Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Tomando-se por evidências características e manifestações clínicas da hanseníase, é correto afirmar que a forma virchowiana ou lepromatosa, apresenta as manifestações clínicas:

I - A imunidade celular é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos).

II - As lesões cutâneas caracterizam-se por placas infiltradas e nódulos (hansenomas), de coloração eritemato-acastanhada ou ferruginosa que podem se instalar também na mucosa oral.

III - Infiltração facial com madarose superciliar e ciliar, hansenomas nos pavilhões auriculares, espessamento e acentuação dos sulcos cutâneos, com ocorrência de comprometimento de maior número de troncos nervosos de forma simétrica.

IV - As lesões são poucas ou única, de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade ou dormência, com o comprometimento simétrico de troncos nervosos, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular. Trata-se da forma mais benigna e localizada, ocorrendo em pessoas com alta resistência ao bacilo.

Verifica-se que estão corretos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282