Uma aplicação financeira em fundos de renda fixa, em que não há restrições para o resgate, será classificada no grupo de
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo,
segundo Krugman & Obstfeld (2010), relativas à política
comercial internacional e assinale a opção que apresenta a
seqüência correta.
( ) Assim como a tarifa, o subsídio à exportação também pode
ser "ad valorem”.
( ) Uma cota de importação constitui uma restrição indireta
sobre a quantidade de algum bem que pode ser importado.
( ) As cotas de importação de alguma maneira limitam as
importações sem elevar os preços domésticos do bem
importado.
( ) As restrições voluntárias à exportação (RVE) diferem das
tarifas pelo fato de o governo não obter receita.
( ) Barreiras burocráticas são também outro tipo de
instrumento de política comercial.
Um hospital militar realiza periodicamente exames para identificar a presença de determinada doença nos militares da reserva. Sabe-se que um em cada dez indivíduos tem a doença. Destes, 90% reagem positivamente ao exame, enquanto 10% dos que não tem a doença também reagem positivamente quando submetidos ao mesmo exame. Qual a probabilidade de um militar da reserva selecionado aleatoriamente NÃO estar doente, sabendo-se que reagiu positivamente ao exame?
Em uma economia fechada, se o equilíbrio ocorrer na faixa absolutamente inelástica da função LM, é correto afirmar que :
Inicialmente, suponha que a quantidade consumida do bem X seja igual a 10 e que o consumo do bem Y seja igual a 0,1 unidade. Se esse consumidor decide aumentar a quantidade demandada do bem X em uma unidade, mantendo-se o nível de utilidade constante em 2, ele terá que sacrificar o consumo do bem Y em 1/6 unidade.
A respeito das estruturas de mercado e do padrão concorrencial das firmas, julgue o item abaixo.
Em concorrência perfeita, o lucro de curto-prazo pode ser negativo.
A respeito do endividamento do setor público, julgue os itens subsecutivos.
O aspecto mais importante em relação à sustentabilidade do endividamento governamental de um país é que a sua dívida pública não ultrapasse o valor do seu Produto Interno Bruto (PIB).
Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos relevantes da história econômica nacional.
O esforço de industrialização ocorrido na década de 50 do século passado foi possível graças à implementação de vários programas que tinham por objetivo promover a indústria de bens duráveis e bens de capital.
No que diz respeito às interferências do governo na economia do Brasil, julgue os itens subsecutivos.
A razão entre a dívida líquida global do setor público e o PIB foi reduzida sutilmente no início da primeira década deste século, apesar de o país ter apresentado superávits primários elevados e crescentes.
No que diz respeito à economia da regulação, julgue os itens que se seguem.
Quando uma atividade econômica apresenta externalidades sociais, ela enseja a prestação do serviço diretamente pelo Estado.
As práticas competitivas, oriundas de integrações horizontais, ocorrem entre os agentes de diferentes elos da cadeia produtiva, que possuem uma típica relação fornecedor/cliente.
No que diz respeito à teoria da produção, julgue os itens que se seguem.
Não há custo de oportunidade quando a economia opera em um ponto interno à fronteira de possibilidade de produção.
A respeito da teoria microeconômica do consumidor, julgue os
próximos itens.
Para um consumidor com orçamento inteiramente gasto com dois bens, o aumento do preço de um dos bens causará, necessariamente, a redução no consumo de ambos os bens, exceto se um deles for inferior.
No que se refere às disposições constitucionais acerca do Sistema Financeiro Nacional, julgue o próximo item.
Até a promulgação da Emenda Constitucional n.º 40, de 29/5/2003, a Constituição Federal de 1988 limitava os juros reais relativos à concessão de crédito a 12% ao ano, conceituando a cobrança acima desse limite como crime de usura, a ser regulamentado por lei complementar.
No tocante à regulação prudencial do Sistema Financeiro Nacional e sua adequação aos princípios e recomendações internacionais, julgue os itens subsequentes.
Os derivativos de crédito contratados entre instituição financeira, na condição de contraparte transferidora de risco, e sociedade seguradora, na condição de contraparte receptora de risco, são considerados instrumentos mitigadores de risco de crédito.