, sem rasuras, contendo data, hora, carimbo e assinatura. No período transoperatório, é necessário registrar:
A via de administração usual da insulina é a subcutânea, podendo ser realizada em braços, abdômen e coxas. As velocidades de absorção, de acordo com esses locais, respectivamente, são:
De acordo com o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução COFEN nº 564/2017), ao técnico de enfermagem, no exercício das suas atribuições, é proibido:
O Ministério da Saúde recomenda que, para um pré-natal de baixo risco, deverão ser realizadas, no mínimo, seis consultas com acompanhamento intercalado entre médico e enfermeiro. As consultas até a 28ª semana devem ser realizadas com frequência:
Para garantir segurança ao paciente em uso de unidade de eletrocirurgia, o circulante de sala cirúrgica deverá:
Ao admitir um paciente na recuperação anestésica, o técnico de enfermagem identifica que o paciente submetido à anestesia do tipo bloqueio já movimentava dois membros. Com base no índice de Aldrete & Kroulik, para o parâmetro de atividade motora, o paciente deve ser avaliado com a seguinte pontuação:
A hemorragia pode ocorrer externa ou internamente, no período pós-operatório, tendo como um sinal precoce:
Um homem chegou ao ambulatório de nível secundário para a realização de vasectomia, tendo sido encaminhado pela atenção básica. Na pré-consulta, o técnico de enfermagem notou que o paciente apresentava-se bastante emagrecido, com tosse e febre. Nesse caso, esse profissional, suspeitando de tuberculose pulmonar, deve orientar o paciente sobre a necessidade de este realizar uma baciloscopia de escarro. Em relação a esse exame, é correto afirmar que:
O metabolismo corporal é mediado por sistemas enzimáticos, quase todos dependentes da temperatura, por isso é fundamental que a temperatura central esteja dentro dos parâmetros adequados para o perfeito funcionamento do organismo humano. Em caso de morte encefálica (ME), o centro termorregulador é perdido, possibilitando casos de hipotermia severa. Segundo Padilha et al (2010), a intervenção que o técnico de enfermagem deve implementar, para reverter casos de hipotermia em paciente com diagnóstico de ME, deve ser: