Uma série de sinais e sintomas pode ocorrer em inúmeros distúrbios endócrinos. Nos distúrbios da glândula tireoide, especificamente no hipotireoidismo, as alterações mais frequentes são:
Dentre os distúrbios hematológicos, qual dos distúrbios abaixo é caracterizado por um número diminuído de plaquetas circulantes em consequência da produção de anticorpos antiplaquetários?
A RESOLUÇÃO COFEN 358/2009, dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implantação do Processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. Dessa forma as afirmativas abaixo estão corretas quanto à implantação do Processo de Enfermagem e Lei do Exercício Profissional, EXCETO:
Quanto à classificação de queimaduras, é CORRETO afirmar:
Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um manual sobre a higienização das mãos nos vários cenários da assistência à saúde. Considerando a semiotécnica da higienização das mãos e as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir.
I. A higienização das mãos engloba higienização simples, higienização antisséptica, fricção antisséptica com preparação alcoólica e antissepsia cirúrgica.
II. Para a higienização simples das mãos em local onde haja possibilidade de exposição a agente biológico, é facultativa a existência de lavatório exclusivo provido de água corrente, álcool, toalha descartável ou de tecido e lixeira com sistema de abertura com contato manual.
III. Os cinco momentos para a higienização das mãos são: antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente; após contato com áreas próximas ao paciente.
IV. Em geral, a higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é suficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.
É correto apenas o que se afirma em:
A identificação do paciente é prática indispensável para garantir a segurança do paciente em qualquer ambiente de cuidado à saúde, incluindo, por exemplo, unidades de pronto atendimento, coleta de exames laboratoriais e atendimento domiciliar e em ambulatórios. Marque [V] para verdadeiro e [F] para falso sobre as afirmações referentes às medidas de segurança na identificação do paciente:
( ) Desenvolva formas para igualar pacientes com o mesmo nome.
( ) Encoraje o paciente e a família a participar de todas as fases do processo de identificação e esclareça sua importância.
( ) Realize a identificação dos frascos de amostra de exames na presença do paciente, com identificações que permaneçam nos frascos durante todas as fases de análise (pré-analítica, analítica e pós-analítica).
( ) Confirme a identificação do paciente na pulseira, na prescrição médica e no rótulo do medicamento/hemocomponente antes de sua administração.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
O Artigo 2º da Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, cita que “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.” A referida Lei dispõe sobre:
A Resolução COFEN n. 358, de 15 de outubro de 2009, dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados. Indique qual opção é verdadeira:
Risco e vulnerabilidade são dois conceitos importantes para a compreensão da conduta do portador de HIV/AIDS. É fundamental que o profissional da área da saúde entenda esses conceitos para realizar o atendimento adequado dos pacientes. Risco refere-se à exposição de indivíduos ou grupo de pessoas a situações que os tornam suscetíveis às infecções e ao adoecimento; vulnerabilidade diz respeito a fatores de natureza biológica, epidemiológica, social, cultural, econômica e política cuja interação amplia ou reduz o risco ou a proteção de um grupo populacional, diante de determinada doença, condição ou dano. De acordo com o Ministério da Saúde, são consideradas situações de vulnerabilidade para infecção por HIV/AIDS:
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Em relação à HAS assinale a alternativa correta:
A figura apresenta uma máscara de Venturi indicada para fornecer oxigênio em fluxos programados, que foi selecionada para ser instalada em um paciente com padrão respiratório alterado – SpO2 de 74%. O enfermeiro já havia separado a máscara e a válvula de cor branca correspondente com a prescrição médica. Dessa forma, é preciso acabar de preparar o material para realizar o procedimento que deverá ser registrado após sua realização. Conforme a literatura, cada válvula corresponde a uma cor. Assim, a cor branca corresponde a uma oferta de quantos %?
A sífilis desenvolve-se em diferentes estágios e os sintomas variam conforme a doença evolui. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima 1 milhão de casos de sífilis por ano entre gestantes. Em relação à sífilis, podemos afirmar que:
Como é chamada a saída de sangue pela boca com origem no sistema gastrointestinal (habitualmente do esôfago ou do estômago), também conhecida como "vômito de sangue"?
“O Departamento de Atenção Básica (DAB)/Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)/Ministério da Saúde (MS) assumiu o compromisso de reestruturação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), objetivando a melhora na qualidade da informação em Saúde e o seu uso pelos gestores, profissionais de Saúde e cidadãos” (BRASIL, 2013). De acordo com o Manual para preenchimento das fichas do e-SUS (BRASIL, 2013), dadas as afirmativas, I. O software e-SUS AB é composto pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão, pela Coleta de Dados Simplificada e seus instrumentos de coleta de dados. II. A ficha de cadastro individual coleta as informações sobre a realização de visitas domiciliares do Agente Comunitário de Saúde. III. A ficha de atendimento odontológico individual é uma das fichas para registro de atendimentos de profissionais de nível superior. verifica-se que está(ão) correta(s)
Contra qual doença, a Vacina contra o Papiloma Vírus Humano protege?