Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3249 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Doença sexualmente transmissível, que apresenta três estágios distintos e é transmitida também por meio da mãe para o feto durante a gestação. Alguns dos estágios dessa doença é o aparecimento de lesões nos órgãos genitais de consistência dura e pouco dolorosa, como também pode causar problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.” Essas características descrevem qual tipo de doença e quem é seu agente causador?

Assinale a alternativa que apresenta doenças

transmitidas diretamente pela ingestão de

água contaminada.

Ao se contarem as plantas de uma área conhecida, pode-se

utilizar a metodologia dos quadrats.

O gráfico abaixo apresenta os resultados de um experimento

feito para avaliar o tamanho do quadrat, que aumenta na direção

de 1 para 5.

Com base no gráfico, analise as afirmativas a seguir:

I. O tamanho de quadrat mais adequado é o número 1, porque

nele o tamanho das plantas é significativamente maior que nos

demais quadrats.

II. O tamanho mais adequado é o número 2, porque nele o

tamanho das plantas é muito semelhante aos quadrats 3, 4 e 5, e

o quadrat 2, por ser menor, economiza os custos do

levantamento.

III. O quadrat mais adequado é o número 5, pois, por ser o de

maior tamanho, evita a interferência da borda ou o chamado

efeito de borda.

Está correto o que se afirma em:

Ao descrever uma espécie, os autores devem seguir as regras do Código Internacional de Nomenclatura, que apresentam, entre outras, os nomes dos tipos das espécies e subespécies, tais como: Lectótipo, Síntipo, Parátipo e Holótipo. Sobre o tema, analise as definições a seguir: 1 . Exemplar único, designado ou indicado como espécime- tipo de um táxon nominal do grupo da espécie, por ocasião da publicação original. 2 . Todo espécime de uma série-tipo além do holótipo. 3 . Cada exemplar de uma série-tipo da qual não se designou holótipo. Antigamente os exemplares eram designados cótipos. 4 . Um, dentre vários sintipos, designado como espécime-tipo de um táxon nominal do grupo da espécie. Essa designação é feita somente quando o autor original não designou um holótipo. Holótipo e Lectótipo correspondem, respectivamente, às definições:

A produtividade primária líquida por m²

dos ecossistemas

terrestres é cerca de três vezes superior à produtividade primária

líquida por m2

dos oceanos. Sobre o tema, analise as afirmativas

a seguir:

I.Nos oceanos, a distância entre o local de acúmulo de nutrientes

e o local onde se realiza a fotossíntese é muito maior que nos

ecossistemas terrestres.

II.Nos ecossistemas terrestres, os nutrientes se movem dentro

de canais existentes nas plantas, mas nos oceanos os nutrientes

se movem ao sabor das correntes oceânicas.

III.Nas zonas de ressurgência na costa do Peru, a produtividade

marinha é próxima da produtividade dos ecossistemas terrestres.

Está correto o que se afirma em:

O número de espécies descritas pela ciência se aproxima de 2

milhões, mas sabe-se que esse número de espécies é,

certamente, maior do que 5 milhões, podendo chegar a mais de

30 milhões. Alguns grupos são mais conspícuos e neles o

número total de espécies conhecidas se aproxima do número

de espécies existentes, enquanto, em outros grupos, o número

de espécies conhecidas é ainda muito reduzido.

As percentagens mais aproximadas de espécies ainda

desconhecidas dentro dos grupos de Moluscos, Bactérias e

Vertebrados são respectivamente:

O albedo médio da Terra é de grande importância para determinar a temperatura média perto do solo, uma vez que muda a quantidade de raios solares que se refletem diretamente de volta para o espaço sem aquecer o solo: diminuir o albedo médio da terra de 1% conduz a um aumento de 0,75° C na temperatura média do ar perto do solo. Com o objetivo de reduzir o efeito estufa, pode-se pensar em plantar árvores em grande escala. Com relação aos diversos efeitos resultantes do plantio de árvores em terras de cultivo (aráveis), analise as seguintes afirmativas: I.Armazena algum CO2, o que diminui o efeito de estufa e, por conseguinte, as temperaturas. II.Diminui o albedo, levando assim a um aumento da quantidade de raios de sol a ser absorvido pela superfície, o que resulta em aumento das temperaturas. III.Aumenta o albedo, levando assim a uma redução da quantidade de raios de sol a ser absorvida pela superfície, o que resulta em redução das temperaturas. Está correto somente o que se afirma em:

Com relação ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), analise as afirmativas a seguir: I.A regulamentação do zoneamento ambiental (ZA), a nível federal, foi feita em 2002 com o nome de Zoneamento EcológicoEconômico (ZEE), ratificando sua condição de instrumento de ordenamento territorial e estabelecendo medidas de qualidade ambiental. II.O ZEE se fundamenta unicamente nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e, no seu relatório resumido, o RIMA. III.Os programas de SIG (Sistemas de Informações Geográficas) como o Spring, o Terra Wiew e o Grass (Geographic Resources Analysis Support System) são importantes para a elaboração dos ZEE. Está correto o que se afirma em:

Foi feita uma pesquisa alimentar envolvendo três animais

(X, Y e Z), a partir da análise dos restos encontrados em pelotas

de fezes desses animais.

Os resultados estão representados na tabela a seguir:

A partir dos dados da tabela, é correto afirmar que

Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a

seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de

uma célula em divisão.

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o

professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma

bactéria em divisão.

Após um período de análise e discussão, os alunos responderam

que

O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir

que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado

e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à

mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um

músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos

concluíram que a mitocôndria proveniente das células

musculares correspondia

Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir. I.As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia. II.A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas. III.O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar). É exemplo de mutualismo o que se afirma em

Um aquecimento de 2?C das águas dos oceanos pode resultar na

redução do fitoplâncton e na consequente redução do

zooplâncton. Nessa situação, haverá uma queda na produção

pesqueira.

Com relação aos dados acima, analise as afirmativas a seguir.

I.A água mais aquecida se mantém na superfície do oceano,

impedindo que a água fria do fundo, mais densa e rica em

nutrientes (fósforo, nitrogênio, etc.) suba para a zona fótica.

II.O aquecimento dos oceanos reduz a penetração da luz do Sol

com a consequente grande redução da taxa de fotossíntese.

III.O aquecimento dos oceanos provoca a diminuição da

concentração de oxigênio dissolvido na água, diminuindo a

taxa de fotossíntese.

Assinale:

O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de

determinadas características entre os membros da própria família

ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim

de testar os conhecimentos de genética da turma.

Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os

indivíduos

I.1 e 2 são homozigotos.

II.3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.

III.A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a

característica é 1/6.

Está correto o que se afirma em:

Um experimento, indicado para turmas de Ciências, permite que

os alunos entendam a relação entre plantas e animais entre si e

com o ambiente. Esse experimento pode ser feito com água de

um aquário à qual é acrescentado bromotimol esverdeado, como

representado na figura a seguir.

Considere que os tubos são do mesmo tamanho, que as plantas e

os animais colocados nos tubos são do mesmo tipo e na mesma

quantidade, que o bromotimol esverdeado foi adicionado à água

antes dela ser colocada nos tubos, que quantidades iguais de

água foram colocadas nos tubos e que o bromotimol esverdeado

fica azulado em meio alcalino e, amarelado, em meio ácido.

Os tubos são colocados juntos, em local iluminado.

Com relação ao experimento, analise as afirmativas a seguir.

I.O tubo 1 é imprescindível porque, caso existam autotróficos e

heterotróficos na água do aquário, eles que podem interferir

na quantidade de CO2 do ambiente. O tubo 1 serve de

comparação (controle) para os demais tubos.

II.A influência das plantas e a dos animais na quantidade de CO2

no ambiente é evidenciada pelos resultados dos tubos 2 e 3,

respectivamente.

III.O resultado do tubo 4 evidencia a relação entre plantas e

animais e suas interferências na quantidade de CO2 no

ambiente.

Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282