No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas “Educação Continuada” e “Educação Permanente”. O enfoque da Educação Permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores. Nesse sentido, a Educação Permanente
A administração de medicamentos é uma atividade de grande responsabilidade da equipe de enfermagem. Muitos eventos adversos são causados devido à sua administração incorreta. Para garantir a segurança do paciente devemos buscar algumas certezas. Assinale a alternativa que compreende todas as certezas a serem garantidas na administração de medicamentos: I. Paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo de administração, orientação correta, forma certa e resposta certa. II. Paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa. III. Paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, registro certo. IV. Paciente certo, seguindo a prescrição.
Em relação a assepsia e antissepsia é INCORRETO afirmar:
I. Não existe diferença significativa entre assepsia médica e cirúrgica, pois seus objetivos são os mesmos.
II. Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.
III. Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície.
IV. O álcool a 70% glicerinado tem ação imediata e faz a antissepsia de procedimentos que não necessitam de efeito residual por serem de curta duração.
V. Degermação é a remoção de sujidades, detritos, impurezas e microbiota transitória da pele através do uso de sabão e detergentes sintéticos.
VI. Clorexidine aquoso faz a antissepsia antes de procedimentos invasivos, com um tempo de ação residual de 5 a 6 horas.
Os tecidos de sustentação forram todos os epitélios e ocupam todos os intervalos situados entre os órgãos. São constituídos por células unidas entre si por muita substância intersticial. Suas principais funções são: Sustentação; Preenchimentos e Ligação; Defesa; Nutrição; Armazenamento.
Em relação a estes tecidos, leia atentamente as questões abaixo e identifique a afirmação correta.
I. São características dos tecidos de sustentação: a presença de um vasto espaço extracelular que contém fibras (elásticas, colágenas e reticulares), substância fundamental amorfa e grande quantidade de material intracelular.
II. Os tecidos de sustentação dividem-se em vários grupos sendo os mais importantes: Tecido conjuntivo, tecido adiposo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo.
III. As células do tecido ósseo ficam mergulhadas em uma substância intersticial densa e não se comunicam.
IV. Compõem os tecidos de sustentação: Tecido conjuntivo, tecido adiposo, tecido cartilaginoso; tecido ósseo e tecido muscular.
V. A grande resistência do tecido ósseo resulta do depósito cálcio e independe das fibras colágenas.
A sequência correta é:
M.P.S, sexo masculino, 50 anos, procura a Unidade Básica de Saúde para verificar a pressão arterial, pois está se sentindo indisposto, com visão turva e um pouco de cefaléia frontal. Ao auferir a pressão arterial você encontra como resultado 150 X 90 mmHg.
De acordo com as novas diretrizes de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de cardiologia (2016), como deve ser classificado esse paciente?
O teste de Schiller é um exame de diagnóstico que consiste em colorir a região interna da vagina e o colo uterino com uma solução iodada, a fim de observar a integridade do epitélio desta região. Em relação a este exame é correto afirmar:
Para o sucesso da realização do exame chamado PROLACTINA será necessário algumas orientações, você como atendente de unidade sanitária deverá prestar orientações para a usuária. Assinale a alternativa correta:
Considera-se EPI Equipamento de Proteção Individual, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Na área odontológica torna -se indispensável uso dos seguintes EPIs.
A criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem está descrita na Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais:
A Resolução Cofen nº 370/2010 aprovou o Código de Processo Ético das autarquias profissionais de Enfermagem. São procedimentos/processos em que a fiscalização/fiscal do Conselho Regional de Enfermagem participa:
A Resolução Cofen nº 0507/2016 institui e implementa o Código de Ética dos Empregados Públicos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Em relação aos empregados do sistema Cofen/Conselhos Regionais, é correto afirmar:
O direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde é reconhecido na Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1- O acesso à saúde será preferencialmente nos serviços de Atenção Básica.
2- Situações de urgência/emergência deverão ser atendidas em serviços especializados de referência.
3- O acesso às especialidades e aos hospitais, encaminhados pela Atenção Básica, será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, analisado pelas centrais de regulação.
4- A remoção do usuário, em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser avaliada pelas centrais de regulação e encaminhadas ao serviço que disponha de vagas para atender o caso.
Assinale a alternativa correta.
O Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) para o período 2016-2020 definiu metas e ações estratégicas para consolidar o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica das IRAS. Uma das metas desse programa é:
Os sistemas representados pelos Conselhos Federal e Estaduais de Enfermagem (COFEN e CORENs) têm funções e competências específicas. Nesse sentido, considere as seguintes ações:
1- Verificar as condições de capacidade para o exercício profissional.
2- Formar profissionais.
3- Licenciar a atuação profissional.
4- Estabelecer diretrizes para a formação profissional.
São competências dos CORENs:
Ao aspirar a secreção traqueal, o profissional de enfermagem observa secreção espessa e aspiração não efetiva. Nesse caso, são cuidados adequados, EXCETO: