Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 60 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Neira e Nunes (2008) falam de um método dialético para a Educação Física, apresentado por Libaneo (1996) como um caminho para a compreensão da ligação entre a sociedade real e a Educação. Sobre esse método, assinale a afirmativa incorreta.

A respeito do que Arroyo e Silva (2012) denominam de “Pedagogia da Infância”, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A expressão “ajustamentos primários” refere-se aos ajustes que a criança realiza no seu entorno durante a prática pedagógica a fim de satisfazer suas necessidades. ( ) A Pedagogia da Infância tem os conteúdos escolares como base do seu projeto educacional pedagógico. ( ) A dimensão que os conteúdos assumem na educação das crianças está vinculada aos processos gerais dessas crianças. As afirmativas são, respectivamente,

Soares et al. (2012) contrapõem duas perspectivas de Educação Física escolar, diferenciadas pelo desenvolvimento da aptidão física e pela reflexão sobre a cultura do movimento. Dentro dessa diferenciação, analise as afirmativas a seguir. I.A perspectiva de desenvolvimento da aptidão física procura adaptar o homem à sociedade, valorizando o respeito a normas, recorrendo à filosofia liberal para a formação do caráter. II.A perspectiva da reflexão sobre a cultura do movimento busca uma reflexão pedagógica sobre as formas de representação do mundo que o homem tem produzido, exteriorizadas na expressão corporal. III.A dimensão corpórea do homem, na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, se materializa nas três atividades produtivas da história da humanidade: linguagem, trabalho e poder. Está correto o que se afirma em

Sobre as tendências que permearam a história da Educação Física no Brasil segundo Ghiraldelli Junior (1998), complete as informações abaixo e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência correta. I) A tendência da Educação Física ______________ vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação. Para essa tendência, a Educação Física assume um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. A Educação Física age como protagonista num projeto de “assepsia social”.
II) A Educação Física na tendência ______________ assume o papel de colaborar no processo de seleção natural, eliminando os fracos e premiando os fortes, no sentido de depuração da raça. A ginástica, o desporto, os jogos etc somente tem utilidade quando contribuem para eliminação dos incapacitados fisicamente. A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada, constituem a plataforma básica dessa tendência.
III) A tendência da Educação Física ______________ não está preocupada com a saúde pública, pois entende que tal questão não pode ser discutida sem levar em conta a problemática da complexidade da organização social, política e econômica do país. Nessa tendência, a Educação Física não se pretende disciplinadora, pois é, antes de tudo, ludicidade e cooperação.
IV) A Educação Física ______________ está a serviço de uma hierarquização e elitização social. Essa tendência apresenta como principal objetivo a caracterização da competição e da superação individual como valores fundantes e desejados para uma sociedade moderna. A ginástica, o esporte, o treinamento, os jogos recreativos etc ficam submetidos ao desporte de elite.

Leia o fragmento a seguir. “O popular, pautado no debate cultural, é entendido como categoria de oposição àquilo que é erudito, ou seja, o que pertence às elites. O que é de domínio do povo não pode ser um conteúdo das classes dominantes. Mas a alternância entre erudito e popular ocorre em todos os campos da sociedade humana, em períodos mais curtos ou mais longos de tempo” (Adaptado. Hall, 2003, citado em Neira &Nunes, 2008) Assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.

“Quando o modelo de mercado invade a educação, os valores que inspiraram as teorias pedagógicas e da docência terminam secundarizados. As lógicas mercantis não se inspiraram em valores pedagógicos. Que eficiente aprendizagem e que média em avaliações de resultados esperar de vidas-corpos tão precarizados e violentados?” (Arroyo & Silva, 2012) Com base nesse trecho, percebe-se que um dos primeiros efeitos da citada invasão da educação pelo mercado, segundo os autores, seria

Leia o fragmento a seguir. “... visão epistemológica que concebe o conhecimento como constituído de informações e fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o/a aluno/a. Nessa concepção, o conhecimento é algo que existe fora e independente das pessoas envolvidas no ato pedagógico.” (Adaptado de Neira e Nunes, 2008) O fragmento acima se refere à

A respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir. I.A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo. II.O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor. III.Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo. Está correto o que se afirma em

“No período pós-ditadura, surgiram abordagens que fundamentaram cientificamente a Educação Física como prática pedagógica: a educação psicomotora de Le Boulch (1986) e a desenvolvimentista de Tani et al. (1988).” (Neira & Nunes, 2008) A respeito da educação psicomotora, assinale a afirmativa correta.

Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar. As opções a seguir indicam princípios apresentados pelos autores, à exceção de uma. Assinale-a.

Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprender a trabalhar em grupos e não existe uma faixa etária específica em cada jogo; jogam desde crianças até adultos. Sobre seus objetivos, é correto afirmar que

De acordo com a Lei nº 12.197/2010, que fixa limites para o valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Educação Física, analise as assertivas abaixo.



I. Na fixação do valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Educação Física, serão observados os seguintes limites: de R$500,00 (quinhentos reais), para pessoas físicas e de R$1000,00 (um mil reais), para pessoas jurídicas.


II. Os valores fixados nesta lei poderão ser corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, calculado pela Fundação Instituto de Geografia e Estatística – IBGE.


III. O Conselho Federal de Educação Física, anualmente, elaborará resolução aplicando, se julgar necessária, a correção aos valores de anuidades devidos pelas pessoas físicas e jurídicas nele inscritas e registradas por intermédio dos regionais, respeitados os limites desta lei.


IV. Os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física apresentarão, anualmente, a prestação de suas contas aos seus registrados.



É correto o que se afirma em

Acerca dos tipos de Jogos Cooperativos, assinale a alternativa correta.

Tradicionalmente, a Educação Física, por meio de seus conteúdos e elementos, pode favorecer a construção da noção de quantidade e das regras socialmente aceitas. Essas importantes noções fazem parte respectivamente dos conteúdos de

São capacidades físicas determinadas por processos energéticos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282