Com relação aos planos de desenvolvimento editados a partir da segunda metade do século XX, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta, no tocante à economia brasileira a partir da aceleração dos processos de industrialização e urbanização.
Assinale a opção correta, acerca do perfil demográfico brasileiro.
No tocante ao mercado de trabalho, assinale a opção correta.
No fim da década de 1970 e início dos anos 1980, a economia brasileira encontrava-se dependente das condições externas e com fortes pressões inflacionárias. As medidas de ajuste da economia adotadas pelo governo militar naquele período:
A economia brasileira, ao longo da década de 1990, passou por um processo de maior abertura para a economia mundial, bem como de liberalização comercial. Neste contexto, leia e analise, atentamente, as informações a seguir e marque a alternativa correta.
I. Depois do Plano Real, houve um aumento contínuo, ano a ano, dos influxos líquidos de investimento estrangeiro direto.
II. Para que houvesse um aumento das exportações gerando resultados positivos significativos na balança comercial, foi utilizado de 1995 até 1999, um regime de câmbio flutuante.
III. Entre 1990 e 1999, houve um aumento intensivo da participação dos ramos industriais em tecnologia no Valor da Transformação Industrial, ou seja, no VTI.
Leia e analise, atentamente, as informações sobre o processo brasileiro de industrialização por substituição de importações e assinale a alternativa correta.
I. Esse processo apoiou-se em instrumentos de política econômica como reservas de mercado, subsídios e incentivos fiscais e financeiros à indústria nascente.
II. Esse processo, no Brasil, se fez sem pressões inflacionárias, sem desequilíbrios externos e sem desigualdades regionais.
III. Foi um processo por meio do qual o Estado, entre outras responsabilidades , as segurou investimentos eminfraestrutura e exerceu o papel de empresário no segmento da indústria pesada.
A respeito dos aspectos relativos à economia brasileira pósestabilização, assinale a opção correta.
Com relação às desigualdades de renda e de riqueza, assinale a opção correta.
O Plano Cruzado decretado em 28 de fevereiro de 1986:
A economia brasileira sempre manteve fortes vínculos com a extração mineral. Desde o período colonial, a Coroa Portuguesa considerava a mineração um dos principais setores da economia. Entre 1707 e 1709, pelo direito de exploração das jazidas de ouro na região das Minas Gerais, iniciou-se um confronto entre os bandeirantes paulistas, que reivindicavam a exclusividade da atividade mineradora, e outro grupo formado por portugueses e migrantes de outras regiões do Brasil. Esse conflito ficou conhecido como
Acerca dos indicadores do desenvolvimento econômico e social brasileiro, assinale a opção correta.
No “Milagre Econômico Brasileiro”, período da história recente da economia brasileira caracterizado por altas taxas de crescimento econômico, pode-se observar:
Com relação às políticas econômicas, que normalmente tendem a
ter efeitos de curto e longo prazo na economia, julgue os itens
subsequentes.
A depreciação do real, verificada nesses últimos meses, deve- se ao excessivo déficit público e, consequentemente, à manutenção de elevadas taxas de juros reais.
O atual ritmo de crescimento do setor da construção civil é afetado pelo elevado crédito imobiliário nacional, que gira em torno de 25% do PIB.
PORQUE
As principais fontes de financiamento da construção civil são o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e 65% dos depósitos de poupança.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que