Leia o texto abaixo:
O Rio Tietê está morto. Ao menos uma parte dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que, em 2016, o trecho do rio com qualidade de água classificada como ruim ou péssima começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva, já no interior de São Paulo. (...) A boa notícia é que, em comparação com o ano passado, a mancha de rio “morto" diminuiu 11,5%. “Diante de toda a situação de crise hídrica, ter um recuo no tamanho da mancha, mesmo que pequeno, é uma boa notícia", afirma Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica e uma das autoras do levantamento.
https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-doplaneta/noticia/2016/09/137-quilometros-do-rio-tiete-estao-mortosmostra-pesquisa.html Acesso em 20/3/2018
A “morte" do rio Tietê foi causada especialmente pelo despejo desenfreado de esgoto, resíduos industriais e lixo. O excesso de matéria orgânica nas águas é responsável pela eutrofização do rio. Uma das consequências mais graves da eutrofização e que está diretamente ligada à “morte" do rio é a (o)
O uso de células-tronco embrionárias ainda causa grande polêmica em várias partes do mundo. No Brasil as pesquisas com células-tronco embrionárias são regulamentadas pela Lei de Biossegurança (Lei n.º 11.105/05). Sobre o uso dessas células, é correto afirmar que
Em um acidente, três amigos - Roberto, Giovani e Marcelo, ficaram gravemente feridos. No hospital, após um exame de tipagem sanguínea, descobriu-se o tipo sanguíneo e o fator Rh dos três amigos: Roberto era A+, Giovani era O- e Marcelo AB+. No banco de sangue do hospital, havia 10 litros de sangue A+, 10 litros de sangue A-, 20 litros de B+, 20 litros de B-, 5 litros de O+, 5 litros de O-, 2 litros de sangue AB+ e 2 litros de sangue AB-. Quantos litros de sangue estavam disponíveis para cada um dos amigos, respectivamente, naquele dia?
O fato de haver um número máximo de níveis tróficos em uma cadeia alimentar é explicado pela
Considere: I. Ciclo de vida, ou seja, nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre. II. Corpo formado basicamente pelos elementos químicos Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre, substâncias orgânicas, como glicídios, proteínas e lipídios, e inorgânicas como água e sais minerais. III. Corpo formado por uma ou mais células, possuir metabolismo e apresentar crescimento. IV. Movimento próprio e sofrer evolução. V. Capacidade de perceber e reagir a estímulos, e de se reproduzir. As características para se considerar um organismo como ser vivo estão corretamente expressas APENAS em
Alicerçando-se na Resolução CONAMA 357/2005, considere:
I. As águas de classe especial devem ter sua condição natural, não sendo aceito lançamento de efluentes, mesmo que tratados.
II. Para as classes de 1 a 4 são admitidos níveis crescentes de poluição, sendo a classe 1 com o menor nível.
III. As classes 4 de águas doces e 3 de águas salobras e salinas apresentam os maiores níveis de poluição.
IV. Nas águas doces de classe 4, os níveis de poluição permitem apenas os usos menos exigentes de navegação e harmonia paisagística.
Está correto o que se afirma em
Em relação às técnicas de avaliação de qualidade de água, considere:
I. As operações de secagem, calcinação e filtração são as que definem as diversas frações de sólidos presentes na água. Os métodos empregados para a determinação de sólidos são gravimétricos, utilizando-se balança analítica ou de precisão.
II. A partir da medida do disco de Secchi é possível estimar a profundidade da zona afótica, ou seja, a profundidade de penetração vertical da luz solar na superfície d'água, que indica o nível da atividade fotossintética de lagos ou reservatórios.
III. A principal fonte de alcalinidade de hidróxidos em águas naturais decorre da descarga de efluentes domésticos, geralmente ricos em bases fortes como soda cáustica e cal hidratada.
IV. A DBO é normalmente considerada como a quantidade de oxigênio consumido durante um determinado período, numa temperatura de incubação específica. Um período de 5 dias numa temperatura de incubação de 20°C é frequentemente usado e referido como DBO5,20.
Está correto o que se afirma APENAS em
Com relação às cianobactérias, é correto afirmar:
Relacione, corretamente, as organelas celulares com suas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considerando os processos responsáveis pela perda da biodiversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) O processo global de fragmentação de habitats causa redução na área total da floresta e fragmentação progressiva dos remanescentes de florestas naturais em pequenas manchas, isoladas por plantações ou pelo desenvolvimento agrícola, industrial ou urbano.
( ) O efeito de borda promove a diminuição da disponibilidade de luz, dessecação do habitat, menor exposição a ventos, mudanças na abundância e distribuição das espécies; além de alterações nas interações ecológicas.
( ) Devido às vantagens competitivas em relação às espécies residentes e à ausência de predadores, as espécies invasoras conseguem dominar os nichos ocupados pelos organismos nativos, podendo alterar profundamente a estrutura e a composição das populações e comunidades locais.
( ) A monocultura reduz a biodiversidade e favorece o aumento de pragas, doenças e plantas espontâneas nos cultivos, demandando menor uso de agrotóxicos, o que favorece o aumento dos inimigos naturais dos insetos pragas.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:
Assinale a opção que corresponde a fatores limitantes da produtividade primária em comunidades terrestres.
As células são unidades da estrutura e da função biológica. Atente às seguintes afirmações sobre os tipos celulares, sua organização, estrutura e função:
I. Embora estruturalmente menos complexas do que as células eucarióticas, as células procarióticas são funcionalmente complexas, realizando milhares de transformações bioquímicas.
II. Organismos pertencentes aos domínios Bacteria e Archaea possuem organização celular procariótica e isso significa que eles apresentam compartimentos internos limitados por membranas.
III. Organismos pertencentes aos reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia possuem organização celular eucariótica e possuem DNA contido em um compartimento delimitado por membrana – o núcleo.
É correto o que se afirma em
Em relação ao sistema reprodutor humano masculino e feminino, é correto afirmar que
Suponha que do cruzamento de um pato e uma pata, ambos de pelo branco, nasça um pato de pelo preto, que é a característica recessiva. Sobre essa situação, é correto afirmar que afirmar que