A partir do avanço do método científico e o desenvolvimento da tecnologia, cientistas têm postulado teorias que pudessem esclarecer a origem do Universo. Ao longo dos anos, experimentos nos diversos campos das ciências exatas e da natureza,
como Astronomia, Astrofísica, entre outras, têm demonstrado o aceite a quatro principais teorias que explicam a origem do Universo.
Em relação às teorias mais aceitas atualmente, correlacione cada teoria ao seu conceito básico, e assinale a letra CORRESPONDENTE.
( ) É uma Teoria de complementação à Teoria do Bing Bang, sendo umas teorias mais aceitas e mais bem fundamentadas. Ela explicar o surgimento do Universo segundo estudos de campos gravitacionais fortíssimos, como aqueles encontrados próximos a um buraco negro. Esta teoria pressupõe que uma única força foi dividida quatro forças fundamentais do universo: força da gravidade, força eletromagnética, força nuclear forte e nuclear fraca. Essa divisão provocou a origem do universo.
( ) Essa teoria se opõe à tese de um universo em evolução. Os defensores dessa teoria acreditam que o universo é uma entidade que não tem começo nem fim: ela não tem começo porque não começou com uma grande explosão e não tem fim porque não entrará em colapso em um futuro distante, para depois renascer. Os dados coletados pela observação de um objeto localizado a milhões de anos-luz de distância devem ser idênticos aos obtidos ao se observar a Via Láctea a partir da
mesma distância.
( ) É a teoria da grande explosão e a mais popularmente aceita nos dias de hoje. Essa teoria tem base em uma série de soluções de equações da relatividade geral, supõe que entre 14 e 15 milhões de anos atrás, toda a matéria do universo
(incluindo o próprio universo) estava concentrada em uma área extremamente pequena, até que explodiu em um evento violento a partir da qual começou a expandir, e assim o surgimento do Universo.
( )Essa Teoria sustenta que o nosso universo seria o último de muitos surgidos no passado, após sucessivas explosões e contrações. O momento em que o universo entra em colapso sobre si mesmo atraído pela sua própria gravidade, conhecido
como Big Crunch, marca o fim do nosso universo e do nascimento de um novo.
Chuva corrói rochas ricas em minerais alcalinos, que são levados ao rio, tornando as águas cada vez mais perigosas para rega e para vida aquática, afirma o cientista Sujay Kaushal, geólogo da Universidade de Maryland. Dois terços dos rios na costa leste dos Estados Unidos registraram níveis crescentes de alcalinidade, tornando suas águas cada vez mais perigosas para vida humana e para a vida de outros organismos aquáticos ou terrestres, além de destruir a cobertura vegetal nativa. A
razão da mudança é o legado da Precipitação Ácida, que corrói rochas e pavimento, ricos em minerais alcalinos.
Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/crescealcalinidade-em-rios-dos-eua-devido-a-chuva-acida.html
De acordo com a reportagem, esse é o legado da precipitação ácida por meio de chuva ou neve que é resultado de modificações nos ciclos do:
Em potes de palmito, ou outras conservas, ainda que apresentem aparência normal, podem se encontrar toxinas altamente tóxicas que levam ao óbito. Para se inativar essas toxinas, recomenda-se ferver os potes e as latas por pelo menos 20 minutos, antes de consumir seus produtos.
A toxina presente nesses produtos causa a doença conhecida como
O químico francês Lavoisier (1743-1794) escreveu que o vinagre era o vinho acetificado devido à absorção do oxigênio, portanto, o resultado apenas de uma reação química. Pensava-se, na época, que a camada gelatinosa que se formava na superfície do vinho em acetificação, a “mãe do vinagre”, era apenas um produto dessa reação. Somente mais tarde Pasteur mostrou que sempre que o vinho se transforma em vinagre é devido à participação de bactérias acéticas que se desenvolvem na superfície, formando um véu.
Disponível em: www.cnpuv.embrapa.br. Acesso em: 18 jul. 2015.
A “mãe do vinagre” forma-se na superfície porque
A coleta seletiva do lixo em Curitiba atinge praticamente 100% do município e é um excelente exemplo no tratamento do resíduo sólido como substituição de parte da matéria-prima. A face mais criativa do sistema ambiental da cidade é a Usina de Valorização de Rejeitos, onde o lixo é separado. O papel é encaminhado às indústrias papeleiras, o ferro é levado para siderúrgicas, o vidro transparente vai para as cristaleiras, o vidro colorido para as fábricas de garrafas, o alumínio para as indústrias de metais não ferrosos e as garrafas plásticas seguem para diferentes indústrias de reprocessamento.
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br.
Acesso em: 18 set. 2014 (adaptado).
O tipo de tratamento de lixo realizado na usina tem como base a
Pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D em 178 mulheres islâmicas e constataram que apenas duas tinham níveis normais dessa vitamina. Os pesquisadores concluíram que a burca, véu islâmico que cobre todo o corpo, deixando aparecer apenas os olhos e as mãos, provoca uma deficiência de vitamina D, que irá interferir diretamente na absorção de cálcio.
Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 18 set. 2014 (adaptado).
A burca pode ser a causa direta de baixo nível de vitamina D nessas mulheres porque
A Lei nº 6.150/74 enuncia o seguinte no seu artigo 1º: “É proibido, em todo o Território Nacional, expor ou entregar ao consumo direto, sal comum ou refinado, que não contenha iodo nos teores estabelecidos em Portaria do Ministério da Saúde". Tal medida tem por objetivo evitar distúrbios em uma importante glândula humana denominada:
Na atividade mineradora é utilizado, com frequência, um método muito eficiente para separar os minérios de suas impurezas. A rocha a ser explorada é submetida a uma trituração e, em seguida, adiciona-se óleo. As partículas de minério, retiradas da rocha, fixam-se ao óleo. Se for acrescentada água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície, e as impurezas ficam no fundo do recipiente. Tal método de separação é denominado:
Observe a figura a seguir:
A estrutura do peixe identificada na figura tem como funções principais:
"Verão intenso provoca estresse térmico e deixa pessoas mais irritadas e impacientes." (G1.globo.com – 11/01/2019).
O aumento da temperatura põe em evidência a regulação homeotérmica, que mantém em uma faixa constante a temperatura corporal dos humanos. Em dias de muito calor, ou em momentos de intensa atividade física, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada para que a temperatura se mantenha nessa faixa ideal. Nesse contexto, é correto afirmar que o principal sistema do organismo humano responsável pela regulação da temperatura corporal é o sistema
A reprodução dos seres vivos de maneira geral é marcada por uma série de “esquisitices”, que foram explicadas por Charles Darwin como formas de seleção sexual. Essa seleção propicia vantagens reprodutivas, gerando novos seres viáveis. Nos seres humanos, assinale a alternativa que apresente o esquema simplificado que explica corretamente o processo reprodutivo de geração de novos indivíduos viáveis.
As bactérias colonizam os mais variados tipos de ambientes terrestres e aquáticos, estando entre os seres vivos mais antigos. Quanto à sua forma de nutrição, é possível encontrar bactérias fotossintetizantes, bactérias quimiossintetizantes, bactérias saprofágicas e bactérias parasitas. Estabelecendo-se as relações adequadas, assinale a alternativa que apresente correta e respectivamente a posição de cada um desses tipos de bactérias em uma determinada teia alimentar.
A anafilaxia é uma reação alérgica grave, aguda e que pode levar à morte. Diante da gravidade, uma pessoa alérgica à ingestão de moluscos vai a um restaurante típico e bastante valorizado na elaboração de frutos do mar e, lá, poderá consumir, sem perigo
A coleção de zoologia de um laboratório precisa ser organizada didaticamente, levando em conta os aspectos evolutivos do Reino Animalia. Empregando a numeração crescente de 1 a 7 para a realização das associações, assinale a alternativa que apresente a ordem evolutiva correta dos materiais existentes na coleção de zoologia desse laboratório.
Salada de alface temperada com sal e vinagre e o “murchamento” da alface, depois de um certo tempo: uma situação comum que serve para explicar um dos tipos de transporte que ocorrem nas membranas celulares dos seres vivos. Este experimento prático foi utilizado em uma aula de biologia, e a partir dele, o professor realizou uma série de questionamentos aos estudantes, que conforme descritos a seguir: “Qual é o tipo de transporte celular presente nesta situação? Qual é a relação de concentração entre o meio externo e os tecidos da alface? Como ocorre a atuação dos vacúolos presentes na alface?” De acordo com esses questionamentos, assinale a alternativa correta que responde, respectivamente, às perguntas realizadas pelo professor.