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O contrato de compra e venda de um imóvel não residencial em construção, continha cláusula que determinava a perda total das parcelas pagas caso a compradora, que utilizaria o imóvel como sede empresarial, desistisse do negócio. O contrato foi firmado após a edição do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A referida cláusula é prática manifestamente abusiva, mas não nula de pleno direito.

A respeito das infrações penais previstas no CDC, assinale a opção correta.

Sobre os contratos na relação de consumo, é correto:

Pedro compra um televisor novo em 1º de março de 2015. O fornecedor oferece garantia, mediante termo escrito, de 1 (um) ano. Em 15 de julho de 2016, em decorrência de um vício oculto (não originado de desgaste natural), o sistema de áudio da TV para de funcionar. Em 20 de agosto de 2016, Pedro entra em contato com o fabricante, informa o problema e solicita o conserto. O fabricante se recusa a efetuar o conserto afirmando que decorreu o prazo de garantia de 1 (um) ano. Pedro, então, propõe ação de obrigação de fazer, em 10 de setembro de 2016, pleiteando a condenação do fabricante a efetuar o conserto da TV. É correto afirmar que a ação é

No caso da celebração de um contrato de prestação de serviços vinculados à saúde, a obtenção do consentimento informado do paciente, destinatário final do atendimento, é

Julgue o item subsecutivo com base em conhecimentos relativos ao direito civil.

O STJ entende que a utilização, por pessoa jurídica, do chamado escore de crédito para avaliar o risco será considerada como válida apenas se houver consentimento do consumidor, sob pena de violação dos princípios do direito do consumidor.

Assinale a alternativa CORRETA:

Marque a resposta CORRETA:

Julgue os itens a seguir, acerca de práticas comerciais nas relações de consumo.

I As práticas abusivas vedadas ao fornecedor de produtos ou serviços são dispostas, no CDC, de modo exemplificativo.

II É vedado ao comerciante enviar ao consumidor qualquer produto sem que haja prévia solicitação.

III A cobrança de tarifa básica pelo uso dos serviços de telefonia fixa caracteriza venda casada, sendo considerada ilegítima.

IV Conforme o CDC, rejeitar cheque como forma de pagamento pela compra de um produto é prática abusiva.

Estão certos apenas os itens

Atendendo ao mandamento constitucional previsto no artigo 5, XXXII, foi editada a Lei n. 8.078/90 criando o Código de Defesa do Consumidor (CDC), considerada à época um marco no Direito. Uma das previsões contidas no CDC consiste no direito de reclamar pelos vícios aparentes, ou de fácil constatação, presentes em produtos ou serviços. O prazo para o consumidor reclamar seu direito caduca em

Com base em informações do sistema de escore de crédito, método estatístico de avaliação de risco, determinada instituição financeira recusou pedido de empréstimo em dinheiro feito por João. Em razão da recusa, João ajuizou ação contra a instituição financeira, alegando prática comercial ilegal por parte dela, e requereu a aplicação do CDC.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz do entendimento do STJ.

A utilização do escore de crédito é considerada prática comercial ilícita, na medida em que esse sistema constitui banco de dados indevido, por dispensar o consentimento do consumidor para que seus dados sejam nele incluídos.

Determinada empresa que fabrica cervejas divulgou

propaganda de sua nova bebida, de cor escura, e estampou

uma mulher negra no anúncio, associando seu corpo às

características do produto. O MP ajuizou ACP pleiteando a

alteração do anúncio, sob o argumento de que ele era racista

e sexista e que sua propagação violaria os direitos dos

consumidores. Nessa ação, também foi requerido que o magistrado

fixasse dano moral coletivo.

Nessa situação hipotética, conforme a legislação aplicável ao caso

e o entendimento doutrinário sobre o tema,

Mário firmou contrato de seguro de vida e acidentes pessoais,

apontando como beneficiários sua esposa e seu filho. O

negócio foi feito via telemarketing, com áudio gravado,

recebendo informações superficiais a respeito da cobertura

completa a partir do momento da contratação, atendido

pequeno prazo de carência em caso de morte ou invalidez

parcial e total, além do envio de brindes em caso de

contratação imediata. Mário contratou o serviço na mesma

oportunidade por via telefônica, com posterior envio de

contrato escrito para a residência do segurado.

Mário veio a óbito noventa dias após a contratação. Os

beneficiários de Mário, ao entrarem em contato com a

seguradora, foram informados de que não poderiam receber a

indenização securitária contratada, que ainda estaria no

período de carência, ainda que a operadora de telemarketing,

que vendeu o seguro para Mário, garantisse a cobertura.

Verificando o contrato, os beneficiários perceberam o engano

de compreensão da informação, já que estava descrito haver

período de carência para o evento morte “nos termos da lei

civil".

Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa

correta.

Nas ações coletivas para a defesa de interesses individuais homogêneos,

Uma grande loja de departamentos fez uma liquidação de seus produtos, para queimar estoque, sendo produtos novos e sem qualquer vício. Porém, colocou uma enorme placa avisando que tudo o que fosse adquirido pelo preço promocional não teria qualquer tipo de troca. Diante dessa situação, é correto afirmar que:

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