Na avaliação da vulnerabilidade clínico-funcional do idoso, todos os aspectos descritos a seguir devem ser considerados, EXCETO:
A prevenção de quedas e dos danos dela decorrentes é uma meta para a segurança do paciente.
Acerca da prevenção de quedas, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a fibrilação atrial (FA), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao realizar o exame físico, o profissional deve investigar sobre síncope, tonteira, vertigem, fadiga, desconforto torácico e palpitações.
( ) Uma opção de tratamento médico para a FA é a cardioversão elétrica (CVE). Uma importante conduta do enfermeiro durante esse tratamento seria a verificação da regulação do aparelho para “sinc" – sincronizado: quando “sinc" está ligado, o aparelho dispara independentemente de já ter ocorrido ou não o complexo QRS (despolarização ventricular).
( ) Uma das características da FA é: “débito cardíaco diminuído", pois há nessa patologia uma resposta ventricular rápida com redução do tempo para enchimento ventricular, resultando em volume sistólico menor.
( ) A FA é a disritmia mais comum que faz com que os pacientes procurem a atenção médica e que por sua vez demanda uma série de cuidados no tratamento de enfermagem. Essa alta procura pela assistência se justifica pelo incômodo causado pelos principais sinais e sintomas dessa patologia: palpitações irregulares, fadiga e indisposição.
Assinale a sequência CORRETA.
Em relação aos focos cardíacos e suas localizações, assinale a alternativa CORRETA.
O choque cardiogênico pode ser conceituado como:
O documento que deve ser emitido pelo médico, a cada exame ocupacional realizado, de acordo com a NR 7, sendo que uma via fica arquivada na empresa e a outra é entregue ao trabalhador é o
Acidente de trabalho é definido como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária. Considerando a classificação dos acidentes de trabalho, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Acidente típico é o tipo mais comum; ocorre dentro da empresa durante o horário de expediente. ( ) Acidente de trajeto é aquele ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho e vice-versa. ( ) Doenças adquiridas antes da entrada na empresa são consideradas acidentes atípicos. ( ) As doenças profissionais são classificadas de acordo com a lei em acidentes típicos. Assinale a sequência correta.
No atendimento a pacientes em parada cardiorrespiratória (PCR), a reanimação cardiopulmonar (RCP) envolve duas etapas: suporte básico de vida (SBV) e suporte avançado de vida (SAVC). A respeito das referidas etapas, é correto afirmar que
A crise convulsiva ou convulsão consiste em evento clínico no qual o paciente tem sintomas e sinais variáveis e transitórios causados pela descarga elétrica anormal, excessiva e hipercrônica dos neurônios. São procedimentos para auxiliar uma pessoa durante uma crise convulsiva, exceto:
O teste de glicemia capilar consiste em um exame sanguíneo que oferece resultado imediato acerca da concentração de glicose nos vasos capilares da polpa digital. Para realizar o exame, é necessário o uso do glicosímetro, da fita reagente e lanceta para perfuração da pele. O valor referente ao nível sanguíneo de glicose, que é mostrado no visor do glicosímetro, é apresentado em
A apresentação pélvica ocorre em torno de 4% do total de gestações únicas. A versão cefálica externa (VCE) apresenta-se como uma alternativa em mulheres com apresentação pélvica, visando a diminuir as complicações de um parto pélvico. Nesse contexto, é correto afirmar que
Em relação à eliminação de mecônio imediatamente antes ou durante o trabalho de parto, assinale a alternativa incorreta.
Em relação ao tratamento de longo prazo das síndromes hipertensivas, pré-eclâmpsia e eclampsia, é correto afirmar que
São algumas atribuições da equipe multiprofissional quanto ao plano de cuidado de atenção à mulher no puerpério, exceto:
As infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle requerem medidas de qualificação de assistência hospitalar, da vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do Município, e de cada hospital, atinentes ao seu funcionamento (BRASIL, 1998).
Em relação às infecções hospitalares, é CORRETO afirmar:
I. infecção comunitária é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relaci-onada com internação anterior no mesmo hospital.
II. infecções de recém-nascido associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas são consideradas infecções comunitárias.
III. infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
IV. infecções hospitalares são aquelas identificadas na admissão ou durante o período de internação, enquanto infecções diagnosticadas após a alta são classificadas como infecções comunitárias.
Estão CORRETAS somente as afirmativas