Leia as afirmações abaixo e a seguir assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
I- Entende-se a Educação Física como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida;
II- Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que se considerem também as dimensões cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos;
III- Historicamente, suas origens militares e médicas e seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção do status quo vigente na sociedade brasileira contribuíram para que tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física restringissem os conceitos de corpo e movimento - fundamentos de seu trabalho - aos seus aspectos fisiológicos e técnicos.
Um recurso ergogênico é qualquer substância, processo ou procedimento que pode aumentar a performance através de melhora da força, velocidade, tempo de resposta ou resistência do atleta (ARAUJO, 2005). No recurso do tipo farmacológico o exemplo mais comum são os esteroides androgênicos anabolizantes, que são derivados sintéticos do hormônio:
Os valores máximos para consumo de oxigênio e frequência cardíaca para sedentários são definidos por McArdle, Katch e Katch (2008).
Em relação a esses valores, assinale a alternativa CORRETA.
Durante a participação em competições esportivas, pode-se observar um comportamento de elevado “stress” decorrente da atividade competitiva. Esse comportamento estressado pode ser explicado do ponto de vista fisiológico pelo aumento da secreção hormonal. As suprarrenais, glândulas situadas acima dos rins, produzem adrenalina, também conhecida como hormônio das “situações de emergência”. A adrenalina prepara o corpo para a ação, ou seja, em termos biológicos, para “atacar ou fugir”. Um dos efeitos da adrenalina no organismo é a:
O metabolismo é o conjunto de processos de obtenção e utilização de energia para a realização das funções biológicas que mantêm as pessoas vivas. Esses processos abrangem diferentes vias metabólicas, que trabalham de maneira coordenada e envolvem a aquisição de energia química do ambiente e a conversão dos nutrientes em moléculas funcionais. Os principais nutrientes dos quais as células extraem energia são o oxigênio e, um ou mais tipos de alimentos (glicose, ácidos graxos e aminoácidos). No interior da célula, dentro das mitocôndrias, essas substâncias alimentares reagem quimicamente com o oxigênio sob a influência de várias enzimas, que controlam a intensidade e a velocidade dessas reações, canalizando a energia liberada para um fim adequado. Este metabolismo de produção de energia é:
A atividade física impõe, incontestavelmente, uma maior demanda de energia ao organismo biologicamente ativo. Para que haja contração muscular durante o exercício, as células precisam estimular o processo de formação de ATP visando atender a demanda da atividade de acordo com seu volume e intensidade. Este fator determinará a predominância do tipo de sistema de produção de energia. Algumas provas do atletismo exigem um fornecimento imediato de energia proporcionada, quase exclusivamente, pelos fosfatos de alta energia armazenados dentro dos músculos específicos ativados durante o exercício. A prova que exemplifica adequadamente o sistema de energia mencionado acima é corrida de:
No primeiro dia do programa de atividade física, em que seria realizada uma atividade aeróbia moderada, o paciente apresentava pressão arterial (PA) de 165/110 mmHg. A conduta correta do profissional de educação física é
Em relação à amplitude de movimento funcional:
Tendo em vista que a transferência de energia aeróbica, durante a atividade física, depende não só do transporte e do fornecimento pelo sistema cardiovascular de oxigênio, mas também de como os músculos geram aerobicamente o trifosfato de adenosina (ATP), julgue o seguinte item, relativo ao referido sistema e à sua relação com o exercício físico.
No estado de repouso, os atletas de endurance, em geral, apresentam valores de frequência cardíaca mais baixos comparativamente a indivíduos sedentários. Em contrapartida, uma bem conhecida adaptação crônica ao treinamento físico aeróbico é o aumento da frequência cardíaca máxima.
A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central, que é conduzido até os músculos através de várias terminações nervosas caracterizando a existência de uma via de comunicação que leva informações para o controle e execução do movimento voluntário. Considerando os conhecimentos da fisiologia do exercício, pode-se afirmar que esta via é denominada:
Tendo em vista que a transferência de energia aeróbica, durante a atividade física, depende não só do transporte e do fornecimento pelo sistema cardiovascular de oxigênio, mas também de como os músculos geram aerobicamente o trifosfato de adenosina (ATP), julgue o seguinte item, relativo ao referido sistema e à sua relação com o exercício físico.
O processo de retorno de sangue venoso ao coração é denominado de retorno venoso, o qual é dependente, entre outros mecanismos, da presença de válvulas finas e membranosas distribuídas em pequenos intervalos nas veias, permitindo que o sangue flua somente na direção do coração.
Julgue o item subsequente, a respeito da fisiologia do exercício.
Respostas agudas são aquelas que ocorrem durante a realização de uma sessão de exercício físico, enquanto que adaptações crônicas são aquelas conseguidas após um período de treinamento físico.
A sequência complexa de eventos que inicia a contração de uma fibra muscular é chamada de acoplamento excitação contração, pois tem início com a excitação do nervo motor e resulta na contração das fibras musculares. Sobre o papel do cálcio na contração da fibra muscular considere as seguintes afirmações:
I – A contração muscular terá continuidade se houver ou não disponibilidade de cálcio no sarcoplasma da fibra muscular.
II – No final da contração muscular, o cálcio é bombeado de volta para o interior do retículo sarcoplasmático, onde fica armazenado até que um novo potencial de ação chegue à membrana da fibra muscular.
III – O cálcio se liga à troponina no filamento de actina, que traciona a tropomiosina para fora dos sítios ativos, permitindo que as cabeças de miosina se fixem ao filamento de actina.
IV – A presença do cálcio no sarcoplasma da fibra muscular bloqueia a ligação das pontes cruzadas de miosina com as moléculas de actina, mantendo o estado de relaxamento muscular.
Em relação as afirmações:
A concentração plasmática de glicose durante o exercício depende do equilíbrio entre o consumo de glicose na musculatura ativa e sua liberação pelo fígado. Quatro hormônios trabalham para aumentar a quantidade de glicose circulante no plasma, exceto:
A frequência cardíaca, o volume sistólico e o débito cardíaco variam sob várias condições de repouso e exercício. Sobre isso considere as afirmações a seguir:
I – Quando o corpo passa de uma posição reclinada para uma posição sentada e, em seguida, para uma posição em pé, sua frequência cardíaca diminui.
II - Quando o corpo passa de uma posição reclinada para uma posição sentada e, em seguida, para uma posição em pé, ocorre aumento do volume sistólico.
III – Durante os estágios iniciais de exercícios em indivíduos não treinados, o aumento do débito cardíaco é causado pela elevação da frequência cardíaca e também do volume sistólico.
IV – Em determinado nível de exercício o volume sistólico forma um platô ou continua a aumentar, mas em uma taxa muito lenta. Assim, os novos aumentos no débito cardíaco são decorrentes, em grande parte, dos aumentos na frequência cardíaca. Em relação as afirmações: