Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um manual sobre a higienização das mãos nos vários cenários da assistência à saúde. Considerando a semiotécnica da higienização das mãos e as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A higienização das mãos engloba higienização simples, higienização antisséptica, fricção antisséptica com preparação alcoólica e antissepsia cirúrgica.
II. Para a higienização simples das mãos em local onde haja possibilidade de exposição a agente biológico, é facultativa a existência de lavatório exclusivo provido de água corrente, álcool, toalha descartável ou de tecido e lixeira com sistema de abertura com contato manual.
III. Os cinco momentos para a higienização das mãos são: antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente; após contato com áreas próximas ao paciente.
IV. Em geral, a higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é suficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.

É correto apenas o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282