Considerando os principais resultados da teoria keynesiana e do modelo IS–LM, julgue os próximos itens.
No modelo IS–LM com oferta e demanda agregadas, a curva de oferta agregada desloca-se com o aumento do salário nominal, o que gera como resultado o aumento do nível de preços e a redução da renda de equilíbrio.
Acerca de inflação, política monetária e crescimento no contexto da economia brasileira, julgue os itens a seguir.
O governo brasileiro adota a sistemática de metas para a inflação como diretriz para fixação do regime de política monetária
No que se refere à participação do setor público na atividade econômica, julgue os itens subsecutivos
As justificativas clássicas para a intervenção estatal na economia incluem a possibilidade de obtenção de lucros extraordinários para elevar receitas, externalidades e também motivos políticos e nacionalistas.
Julgue os itens seguintes, referentes à contabilidade fiscal e à sustentabilidade do endividamento público.
A partir de 1999, a política fiscal brasileira começou a ganhar credibilidade no cenário econômico mundial, devido à obtenção de consecutivos superávits primários anuais.
Com relação à economia do setor público, julgue os itens que se seguem.
A intervenção estatal em determinado mercado competitivo não necessariamente é uma medida negativa, já que governo e sociedade podem ter objetivos que não estejam limitados à eficiência econômica.
Julgue os itens subsequentes, relativos a mudanças estruturais da economia brasileira, planos de desenvolvimento e planos de estabilização.
O segundo Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico do governo de Ernesto Geisel deu continuidade ao processo de industrialização substitutiva de importações em uma fase crítica da economia mundial e da economia brasileira.
Julgue os itens subsequentes, relativos a mudanças estruturais da economia brasileira, planos de desenvolvimento e planos de estabilização.
Após o fracasso do Plano Cruzado, ficou claro que a inflação não era apenas inercial, mas também de demanda. Assim, o Plano Bresser incorporou elementos macroeconômicos heterodoxos e ortodoxos ao combate à inflação.
Com referência a indicadores do desenvolvimento econômico e social, perfil demográfico e desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza brasileira, julgue os itens que se seguem.
A desigualdade regional ou espacial da renda no Brasil pode ser explicada, entre outros fatores, pela concentração industrial.
A taxa de desemprego não é a melhor estimativa do número de pessoas disponíveis para trabalhar, ainda assim, é a mais usada. Desse modo, a pessoa considerada desempregada é aquela que:
Com base no quadro abaixo, que mostra duas demandas de um indivíduo pela mercadoria x para diferentes rendas, responda às questões de números 61 e 62.

O módulo da elasticidade-preço da demanda Q do consumidor, quando o preço aumenta de 1 para 2, é:
Em projetos mutuamente exclusivos, a alternativa, mais adequada, sobre os métodos e critérios de avaliação de investimentos de capital é:
Uma empresa utiliza apenas o fator trabalho para produzir um serviço de atendimento que tem um valor de mercado de R$15,00 a hora. Os trabalhadores podem ser contratados em mercado de trabalho competitivo a R$90,00 a hora. A função de produção é f(L )=20L – L2, em que L é uma hora de trabalho contratado e f(L ) é a quantidade de horas de atendimento produzidas. A quantidade de horas de trabalho contratada pela empresa maximizadora de lucro será:
Sobre o comportamento das curvas de custo da produção, estudadas em Microeconomia, pode-se afirmar que:
Acerca do problema da maximização da função utilidade dentro da teoria do consumidor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As curvas de demanda marshalianas são invariantes à transformações monotônicas crescentes das funções utilidade. ( ) As demandas marshalianas são homogêneas de grau zero nos preços e homogêneas de grau 1 na renda. ( ) O multiplicador de Lagrange do problema será invariante (fixo ou constante) toda vez que a função utilidade for homotética. ( ) As funções utilidade de Leontief garantem que a taxa marginal de substituição seja dependente das demandas marshalianas. Assinale a sequência correta.
A curva de Receita Marginal de um Monopolista é dado por Rmg(q) = 10 – 4q, em que a quantidade produzida
(q) e a Receita Marginal (Rmg) são expressos em mil unidades. Sabe-se que para q = 1.500 unidades a
elasticidade preço da demanda
é – 2,33. Qual é a expressão da curva de demanda, ou Receita Média (Rme),
desse monopolista?