Segundo Brunner e Suddarth (2009, p.1201), [...] “o diabetes constitui a terceira causa principal de morte por doença, principalmente devido à elevada taxa de doença cardiovascular (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica), entre indivíduos com diabetes”. Considerando os conhecimentos necessários para prestar os cuidados de enfermagem ao paciente com diabetes, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas. ( ) A cetoacidose diabética (CAD) pode provocar sinais e sintomas, como dor abdominal, náuseas, vômitos, hálito com odor de fruta e, se não for tratada, alteração no nível de consciência, coma e morte. ( ) O diabetes tipo 2 está associado à intolerância lenta e progressiva a glicose e, quando começa a se manifestar, o paciente pode apresentar febre intensa, poliúria, polidpsia e alteração no nível do ferro sanguíneo entre outros. ( ) O Diabetes Melito Gestacional (DMG) refere-se a qualquer grau de intolerância a glicose com início durante a gravidez, e a hiperglicemia ocorre devido à secreção de hormônios placentários, que provocam resistência a insulina. ( ) A adesão ao tratamento (capacidade de seguir a prescrição medicamentosa, a dietoterapia e a prática de exercícios físicos), estilo de vida, fatores culturais, psicossociais e econômicos são fatores que podem influenciar a vida do paciente com diabetes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com a Lei nº 8.080, entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Considerando o disposto na Lei nº 8.080, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
O posicionamento adequado do paciente contribui para o seu conforto e avaliação de suas condições, devendo a enfermagem colocá-lo em posição funcional, zelando para que se sinta protegido. Considerando os posicionamentos mais comuns, analise as alternativas e assinale a CORRETA.
A assistência de enfermagem ao paciente no centro cirúrgico envolve cuidados desde o
pré operatório, intra-operatório até o pós-operatório.
Considerando o tema referido, assinale a alternativa INCORRETA.
A Hanseníase manifesta-se por meio de lesões de pele que se apresentam com diminuição ou ausência de sensibilidade. A(s) lesão(ões) mais comum(ns) é(são):
A Estratégia Saúde da Família, quando criada, possuía estratégia de reorganização do foco de atendimento à população, buscando modificar um modelo assistencial de reabilitação para modelo de prevenção. De acordo com a Portaria nº 2.488/2011, assinale a alternativa que não apresenta uma característica do processo de trabalho das equipes participantes da Estratégia Saúde da Família.
Em uma unidade de atendimento hospitalar é prescrito que se administre, endovenosamente, 250ml de soro glicosado a 15%. Entretanto, a unidade só possui 250ml de soro glicosado a 5%. Para atender a prescrição médica, assinale a alternativa que apresenta o número de ampolas que devem ser utilizadas, levando-se em consideração que a unidade possui ampolas de glicose concentrada a 50%, 20ml cada ampola.
Em Unidade Básica de Saúde (UBS), chega, da residência, paciente com dificuldade respiratória e a mãe refere tratar-se de paciente DPOC. No atendimento, é verificado que sua oximetria de pulso indica saturação de 80%. O médico diagnostica IRA e solicita que seja fornecido suporte de oxigenação. Assinale a alternativa que apresenta o dispositivo que fornece o maior aporte de oxigênio.
Em atendimento em Unidade Básica de Saúde (UBS), uma enfermeira recebe estudantes da área da vigilância epidemiológica para visita à unidade. Assim sendo, o Enfermeiro responsável apresenta a unidade e, como exemplo em educação em saúde, mostra aos estudantes a lista com as Doenças de Notificação Compulsória. Nesse contexto, assinale a alternativa que não apresenta uma Doença de Notificação Compulsória.
Em unidade hospitalar, um dos pacientes internados apresenta infecção por agentes multirresistentes e encontra-se em precaução de contato. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta somente equipamentos de proteção individual relacionados à precaução de contato.
A Lei nº 7.498/86, em seu Art. 12, regulamenta as atividades de competência do Técnico de Enfermagem no exercício da profissão. De acordo com essa lei, é da competência desse profissional, exceto:
Um profissional enfermeiro, após realizar uma pesquisa de mercado e detectar que um número significativo de pessoas, principalmente de idosos, necessitava constantemente de cuidados de enfermagem em nível domiciliar, constituiu uma empresa de home-care para atender a essa demanda, na qual trabalhavam três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagem, após receber denúncia sobre a empresa, resolveu realizar uma diligência ao local e constatou que a mesma não possuía registro junto ao COREN. Essa empresa poderá sofrer as penalidades constantes na Lei nº
ma paciente de trinta e cinco anos de idade foi admitida em um hospital para realização de biópsia renal.Tinha chegado acompanhada de policiais,pois cumpria pena de privação de liberdade. Apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se normais.Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Ao admitir a paciente, a equipe de enfermagem deverá acomodá-la confortavelmente, orientá-la quanto à rotina da unidade e quanto ao preparo para o procedimento, além de coletar as informações necessárias para o cuidado e acompanhamento dessa paciente.
No que se refere à central de material esterilizado, julgue os itens seguintes.
No monitoramento do processo de esterilização, o controle biológico é determinado por meio de cultura de indicadores biológicos e do teste de esterilidade de artigos, o qual é opcional e efetuado com o propósito de controle da eficácia do processo de esterilização.
Em geral, os acidentes de trabalho são notificados mais facilmente que as doenças ocupacionais, pois estas necessitam de avaliação e comprovação do efeito causal, o que pode acarretar a subnotificação dos casos. A respeito dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, julgue os itens seguintes.
As doenças infectoparasitárias relacionadas ao trabalho distinguem-se dos demais grupos de doenças devido ao agente etiológico não ser de natureza ocupacional e a ocorrência da doença depender das condições ou circunstâncias em que o trabalho é executado.