Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8895 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Documento Base da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde(2010) apresenta parâmetros, para orientar a implementação de ações especificas por nível de atenção. Assim, pode se afirmar que, são parâmetros para a implementação de ações na Atenção Básica, EXCETO:

Provas: IFC - 2012 - IFC - Enfermeiro
Disciplina:

Enfermagem

- Assuntos: Doenças

Doença respiratória infectocontagiosa grave, causada por um bacilo que se instala nas amídalas, faringe, laringe, nariz e, em alguns casos, nas mucosas e na pele. O período de incubação costuma durar em torno de um a seis dias, altamente transmissível mediante contato direto, através de gotículas eliminadas pela tosse, pelo espirro e ao falar, ou pelo contato com as lesões cutâneas:

O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem. Cabe ao mesmo assistir o enfermeiro

I. no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de Enfermagem.

II. na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde.

III. na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar.

Está correto o que se afirma em

De acordo com a Lei nº 8.080 de 19/09/1990, Capítulo II – Dos Princípios e Diretrizes, Art. 7, “As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde – SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal”, obedecendo, dentre outros, o princípio da

As infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) são definidas como aquelas que resultam de procedimento diagnóstico e/ou tratamento realizado em pacientes ou as infecções adquiridas pelo profissional da saúde durante a assistência ao paciente em qualquer serviço de saúde.

As medidas que o profissional de enfermagem deve utilizar na prevenção das IRAS, dentre outras, são:

I. Realizar limpeza, desinfecção e esterilização de materiais, equipamentos e ambiente de acordo com a classificação (não crítico, semicritico ou crítico).

II. Realizar a higiene de mãos e usar equipamento de proteção coletiva (EPC) como os recipientes para coleta de materiais perfurocortantes.

III. Usar as medidas protetoras de barreira, de forma obrigatória, utilizando protetores faciais (máscara e óculos de proteção), avental e luvas estéreis no contato com sangue, secreções e fluidos corpóreos.

Está correto o que se afirma em

Depois da remoção da sonda vesical de demora de um adulto de meia idade, existe a possibilidade de ocorrer esvaziamento incompleto da bexiga, após a micção. Considerando-se essa possibilidade, a enfermagem deve ter ciência que a urina residual NÃO deve ultrapassar o volume de

Para tratar o pneumotórax aberto foi realizada, em um acidentado de trânsito, a drenagem cirúrgica no pulmão direito utilizando-se o dreno tubular. Nesta situação, um cuidado de enfermagem a ser prestado é

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) prevê o diagnóstico de quatro doenças. Uma delas está relacionada aos erros inatos do metabolismo em que a criança poderá apresentar uma deficiência intelectiva grave, quando o diagnóstico não é realizado precocemente. A doença em questão é a

Em termos históricos, a Enfermagem em Saúde Pública no Brasil tem sua origem e contribuição particularmente associada à figura de:

O perímetro cefálico é a medida da circunferência do crânio. Esta aumenta rapidamente no primeiro ano de vida, para se adaptar ao crescimento do cérebro. Quando o PC está muito abaixo ou muito acima do esperado, é indicativo da presença de alguma alteração, respectivamente:

Procedimento utilizado para converter um ritmo irregular e/ou rápido num ritmo normal; está indicado nos pacientes com ritmos rápidos que proporcionam risco de vida, quando esses causam sintomas graves ou quando as medicações falharam em restaurar o ritmo normal. Marque a alternativa correta.

Os medicamentos denominados VASOPRESSORES são drogas capazes de produzir que efeito? Assinale a alternativa correta.

Quanto ao código de ética dos profissionais de enfermagem, qual alternativa abaixo trata do DEVER DISCIPLINAR, assinale a alternativa correta.

Sobre as vias aéreas superiores, é correto afirmar que:

Assinale V para verdadeiro e F para falso e indique a sequência correta em relação às normas de biossegurança. ( ) Lavar as mãos com água e sabão e secá-las em papel toalha ou compressas antes e após o cuidado com o paciente cliente. ( ) Reencapar as agulhas após a utilização para evitar acidentes. ( ) Descartar agulhas, seringas e outros instrumentos perfurocortantes em recipientes de vidro. ( ) Uso de luvas para todos os procedimentos em que haja risco de contato com o sangue, líquidos ou tecidos orgânicos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282