Após a desvalorização cambial no início de 1999 não se verificou a redução da atividade econômica. Em relação aos motivos deste fato, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A economia brasileira apresentou um fraco desempenho em 1998 e, assim, o crescimento de 1999 foi computado a partir de um nível base mais baixo. ( ) O governo promoveu um “hedge”ao setor privado, o que evitou um efeito-riqueza associado à queda do consumo e do investimento. ( ) As importações foram substituídas em alguns setores pela maior competitividade que a mudança cambial propiciou ao setor doméstico frente ao setor externo. As afirmativas são, respectivamente,
Um traço positivo do sistema tributário no Brasil é a
Durante o regime militar, a economia brasileira mergulhou em uma das mais graves crises de sua história. Para conter a inflação elevada, os governos posteriores ao regime militar adotaram planos econômicos para tentar combater a hiperinflação. Qual plano econômico bloqueou contas e aplicações financeiras nos bancos, confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país, incluindo o das cadernetas de poupança e extinguiu a moeda vigente à época, o cruzado, restabelecendo o cruzeiro?
Sobre a necessidade de financiamento externo da economia brasileira após 1994, considere as seguintes afirmativas: 1 O hiato de recursos foi ampliado. 2 O hiato de recursos, que nas décadas anteriores tinha sido determinante importante do endividamento externo, passou a ser determinado pelo influxo de capital. 3 A estabilidade inicial de preços após o Plano Real atraiu grande entrada de investimentos greenfield, o que garantiu o aumento da oferta e da competição internas. 4 A política econômica da chamada âncora cambial incluía a elevação das taxas de juros internas, resultando numa nova estrutura de entrada de capitais com maior participação dos fluxos de portfólio. Assinale a alternativa correta.
De acordo com Lopes & Rosseti (2009), quais foram os fundamentos da estabilização do Plano Real, pós-emissão da nova moeda?
Com relação aos planos de estabilização da economia brasileira,
julgue os itens que se seguem.
O Plano Bresser tinha como meta a inflação zero, uma estratégia para eliminar a inércia inflacionária e ancorar as expectativas dos agentes.
Com relação aos principais planos de estabilização da economia brasileira, assinale a opção correta.
Com relação à primeira fase do Plano Real (1994–1998),
analise as assertivas abaixo.
I. Houve valorização cambial em termos reais nos
primeiros meses.
II. Houve elevação do superávit comercial.
III. Houve uma clara política de redução da taxa de
juros que não sofreu descontinuidades no período.
É correto o que se afirma em
No que se refere ao desempenho econômico do Brasil de 1967 a 1979, leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a opção correta.
A respeito de economia, julgue os itens seguintes.
A elevação das taxas internacionais de juros em 1979 resultou, entre outros fatores, na forte contração da atividade econômica na economia brasileira nos anos de 1982 e 1983.
No século XX, foram registrados na economia brasileira
dois importantes fluxos migratórios: um deles promoveu
saída das pessoas do campo para as grandes cidades, em
decorrência da industrialização; o outro favoreceu a migra-
ção direcionada para as regiões onde novas terras eram incorporadas
à produção agropecuária. O primeiro movimento
descrito é denominado:
Assinale a opção correta a respeito dos planos de estabilização editados a partir da década de 80 do século XX.
Leia as opções abaixo, que dizem respeito ao período do governo de Juscelino Kubstichek (J.K.), e assinale a correta.
Na tentativa de combater a inflação brasileira, o Plano
Real, em uma de suas fases, introduziu a URV (Unidade
Real de Valor). Esse procedimento teve como principal
objetivo:
A respeito de economia, julgue os itens seguintes.
Com a implantação do Plano Real no Brasil e o fim da elevada taxa de inflação, a economia brasileira apresentou tendência de resultado nominal positivo.