Erro de medicação é definido como “qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Isso significa que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente
ou do consumidor”.
(Disponível em: http://www.cofen.gov.br/anvisa-disponibilizaformulario-de-erro-de-medicaao-aos-profissionais-dasaude_6109.html Acesso em: 23/01/2020).
“Ao realizar o cálculo das doses dos medicamentos a serem administrados em pediatria e neonatologia é necessário que o profissional de enfermagem preste muita atenção na posição da vírgula. Erros de colocação da vírgula podem resultar em erro de dosagem ________ vezes maior ou mais.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Diabetes mellitus (DM) é uma doença endócrino-metabólica de etiologia heterogênea que envolve fatores genéticos, biológicos e ambientais caracterizada por hiperglicemia crônica, resultante de defeitos na secreção ou na ação da insulina.
(Ministério da Saúde, 2019.)
Além da hiperglicemia, é característica também nesta doença distúrbios no metabolismo de:
O diagnóstico de enfermagem constitui a base para a seleção de intervenções de enfermagem que alcancem resultados que são de responsabilidade dos Enfermeiros. São componentes de um diagnóstico de enfermagem, EXCETO:
A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. Referente à regeneração celular e os eventos celulares/bioquímicos, assinale a alternativa correta.
Conforme Resolução – RDC Anvisa nº 15/2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.
( ) Desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias, fungos e todos os esporos bacterianos.
( ) Desinfecção de nível intermediário: processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.
( ) Limpeza: remoção da sujidade visível presente nos produtos para saúde.
( ) Produtos para saúde semicríticos: produtos que entram em contato com pele não íntegra ou mucosas íntegras colonizadas.
( ) Artigos não críticos: comadres e papagaios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Consta na prescrição médica administrar 30 UI de insulina NPH, e na Unidade Básica de Saúde há somente seringas de 3 ml. Quantos ml se deve aspirar para cumprir com a prescrição médica?
Os indicadores biológicos, utilizados no monitoramento dos processos de esterilização, são preparações padronizadas de:
Prevenir Lesões por Pressão é um esforço diário nos serviços de saúde. Sobre as seis etapas que compõe a estratégia de prevenção de LPP, é correto afirmar que:
De uma forma geral, durante os processos de tratamento, os artigos médico hospitalares críticos deveriam ser esterilizados ou de uso único (descartáveis), os artigos semicríticos deveriam sofrer esterilização ou no mínimo desinfecção e os não críticos deveriam ser desinfetados ou no mínimo limpos. Sobre a classificação dos artigos médico hospitalares, é INCORRETO afirmar que:
Na avaliação de uma lesão, o Técnico em Enfermagem visualizou um tecido necrosado de consistência delgada, de coloração amarela, e que estava aderido ao leito e margens da lesão. O tecido visualizado pelo Técnico em Enfermagem é denominado de:
O Técnico em Enfermagem irá aferir a frequência respiratória de um bebê de sete meses de idade. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), a frequência respiratória deste bebê deverá ser:
No processo de enfermagem, a assistência é planejada para alcançar as necessidades específicas do paciente. As ações de cuidado são redigidas de modo que todas as pessoas envolvidas no tratamento possam ter acesso ao plano de assistência, e o processo de enfermagem enquadra-se nas ações da sistematização da assistência de enfermagem. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
Quais estão corretas?
O aleitamento materno é fundamental para a saúde e a qualidade de vida das crianças. É imprescindível que o profissional da área da saúde tenha conhecimento sobre as definições e classificações do aleitamento materno, adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Aleitamento materno exclusivo.
2. Aleitamento materno predominante.
3. Aleitamento materno.
4. Aleitamento materno complementado.
5. Aleitamento materno misto ou parcial.
Coluna 2
( ) A criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões) ou sucos de frutas.
( ) A criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte.
( ) A criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
( ) A criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
( ) A criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo e não de substituí-lo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
São exemplos de ações de apoio desenvolvidas pelos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), EXCETO:
Os escorpiões podem ser encontrados em áreas secas, biotas úmidas, áreas costeiras e regiões urbanas. O hábito noturno é registrado para a maioria das espécies. Dentro do domicílio, podem se esconder em armários, calçados ou sobre peças de roupas deixadas no chão, aumentando o risco de acidentes. São consideradas manifestações clínicas sistêmicas causadas pela picada dos escorpiões, EXCETO: