O Sesc−DF disponibiliza, desde abril de 2006, o Programa Passaporte para a Saúde em Unidade Móvel, que atende à clientela
Folheando o livro de crônicas Vida Urbana (1956), é possível perceber que o escritor pré-modernista Lima Barreto já demonstrava certa inquietude com a questão da violência na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Orientando-se pelos fatos cotidianos da época, esse literato nos aponta que não é de hoje que a violência é um problema que tem mobilizado esforços de pensadores e intelectuais.
Sobre a violência urbana é CORRETO afirmar que
Um dos principais problemas que assolam a sociedade atual é a acumulação do lixo em locais inapropriados. Assinale a alternativa que corresponde a um desses lugares.
Oscar Niemeyer, que dá nome a um dos mais importantes museus paranaenses, ficou conhecido mundialmente por suas atividades como:
Os cargos políticos a serem preenchidos nas eleições 2018, terão mandato de 4 anos, exceto para:
Julgue o item a seguir, a respeito da história e da institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo.
A Inspetoria de Monumentos Nacionais, primeiro órgão voltado para a preservação do patrimônio no Brasil, foi criada em 1915 e estava vinculada ao Museu das Missões.
No que se refere ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), julgue o item subsequente.
O SNIIC tem como objetivo fornecer metodologias e parâmetros para a mensuração da atividade cultural.
Não se pode coligir provas antes de se começar a pensar [...]. Isto porque pensar significa fazer perguntas, e nada constitui prova a não ser em relação a uma pergunta definida.
Robin Collingwood. A ideia de história. Lisboa: Presença, 1994, p. 346 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da problemática das fontes no ofício do historiador.
A despeito de terem promovido significativas inovações metodológicas e fomentado a interdisciplinaridade na pesquisa histórica, historiadores ligados à primeira fase da tradição dos Analles, como Marc Bloch e Lucien Febvre, evitaram romper com a compreensão tradicional de que a história deve ser escrita apenas com base em documentos autênticos.
Julgue o item seguinte, referente a narrativas patrimoniais e representações.
O conceito de patrimônio, inicialmente restrito, ampliou-se ao longo do tempo e passou a contemplar uma variedade de expressões culturais, como patrimônio histórico, material, imaterial e artístico.
Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue o próximo item.
A preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural no Brasil teve o seu impulso oficial na década de 1930, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue o item seguinte.
No campo do patrimônio material, há uma relação mais próxima entre o patrimônio cultural e o exercício da cidadania que no campo do patrimônio imaterial.
Considerando as figuras apresentadas, julgue o item seguinte, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.
Nas figuras apresentadas, os personagens do capoeira e do índio estão representados de forma fidedigna, sem recurso a marcas ou estereótipos raciais.
No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue o item a seguir.
Um campo de pesquisa relativamente novo no Brasil é o dos estudos sobre a pós-abolição, que se dedicam a investigar formas de exclusão social da população negra e mestiça após o fim da escravidão e a abordar os sentidos sociais e políticos da memória da escravidão.
Em várias partes do Brasil, as danças folclóricas sobrevivem e são fundamentais sociologicamente. As danças folclóricas e regionais, que geralmente aconteciam nos fins de colheitas, são bons elementos para se ensinar os costumes, histórias orais e mesmo sobre épocas de plantio de algumas regiões.
GORZONI, P. Um povo que dança! Geografia, n. 33, out. 2010 (adaptado).
O folclore é a expressão da identidade de um povo, de uma região, de um país, na medida em que
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto também de bens de natureza imaterial, incluídos aí os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.
IPHAN. O que é patrimônio imaterial?
Disponível em: www.iphan.gov.br. Acesso em: 21 jul. 2014 (adaptado).
Qual dos bens apresentados representa o tipo de bem cultural citado no texto?