Acerca dos conceitos de teoria econômica, julgue o item subsequente.
Considerando a relação representada pela curva de Phillips, no curto prazo, supondo uma taxa natural de desemprego de 12,4% e uma taxa de inércia inflacionária de 10%, se o produto reduzir a taxa de desemprego abaixo da sua taxa natural, a consequência será uma redução da taxa de inflação para 4%, como ocorre atualmente no Brasil.
Acerca dos instrumentos de política econômica, julgue o item a seguir.
As alterações promovidas pelo governo federal nas regras de remuneração das fontes de recursos dos empréstimos do BNDES, aproximando-as, no médio prazo, ao custo de endividamento do Tesouro Nacional, qualifica-se como uma política fiscal contracionista, na medida em que reduz os subsídios implícitos ao setor produtivo.
Os gráficos a seguir mostram o resultado primário e o resultado nominal do setor público no Brasil, em proporção do PIB, assim como a dívida líquida do setor público, também tendo o PIB como base.
Acerca das informações e dos gráficos apresentados e considerando os conceitos de contabilidade fiscal, julgue o item subsecutivo.
A dívida líquida do setor público desconsidera os efeitos dos juros nominais sobre a dívida pública, razão pela qual apresentou trajetória decrescente mesmo nos períodos em que o resultado nominal foi negativo.
Acerca do financiamento do déficit público brasileiro a partir da última década de 80 e da sua relação com a inflação e o crescimento econômico, julgue o item subsequente.
A partir de 1995, como elemento de sustentação do Plano Real, a política fiscal do governo federal assumiu forte caráter contracionista, reduzindo gastos discricionários, notadamente os associados à rubrica outras despesas correntes e de capital do Tesouro Nacional, e às aposentadorias e pensões, por meio da concessão de reajustes em patamares inferiores ao da inflação do período.
Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue o item subsequente.
O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek deu início ao denominado processo de substituição de importações: aumentar a produção doméstica de bens duráveis e de capital, como resultado do forte investimento nos setores de infraestrutura básica e manufatureira.
Os gráficos a seguir mostram as despesas previdenciárias de diversos países em relação ao PIB, tomando-se como referência a razão de dependência, e a estimativa de evolução da própria razão de dependência no Brasil e na Europa.
Acerca das informações e dos gráficos mostrados, julgue o item a seguir.
As projeções da razão de dependência no Brasil indicam que o gasto público com saúde tende a crescer mais que o gasto associado à educação.
Julgue o item seguinte, a respeito das características da economia brasileira e das relações comerciais e financeiras do Brasil com outros países.
A taxa de câmbio real efetiva é uma medida de competitividade das exportações brasileiras: a sua elevação indica perda de competividade dos produtos brasileiros no exterior.
Para um mercado hipotético, que opera em concorrência perfeita, as quantidades demandadas e ofertadas bem como os respectivos preços, em unidades monetárias (UM), estão descritos na tabela a seguir.
Com relação a essa economia, assinale a opção correta.
A respeito de falhas de mercado e de bens públicos, assinale a opção correta.
A função u(x1, x2) = x1 x22 , em que x1 é a quantidade consumida do bem 1 e x2 é a quantidade consumida do bem 2, é a função utilidade, do tipo Cobb-Douglas, do agente representativo.
Nesse caso, considerando-se que p1 seja o preço do bem 1 e que p2 seja o preço do bem 2, então a demanda hicksiana ou compensada do bem 1 é expressa por:
Na contabilidade pública, receita orçamentária é definida legalmente como
Reformas no sistema previdenciário já foram realizadas em distintos países, tanto para ampliar o investimento público como para redistribuir a renda. No Brasil, as propostas para se promoverem ajustes nas regras de aposentadorias e pensões têm como justificativa
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de preços macroeconômicos.
"É aquele que poderia ser alcançado e sustentado no futuro, usando-se eficiente e plenamente os fatores de produção ao longo do tempo.". O enunciado refere-se à definição de
Em relação ao elemento que diferencia o fluxo de caixa e o custo de produção, assinale a alternativa correta.