Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 33 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito dos objetivos da Comunicação Organizacional, avalie as afirmações abaixo e assinale a opção correta: I. Criar e divulgar a imagem institucional da empresa.
II. Adequar os trabalhadores a um mercado cada vez mais complexo, instável e competitivo.
III. Atender às demandas dos consumidores.
IV. Defender os interesses da empresa junto aos governos federal, estadual e municipal e seus representantes (lobbies).
V. Encaminhar questões relacionadas a sindicatos, órgãos de classe e à preservação do meio ambiente.

Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens

a seguir.

Para a efetivação do ato comunicacional de uma organização, o envolvimento do público com mensagens e informações deve ser indireto.

Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha

e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue

os próximos itens.

A comunicação organizacional está presente em todos os fluxos de informação dos espaços de interação e de diálogo de uma instituição.

Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha

e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue

os próximos itens.

A auditoria da imagem institucional se encerra na avaliação da presença da organização na mídia.

Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens

a seguir.

A comunicação organizacional promove entre os integrantes de uma organização e de suas redes informações acerca de políticas, planejamentos, ações, coordenações, direções e controles dessa organização.

Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens

a seguir.

A comunicação organizacional, a empresarial, a corporativa e a institucional tratam das mesmas vertentes de atuação.

No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de

instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes.

A identidade corporativa, representada pelas logomarcas da organização e pelas aplicações dessas logomarcas, que reafirmam a identidade visual, não inclui o conjunto de valores e crenças da organização.

Acerca dos fundamentos e das finalidades da comunicação nas organizações, assinale a opção correta.

A comunicação organizacional pode ser definida como a somatória de todas as atividades de comunicação de uma empresa. Em relação aos seus destinatários, analise as afirmações abaixo:
I. Destina-se ao público externo, constituído pela sociedade de um modo geral, como o governo, políticos, consumidores e formadores de opinião. II. Destina-se ao público interno, formado pelos colaboradores da empresa, tais como funcionários, fornecedores e parceiros em geral.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:

Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade

institucional.

I.A identidade institucional é uma declaração da pró-

pria organização sobre como ela se apresenta à

sociedade, com visão, missão, valores, compromissos

etc.

II.A imagem institucional é a forma como os diferentes

públicos de uma organização a percebem,

assim como seus produtos e/ou serviços.

III.Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem

institucional é um objetivo tático do planejamento

cuja persecução é opcional e de pouco impacto.

IV.A imagem institucional é uma parte integrante do

planejamento de comunicação institucional, podendo

as formas de sua persecução ser definidas em

planos específicos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Em uma instituição, a comunicação exerce um papel fundamental

no gerenciamento de situações de crise que podem

trazer problemas não só para a instituição como também

atingir terceiros ou a coletividade. Nesses casos, a

empresa ou instituição envolvida, juntamente com sua assessoria

de comunicação, devem atuar para dar as respostas

impostas pela situação. Entre as possíveis causas de

situações de crise descritas acima, NÃO se inclui

A comunicação organizacional integrada é formada por um mix que compreende

No percurso da comunicação organizacional em âmbito internacional, um dos principais estudiosos do

assunto, Gaudêncio Torquato, destaca as fases que marcaram a evolução dessa comunicação. Sobre o tema,

assinale a afirmativa INCORRETA.

Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.

As condições de existência de uma organização, bem como a

direção de seu movimento, são definidas pela comunicação que

ocorre interna e externamente, visto que a comunicação é um

elemento vital no processamento das funções administrativas

de uma organização.

As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas no

Brasil na última década, especialmente nas empresas privatizadas

prestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos para

tomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinar

indicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.

IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administração

pública brasileira. 2006, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes

acerca de pesquisas de satisfação.

As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um

quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou

concessionária, não apresentam dados específicos de

percepção acerca da imagem da administração, importantes

para compor um plano estratégico de comunicação.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282