Julgue o próximo item, relativo aos principais planos de estabilização a partir da década de 80 do século XX.
A política adotada nos anos 80 e 81 teve como focos a limitação do crescimento nominal dos investimentos das empresas estatais e a centralização dos recursos orçamentários pelo Tesouro.
A respeito dos principais indicadores do desenvolvimento brasileiro, julgue o item seguinte.
O Brasil não cumpriu a meta do desenvolvimento do milênio de redução da taxa de mortalidade infantil.
A respeito dos principais indicadores do desenvolvimento brasileiro, julgue o item seguinte.
No período de 2000 a 2012, houve elevação da carga tributária e redução da participação dos gastos com defesa nacional.
Em relação à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o item a seguir.
O resultado primário é contabilizado pelo regime de caixa.
A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.
O sal, um tipo de bem que os consumidores compram, representa uma pequena parcela do orçamento desses consumidores e não possui substitutos próximos; logo, espera-se que a procura por esse bem seja rígida em relação às alterações de preço.
Julgue o item seguinte, relativo a produção, produtividade, rendimentos e custos.
A razão entre produção total e média dos fatores produtivos, denominada produtividade, diminui quando se aumenta a escala de fatores produtivos no caso de se estar diante de rendimentos crescentes.
Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.
A utilidade ordinal é caracterizada por uma abordagem centrada em afirmações do tipo “O bem A é preferível ao bem B", exemplo do conceito de utilidade ordinal, não é suficiente para fundamentar as propriedades gerais das curvas de procura.
Julgue o item subsequente, a respeito de estruturas de mercado.
Uma análise do comportamento da indústria permite observar que empresas ganham mercado ao juntarem-se a outras. Esse comportamento é denominado fusão, que pode ser vertical ou horizontal. As fusões horizontais são caracterizadas pela fusão de empresas que estão em diferentes estágios de produção.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca das funções do Estado na economia.
O Estado brasileiro atua no âmbito de sua função distributiva, produzindo diretamente bem público, quando, por meio de políticas de crédito direcionado, estabelece o montante mínimo de recursos que deve ser emprestado pelas instituições financeiras para determinados segmentos econômicos.
Julgue o próximo item, relativo ao comportamento recente da economia brasileira e às políticas econômicas adotadas pelos últimos governos.
A política de valorização do salário mínimo, que teve início ainda no Plano Real, atingiu seu ápice no segundo mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, tendo contribuído decisivamente para a deterioração das contas públicas devido à elevação das despesas, notadamente as previdenciárias e assistenciais.
Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue o item subsequente.
O segundo Programa Nacional de Desenvolvimento (II PND), ao reconhecer a vocação do país como exportador de alimentos e de produtos agrícolas industrializados, estabeleceu metas para a agricultura: expansão da fronteira agrícola, principalmente para o Centro-Oeste, e modernização das culturas nas áreas já cultivadas.
Acerca das características e dos resultados dos planos de estabilização da economia brasileira a partir da década de 80 do século XX, julgue o item que se segue.
O Plano Collor I representou a opção pelo modelo gradualista de combate à inflação, tendo buscado evitar que a estabilização de preços se desse a partir de choques recessivos.
Julgue o item seguinte, a respeito das características da economia brasileira e das relações comerciais e financeiras do Brasil com outros países.
A carga tributária no Brasil tem como principal base de incidência os bens e serviços, o que lhe confere caráter essencialmente regressivo.
O PIB nominal é a medida do produto ideal para avaliar o nível e a trajetória de crescimento econômico, pois representa métrica de produto a preços constantes a partir de determinado ano-base.
Sabe-se que, ao buscar financiamento de seus gastos por meio de empréstimo, o governo apenas adia o aumento de impostos para um momento futuro; a tese da equivalência ricardiana defende que consumidores e contribuintes se anteciparão ao aumento futuro de impostos aumentando seu nível de poupança, por intermédio, por exemplo, da aquisição de títulos da dívida pública.