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Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.

Em relação ao Estado, ações do governo, partidos políticos, terceiro setor, e, em certas circunstâncias, ações privadas, caracterizam-se como comunicação pública.

Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.

A comunicação pública acontece no espaço formado pelos fluxos de informação pelos quais interagem agentes públicos e atores sociais, compartilhando informações sobre negociações, conflitos e acordos, para atender temas de interesse coletivo.

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.

Uma comunicação interna para divulgação de processos políticos decisórios é uma comunicação pública.

Relacione as diferentes visões de comunicação pública, listadas a seguir, às suas respectivas funções.

1- Forma de orientação dos cidadãos

2- Orientadora dos discursos dos dirigentes

3- Forma de integração interna

4- Instrumento a serviço da verdade

5- Forma de expressão da identidade

( ) Imagem e credibilidade.

( ) Assessoria estratégica.

( ) Educativa.

( ) Ética.

( ) Ajuste organizacional.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.

O emprego de recursos de não mídia para incentivar públicos a conhecer determinadas marcas é uma forma de comunicação pública.

Segundo Jorge Duarte, em “Os desafios da Comunicação Pública":

A primeira vez que se organizou a comunicação do Serviço Público no Brasil, foi no período Vargas. A estrutura era usada como estratégia de manipulação, censura, convencimento em moldes “fascistas" e com uso assumidamente político e personalista. Depois disso, durante muito tempo, evitou-se falar em comunicação dentro de governos, até para não lembrar o famigerado DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – de Vargas. Quando um governo resolveu fazer planejamento em comunicação foi em pleno regime militar. Adotou-se, então, um novo modelo de sistema de comunicação usando o então nome “moderno" de Relações Públicas. Na prática, fortaleceu-se a compreensão da comunicação como instrumento de persuasão social em um governo. Além de reafirmar preconceitos sobre comunicação de governo, esse período serviu também para ajudar a estigmatizar a prática relações públicas.

(Porto Alegre: Rede Escolas de Governo, mimeo. Disponível em: <http://redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br/upload/ 1367323906_Jorge%20Duarte.pdf>)

Com o pacto democrático construído no processo constitucional que resultou na carta de 1988, a comunicação pública no Brasil tem como finalidade promover

Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.

A comunicação pública tem origem na comunicação governamental, mas são distintas: enquanto a comunicação pública se refere a tudo que seja destinado ao público, a comunicação governamental diz respeito a cada governo em si e ao terceiro setor.

De acordo com Duarte (2009), os ambientes da Comunicação de Interesse Público e da Comunicação de Interesse Privado podem ser representados a partir da figura abaixo.

Sobre esses ambientes, considere as seguintes afirmativas:

1.A Comunicação Governamental, realizada pelo estado, é a de maior importância no âmbito da comunicação de interesse público.

2.As empresas estão inseridas em ambos os ambientes, e a sua relação com o interesse público se dá pelas práticas de Responsabilidade Social e Cidadania Corporativa.

3.A imprensa está situada em ambos os ambientes, porque deve divulgar as informações de interesse público atendendo às exigências do interesse privado.

4.As ONGs estão inseridas no âmbito do interesse público, porque substituem o estado na resolução de problemas sociais.

Assinale a alternativa correta.

A respeito da comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos básicos para a efetivação da comunicação pública, como, por exemplo, as pesquisas, os planos e as diretrizes, devem ser definidos a partir das características e da missão dos variados públicos que fazem interface com a esfera pública, bem como a partir da intenção do emissor da comunicação.

Acerca de planejamento e execução de campanhas no âmbito da comunicação pública, assinale a opção correta.

No que concerne a conceitos, processos, instrumentos e legislação

relacionados à comunicação pública, julgue os itens que se seguem.

Ações de comunicação para a promoção de personalidades, a exemplo do marketing eleitoral, podem se enquadrar entre as modalidades de comunicação pública.

A respeito da comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

Opinião pública, também denominada senso comum, é a expressão da participação popular na criação, no controle, na execução e na crítica das diretrizes de uma sociedade.

A respeito da comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

Apesar de ser considerada uma estratégia ou ação comunicativa direcionada ao interesse público, a comunicação pública não possui como propósito promover a cidadania nem o debate de interesse da coletividade.

No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem.

A função da ouvidoria na comunicação pública corresponde à

do ombudsman nos veículos de comunicação. Se, na indústria

informativa, o ombudsman opera como vigilante dos sistemas

de comunicação, na comunicação pública a ouvidoria atende

aos princípios da transparência e da qualidade no atendimento

aos usuários.

A respeito da classificação indicativa de diversões e espetáculos públicos por faixas de idade e horários correspondentes, julgue os itens a seguir.

A autoclassificação ou análise prévia é a inscrição, por parte de pessoas jurídicas detentoras dos direitos de exibição cinematográfica, obtidos mediante processo burocrático junto ao Ministério da Justiça, informando a classificação pretendida, sem a necessidade de envio, ao órgão classificador, da obra audiovisual.

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