Considere a tabela a seguir.
A única sequência que define o tipo de relação
existente na primeira coluna da tabela, respectivamente
para as linhas I, II e III, é:
Observe a imagem a seguir.
Considerando X a concentração de um xenobiótico, a imagem pode ser considerada a representação de:
Nas classificações mais antigas, as algas e os protozoários eram considerados como pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. A justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino é que ambos:
O efeito da luz sobre a transpiração foliar pode ser facilmente demonstrado revestindo-se as extremidades de ramos com sacos plásticos transparentes, lacrando-os com barbante para evitar as trocas gasosas e cobrindo a metade dos sacos com papel alumínio. Após certo período (24 ou 48 horas), observa-se o teor de água acumulada dentro dos sacos, nos dois grupos. Assinale a alternativa que indica o mais provável resultado observado.
Nos estudos científicos sobre a origem da vida são propostos modelos na tentativa de se recriar a história desta evolução. Origem essa que, segundo a Biologia, teve início na Terra com o:
O esquema acima ilustra o corte tridimensional de uma folha, para mostrar a sua estrutura interna. Podemos afirmar que as funções de transpiração, fotossíntese, proteção e condução de seiva orgânica (elaborada) são realizadas, respectivamente, por:
O esclerênquima é um tecido vegetal que pode ter origem no meristema fundamental, e possui depósitos de lignina em sua estrutura. Além disso, diversos tipos celulares formam esse tecido. O esclerênquima é um tecido com função de:
Apesar de maior parte da água de nosso planeta estar disposta nos oceanos, a quantidade de água em trânsito representa apenas 0,08% do total, mas é essa percentagem que supre as necessidades para a sobrevivência dos organismos. Sobre o ciclo hidrológico, pode-se afirmar que:
Apesar de as mutações genéticas serem de extrema importância para a evolução de uma espécie, a sobrevivência do indivíduo depende da estabilidade do seu genoma. A estabilidade resulta não só de um acurado mecanismo de replicação, como também de mecanismos que reparem os danos que ocorrem continuadamente no ADN. Entende-se por reparo, a capacidade de a maquinaria celular corrigir os erros causados por mutações. Muitos danos sofridos pelo ADN podem ser reparados porque a informação genética é preservada em ambas as fitas da dupla-hélice, de tal forma que a informação perdida em uma fita possa ser recuperada por meio da fita complementar. Sobre os mecanismos de reparo, é correto afirmar:
As enzimas podem ser agrupadas em classe funcionais que realizam reações químicas similares. Algumas classes comuns de enzimas estão listadas abaixo:
I. Nucleases são as responsáveis por clivar ácidos nucleicos pela hidrólise das ligações entre nucleotídeos.
II. Fosfatases são as responsáveis por catalisar a remoção hidrolítica de grupos fosfatos de uma molécula.
III. Cinases são as responsáveis por catalisar o rearranjo das ligações de uma única molécula.
IV. Polimerases são as responsáveis por clivar as proteínas pela hidrólise das ligações entre os aminoácidos.
A relação entre as classes das enzimas e as reações catalisadas por elas estão corretas em:
A matéria-prima para a evolução é a sequência de ADN existente. Nesse sentido, nenhum gene é totalmente novo. Entretanto, a inovação pode ocorrer de diversas maneiras, sendo correto afirmar que:
Os dípteros geralmente são associados ao grupo de animais vetores das principais endemias brasileiras. Porém, há espécies de dípteros que podem, ao longo do seu ciclo evolutivo, parasitar o homem e nele causar doenças conhecidas como miíases, entre as mais comuns, o berne. A larva de que espécie de mosca é responsável pelo desenvolvimento dessa doença?
Os erros inatos do metabolismo constituem uma classe de doenças genéticas caracterizada por distúrbios bioquímicos.
A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
Se uma via metabólica for bloqueada, espera-se que o produto final não seja produzido e que ocorra acúmulo de produtos intermediários que podem ser tóxicos para o indivíduo.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.
A produção dos antígenos em uma célula, como a dos grupos sanguíneos, ocorre nos lisossomos; posteriormente, esses antígenos são posicionados próximo aos lipídios da membrana celular.
As plantas apresentam uma série de tecidos, com diferentes origens e funções bem variadas. Um desses tecidos é responsável pelo transporte de seiva bruta pela planta. Esta estrutura recebe o nome de: