A respeito de comunicação visual, processo gráfico e planejamento editorial, julgue o item que se segue.
A imagem corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização, sendo definida por dois parâmetros: o que a empresa é e o que a empresa faz.
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
Conhecido também como jornal da empresa, o house-organ é um instrumento de comunicação escrita de custo inferior ao da revista, razão por que é uma ótima opção para divulgação das informações do ambiente organizacional.
O conhecimento preciso das relações entre a organização e seus públicos é condição obrigatória para o sucesso dos negócios. Sobre os públicos de uma organização, considere as seguintes afirmativas:
1.O stakeholder é uma pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma organização e tem papel direto na gestão e nos resultados.
2.Familiares e dependentes de empregados e empregadores integram o público interno de uma organização.
3.Imprensa, sindicatos, concorrentes, opinião pública, consumidores, comunidade e governo integram o público misto de uma organização.
Assinale a alternativa correta.
A respeito dos objetivos da Comunicação
Organizacional, avalie as afirmações abaixo e
assinale a opção correta:
I. Criar e divulgar a imagem institucional da empresa.
II. Adequar os trabalhadores a um mercado cada
vez mais complexo, instável e competitivo.
III. Atender às demandas dos consumidores.
IV. Defender os interesses da empresa junto aos
governos federal, estadual e municipal e seus
representantes (lobbies).
V. Encaminhar questões relacionadas a sindicatos,
órgãos de classe e à preservação do meio ambiente.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
Para a efetivação do ato comunicacional de uma organização, o envolvimento do público com mensagens e informações deve ser indireto.
Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha
e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue
os próximos itens.
A comunicação organizacional está presente em todos os fluxos de informação dos espaços de interação e de diálogo de uma instituição.
Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha
e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue
os próximos itens.
A auditoria da imagem institucional se encerra na avaliação da presença da organização na mídia.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
A comunicação organizacional promove entre os integrantes de uma organização e de suas redes informações acerca de políticas, planejamentos, ações, coordenações, direções e controles dessa organização.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
A comunicação organizacional, a empresarial, a corporativa e a institucional tratam das mesmas vertentes de atuação.
No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de
instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes.
A identidade corporativa, representada pelas logomarcas da organização e pelas aplicações dessas logomarcas, que reafirmam a identidade visual, não inclui o conjunto de valores e crenças da organização.
Acerca dos fundamentos e das finalidades da comunicação nas organizações, assinale a opção correta.
A comunicação organizacional pode ser
definida como a somatória de todas as atividades
de comunicação de uma empresa. Em relação aos
seus destinatários, analise as afirmações abaixo:
I. Destina-se ao público externo, constituído pela
sociedade de um modo geral, como o governo,
políticos, consumidores e formadores de opinião.
II. Destina-se ao público interno, formado pelos
colaboradores da empresa, tais como funcionários,
fornecedores e parceiros em geral.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção
correta:
Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade
institucional.
I.A identidade institucional é uma declaração da pró-
pria organização sobre como ela se apresenta à
sociedade, com visão, missão, valores, compromissos
etc.
II.A imagem institucional é a forma como os diferentes
públicos de uma organização a percebem,
assim como seus produtos e/ou serviços.
III.Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem
institucional é um objetivo tático do planejamento
cuja persecução é opcional e de pouco impacto.
IV.A imagem institucional é uma parte integrante do
planejamento de comunicação institucional, podendo
as formas de sua persecução ser definidas em
planos específicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Em uma instituição, a comunicação exerce um papel fundamental
no gerenciamento de situações de crise que podem
trazer problemas não só para a instituição como também
atingir terceiros ou a coletividade. Nesses casos, a
empresa ou instituição envolvida, juntamente com sua assessoria
de comunicação, devem atuar para dar as respostas
impostas pela situação. Entre as possíveis causas de
situações de crise descritas acima, NÃO se inclui
A comunicação organizacional integrada é formada por um mix que compreende