Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue o item a seguir.
O raleio é um procedimento comum na organização de mudas em viveiros e consiste na troca de mudas de um local para outro, podendo ser feito entre canteiros ou dentro do próprio canteiro, para evitar possíveis competições entre as mudas, principalmente com relação à luminosidade.
A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue o item subsequente.
O método do caminhamento, comumente utilizado em levantamentos botânicos para a descoberta de novas espécies de plantas, contribui para o aumento da eficiência amostral em florística.
Acerca da genética de plantas, julgue o próximo item.
A mutação genética consiste em alterações da condição hereditária de um organismo que podem ocorrer no alelo do gene (mutações gênicas ou de ponto) ou em cromossomos (mutações cromossômicas).
A presença de células caliciformes é característica distintiva do epitélio de revestimento de superfícies mucosas, como as de órgãos do trato respiratório e intestinal. Essas células têm como principal atividade metabólica a produção de secreção, composta por uma mistura de proteínas altamente glicosiladas, chamadas mucinas, bem como de proteoglicanos e eletrólitos. Na base dessas células pode-se encontrar o compartimento de síntese de componentes proteicos, e o ápice é quase totalmente preenchido por vesículas que acumulam temporariamente produtos de secreção. Uma região intermediária onde ocorrem o processamento pós-traducional das cadeias polipeptídicas e o direcionamento das moléculas recém-formadas contém uma organela bastante desenvolvida com cisternas dilatadas em associação com as vesículas de secreção. Essa organela é denominada
Utilize o fragmento da música "Urubu tá com raiva do boi", de Baiano e Os Novos Caetanos para responder à questão.
A relação ecológica existente entre a cobra e o sapo é a(o):
Na espécie Passerina amoena existem pássaros com coloração turquesa e outros com uma coloraçao marrom, relativamente apagada. Os dois fenótipos são encontrados na natureza, pois os mais coloridos são mais agressivos e mais atraentes, conseguindo competir por parceiras. Já os de coloração menos vistosa conseguem invadir territórios, sendo bem tolerados pelos outros machos, o que também garante a reprodução. Entretanto, os que possuem fenótipos intermediários, são pouco agress1vos e atraentes e também pouco tolerados, fazendo com que não sejam selecionados.
O exemplo relatado corresponde a uma seleção:
O enunciado a seguir, deverá ser utilizado na questão.
A célula 2 é outro tipo de leucócito e apresenta a função fagocitar vírus, bactérias e restos celulares do organismo. Quando passam para os tecidos conjuntivos formam os:
Sobre o sistema nervoso e suas células, aquelas que protegem o encéfalo de substâncias químicas tóxicas do sangue é denominada de:
Avalie as assertivas a seguir, e após avalia-las marque a alternativa correta
I – a interfase possui três subfases, chamadas G1, S e G2
II – o DNA duplica durante a fase S
III – a mitose e a citocinese são referidas como a fase M do ciclo celular
IV – a divisão nuclear ocorre durante a mitose
Sobre as mutações, julgue os itens a seguir em verdadeiro ou falso, e após assinale a alternativa correta:
( ) mutações cromossomais envolvem as mutações de perda de sentido, sem sentido ou alteração do modulo de leitura
( ) mutações pontuais caracterizam-se pelas deleções, duplicações inversões e translocações
( ) as mutações somáticas são passada aos filhos, somente se ocorrerem na linha germinativa.
( ) mutações pontuais resultam de alterações em um único par de base de DNA
Em relação aos tripanossomos e as doenças relacionadas a eles, assinale a alternativa falsa.
Os animais atuais são produtos de seu passado evolutivo e não é possível compreender completamente a biologia moderna sem que se investigue esse passado e se estabeleça as aquisições evolutivas e as características compartilhadas por grupos filogenéticos.
Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:
A designação de Doença Hemolítica do Recém-Nascido é relativamente fácil de compreender, mas o significado do termo Eritroblastose Fetal não é tão obvio para muitos professores e para a maioria dos alunos secundaristas. A presença de grande quantidade eritroblastos, que são células nucleadas precursoras de eritrócitos no sangue do feto ou do recém-nascido, indica que a sua medula óssea está liberando essas células na corrente sanguínea, antes que ocorram as etapas necessárias à produção de eritrócitos maduros. Essa liberação, para a corrente sanguínea, de células imaturas normalmente ocorre devido à estimulação excessiva da medula óssea vermelha em razão da presença de uma anemia severa ou outro quadro de carência eritrocitária, como ocorre na anemia hemolítica causada por anticorpos anti-Rh maternos que passaram para fetos Rh+.
Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:
Normalmente, vamos a uma feira ou a um sacolão para comprarmos frutas, verduras e legumes. Mas, em muitos casos, a classificação popular para estes alimentos não corresponde à científica que os classifica como: legumes ou leguminosas; flores; folhas; raízes; caules; frutos; pseudofrutos e sementes.

A foto acima mostra caules, flores, frutos, raízes, folhas, e, inclusive, um corpo de fungo filamentoso. Considerando apenas a classificação científica da botânica para as estruturas ou componentes vegetais normalmente vendidos como alimentos, assinale a afirmação INCORRETA.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células próprias do indivíduo. Esse crescimento pode formar tumores capazes de causar lesões e afetar o funcionamento do órgão onde ele se desenvolve e mesmo invadir outros tecidos e órgãos e espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas.
Sobre os diversos tipos de cânceres, é INCORRETO afirmar: