Os ossos constituem aproximadamente 20% do peso corporal, formando estruturalmente o esqueleto, que está associado ao suporte de tecidos moles, participando da coordenação de movimentos voluntários, e à proteção anatômica do sistema nervoso central e de órgãos internos da caixa torácica.
Sobre os ossos, é INCORRETO afirmar:
A epistasia é descrita quando um alelo de um gene epistático (Inibidor) afeta a expressão completa de outros alelos (em outro lócus) de um gene hipostático. Se o alelo do gene epistático for recessivo, chamamos o fenômeno de epistasia recessiva. A cor da pelagem e a cor do focinho em cães “Labrador Retrievers" podem ser explicadas pela ação não simultânea de dois loci de genes B e E, como mostrado no esquema a seguir.
Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
A calvície ou alopecia genética é uma herança autossômica influenciada pelo sexo, sendo o efeito do gene afetado pelas características hormonais do sexo masculino ou feminino adulto, com os genótipos e correspondentes fenótipos mostrados na tabela abaixo.

Para uma população, em equilíbrio de Hardy-Weinberg, na qual 4% das mulheres desenvolvem o fenótipo calvície, assinale a afirmação INCORRETA.
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “corpo humano: organização e alguns sistemas” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Para iniciar uma aula de Ciências Naturais, o Professor pode apresentar a seguinte imagem aos alunos:

Pode ainda, esclarecer que se trata de tipo de champignon. E que alguns são comestíveis, tendo grande uso na culinária. Na oportunidade, o Professor poderá corretamente classificá-las como:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “energia elétrica” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Os plastos ou plastídeos são organelas específicas das células vegetais e de determinados protistas. São exemplos de plastos:
Considerando as funções das aulas práticas, analise os seguintes itens:
I. envolver os estudantes em investigações científicas;
II. desenvolver a capacidade de resolver problemas;
III. despertar e manter o interesse dos estudantes.
É exemplo de função das aulas práticas o que consta em
Muitas células são pequenas e a explicação para isso está relacionada à razão entre a área da superfície e o volume. Em relação à limitação de tamanho da célula, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) À medida que a célula cresce, seu volume aumenta mais lentamente do que a área da sua superfície.
( ) O volume de uma célula determina a quantidade de atividade química possível por unidade de tempo.
( ) A área de superfície da célula determina a quantidade de substâncias que ela pode incorporar do ambiente.
( ) A área de superfície da célula determina a quantidade de produtos indesejados que ela pode liberar para o ambiente.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Relacione os defensores das principais hipóteses sobre a origem da vida com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

A sequência correta de cima pra baixo é:
Em relação à taxonomia do peixe conhecido nos rios costeiros do Nordeste Brasileiro como o curimatã, relacione corretamente as categorias taxonômicas com seus respectivos táxons, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta de cima pra baixo é:
Considerando que os fatores ecológicos limitadores do crescimento populacional são classificados em dependentes e independentes de densidade, analise as seguintes afirmações:
I. Na regulação dependente de densidade a ação de fatores ambientais sobre a população é variável, de acordo com seu tamanho.
II. Na regulação independente de densidade não há relação entre intensidade da ação de fatores ambientais e o tamanho da população.
III. São exemplos de fatores bióticos que regulam a população por dependência de densidade: competição, predação, herbivoria e parasitismo.
IV. São exemplos de fatores abióticos independentes de densidade: temperatura, precipitação, variações climáticas extremas e competição por espaço.
É correto o que se afirma em
Chove pouco em quase toda a região fitogeográfica da Caatinga, geralmente de 3 a 5 meses por ano, com totais anuais entre 350 e 800 mm/ano em média. Assinale a opção que corresponde a causa(s) da escassez de chuva na maior parte do Nordeste brasileiro.
Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.
Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.
Dada a possibilidade de se identificar uma pessoa com base no padrão de polimorfismos presentes no genoma de cada indivíduo, análises do perfil de DNA presente nos núcleos de células obtidas em amostras de manchas de sangue recuperadas no local do crime podem ser usadas para levar criminosos à condenação.