O defeso é a paralisação das atividades de pesca para
proteger as espécies de peixes durante o seu período de reprodução,
garantir a manutenção de forma sustentável dos estoques pesqueiros
e, consequentemente, manter a atividade e a renda dos pescadores.
Assim, todo pescador profissional que exerce suas atividades
de forma individual ou em regime de economia familiar fica
impedido de pescar durante a época de reprodução das
espécies-alvo de suas pescarias. Nesse período, os pescadores
profissionais recebem seguro-desemprego ou seguro-defeso em
parcelas mensais, na quantia de um salário-mínimo, em número
equivalente ao período de paralisação.
Internet: < www.mpa.gov.br > (com adaptações).
Com referência ao assunto abordado no texto e sua relação com
as funções econômicas governamentais, julgue os itens a seguir.
A ação de pescar no período de defeso e seu impacto sobre a atividade pesqueira em geral representam uma falha de mercado classificada como externalidade negativa.
Acerca de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se a perspectiva da renda, o produto interno bruto a preços de mercado pode ser decomposto em renda pessoal disponível, renda bruta disponível das empresas, renda líquida do governo e renda líquida enviada ao exterior.
Acerca de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
As famílias destinam ao consumo e à poupança a renda disponível, e não a renda total, ainda que o governo não participe da economia.
A propósito do mercado de trabalho e do comércio exterior, julgue
os itens seguintes.
As cinco fases da integração econômica são, respectivamente, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e integração econômica.
A respeito das políticas fiscal, monetária e cambial, julgue os itens
que se seguem.
Caracteriza-se como política fiscal expansionista a permissão do Banco Central do Brasil para que as instituições financeiras cumpram suas exigibilidades de encaixe obrigatório dos depósitos de poupança por meio da concessão de operações de financiamento habitacional no Sistema Financeiro da Habitação.
Acerca das relações entre o crescimento econômico e a inflação,
julgue o seguinte item.
Em uma economia com perfeita flexibilidade de preços e agentes econômicos dotados de expectativas racionais, a adoção de política monetária expansionista possibilita a ampliação da atividade econômica a longo prazo, sem impacto inflacionário.
Sobre a Macroeconomia Clássica, analise as afirmativas. I - Todos os agentes são perfeitamente informados sobre os preços relevantes para a economia. II - As firmas demandam trabalho observando o salário real. III - Os indivíduos (trabalhadores) ofertam trabalho por intermédio do trade off entre renda e lazer. IV - As forças de mercado equilibram a economia em nível de pleno emprego. V - A demanda de moeda é parte transacional, parte precaucional e parte especulativa. Estão corretas as afirmativas
Em um modelo keynesiano simples, suponha uma economia fechada com consumo dado por C = 100 + 0,8(Y - T) , investimento de 80, gastos do governo de 100 e impostos de 100. A renda de equilíbrio nessa economia é:
Julgue os itens subsequentes, acerca de taxa de câmbio e de regimes cambiais.
A depreciação do peso argentino frente ao real pode reduzir as exportações dos produtos brasileiros para a Argentina, desconsiderados os efeitos da inflação nos dois países.
Considerando as identidades macroeconômicas básicas e os conceitos relacionados ao balanço de pagamentos, julgue os itens a seguir.
A diferença entre produto interno bruto (PIB) a preços de mercado e PIB a custo de fatores é igual à soma dos impostos diretos menos o total dos subsídios à produção.
Julgue os itens a seguir, relativos às funções econômicas do Estado e aos instrumentos para a concretização dessas funções.
A obrigatoriedade de divulgação, pelas instituições financeiras, do custo efetivo total dos empréstimos e financiamentos a pretendente de crédito, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, constitui forma de intervenção do Estado na economia no âmbito de sua função alocativa.
Com relação aos instrumentos de política fiscal, monetária e cambial, julgue os itens que se seguem.
Em uma situação recessiva, uma política fiscal expansionista
baseada no aumento do gasto do governo tem um efeito maior
sobre a demanda agregada do que aquele que seria produzido
por uma política fiscal expansionista baseada na redução de
impostos sobre a renda.
A curva de Phillips se tornou um poderoso instrumento de política macroeconômica. A evidência de sua história, bem como a observação de diversos países, indica a necessidade de diversas ressalvas da relação entre as variáveis representadas por ela. Quanto à indexação de salários, pode-se dizer que:
Em relação à teoria macroeconômica e ao debate entre clássicos e
keynesianos, julgue os itens que se seguem.
No modelo macroeconômico de Keynes, o equilíbrio de
mercado é do tipo walrasiano.
Acerca do modelo macroeconômico IS/LM, julgue os itens
subsequentes.
O aumento da propensão marginal a consumir torna a curva IS
mais plana, com juros no eixo das ordenadas e produto no eixo
das abscissas.