A Constituição de 1988 estabeleceu, pela primeira vez, de forma relevante, uma seção sobre a saúde que apresenta entre seus aspectos principais
Um enfermeiro, consciente de que os parâmetros dos Sinais Vitais, aferidos de forma seriada e correta, contribuem para a identificação dos diagnósticos de enfermagem, avaliação das intervenções implementadas e na tomada de decisões sobre a resposta do paciente à terapêutica, recorre às atuais Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, visando à adequada medição da pressão arterial nos pacientes acima de 18 anos, na medida casual de consultório, que é satisfatória quando:
O Sistema Único de Saúde (SUS) é formado ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público. Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações:
I - vigilância sanitária.
II - vigilância epidemiológica.
III - saúde do trabalhador.
IV - assistência terapêutica integral, exceto farmacêutica.
Verifica-se que estão corretos:
Tomando-se por evidências características e manifestações clínicas da hanseníase, é correto afirmar que a forma virchowiana ou lepromatosa, apresenta as manifestações clínicas:
I - A imunidade celular é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos).
II - As lesões cutâneas caracterizam-se por placas infiltradas e nódulos (hansenomas), de coloração eritemato-acastanhada ou ferruginosa que podem se instalar também na mucosa oral.
III - Infiltração facial com madarose superciliar e ciliar, hansenomas nos pavilhões auriculares, espessamento e acentuação dos sulcos cutâneos, com ocorrência de comprometimento de maior número de troncos nervosos de forma simétrica.
IV - As lesões são poucas ou única, de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade ou dormência, com o comprometimento simétrico de troncos nervosos, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular. Trata-se da forma mais benigna e localizada, ocorrendo em pessoas com alta resistência ao bacilo.
Verifica-se que estão corretos:
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno classifica-se:
I - Aleitamento materno exclusivo, quando a criança recebe somente leite direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
II - Aleitamento materno predominante, quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
III - Aleitamento materno complementado, quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.
IV– Aleitamento materno misto ou parcial, quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
V - Aleitamento materno, quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
Verifica-se que estão corretos:
O processo utilizado para destruir todas as formas de vida microbiana, por meio do uso de agentes físicos e químicos, é denominado:
Na classificação das feridas quanto à camada da pele lesada, a ferida que atinge o músculo e estruturas ósseas é classificada como estágio:
Doença crônica irreversível, caracterizada por obstrução brônquica e distensão alveolar, onde o fumo e a poluição ambiental persistentes são considerados fatores de risco para sua ocorrência. Esta definição refere-se à seguinte patologia:
O tipo de hemorragia, que pode ser sinal de trauma torácico ou edema agudo de pulmão, dentre outras patologias, é denominado:
A vacina BCG é indicada, preferencialmente, ao nascer ou no primeiro mês de vida, devendo ser administrada rigorosamente por via:
A comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária, por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, é conhecida como:
A meningite pode ser causada por diversos microorganismos como vírus, fungos e bactérias. Além dos sinais e sintomas clássicos desta doença, a meningite do tipo meningocócica apresenta, algumas vezes, o seguinte sinal:
O acidente vascular cerebral é uma lesão dos neurônios motores superiores e resulta em perda do controle voluntário sobre os movimentos motores. A disfunção motora mais comum, caracterizada pela paralisia de um lado do corpo, é denominada:
A alternância de episódios de apneia e períodos de respiração profunda, geralmente, associada à insuficiência cardíaca e ao comprometimento do centro respiratório, caracteriza o seguinte tipo de respiração:
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, caracterizada por alta infectividade e baixa patogenicidade. A forma desta doença, cujo indivíduo apresenta lesões papulosas ou nodulares, únicas ou em pequeno número, principalmente, na face, é denominada: