“Doença sexualmente transmissível, que apresenta três estágios distintos e é transmitida também por meio da mãe para o feto durante a gestação. Alguns dos estágios dessa doença é o aparecimento de lesões nos órgãos genitais de consistência dura e pouco dolorosa, como também pode causar problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.” Essas características descrevem qual tipo de doença e quem é seu agente causador?
Assinale a alternativa que apresenta doenças
transmitidas diretamente pela ingestão de
água contaminada.
Ao se contarem as plantas de uma área conhecida, pode-se
utilizar a metodologia dos quadrats.
O gráfico abaixo apresenta os resultados de um experimento
feito para avaliar o tamanho do quadrat, que aumenta na direção
de 1 para 5.

Com base no gráfico, analise as afirmativas a seguir:
I. O tamanho de quadrat mais adequado é o número 1, porque
nele o tamanho das plantas é significativamente maior que nos
demais quadrats.
II. O tamanho mais adequado é o número 2, porque nele o
tamanho das plantas é muito semelhante aos quadrats 3, 4 e 5, e
o quadrat 2, por ser menor, economiza os custos do
levantamento.
III. O quadrat mais adequado é o número 5, pois, por ser o de
maior tamanho, evita a interferência da borda ou o chamado
efeito de borda.
Está correto o que se afirma em:
Ao descrever uma espécie, os autores devem seguir as regras do Código Internacional de Nomenclatura, que apresentam, entre outras, os nomes dos tipos das espécies e subespécies, tais como: Lectótipo, Síntipo, Parátipo e Holótipo. Sobre o tema, analise as definições a seguir: 1 . Exemplar único, designado ou indicado como espécime- tipo de um táxon nominal do grupo da espécie, por ocasião da publicação original. 2 . Todo espécime de uma série-tipo além do holótipo. 3 . Cada exemplar de uma série-tipo da qual não se designou holótipo. Antigamente os exemplares eram designados cótipos. 4 . Um, dentre vários sintipos, designado como espécime-tipo de um táxon nominal do grupo da espécie. Essa designação é feita somente quando o autor original não designou um holótipo. Holótipo e Lectótipo correspondem, respectivamente, às definições:
A produtividade primária líquida por m²
dos ecossistemas
terrestres é cerca de três vezes superior à produtividade primária
líquida por m2
dos oceanos. Sobre o tema, analise as afirmativas
a seguir:
I.Nos oceanos, a distância entre o local de acúmulo de nutrientes
e o local onde se realiza a fotossíntese é muito maior que nos
ecossistemas terrestres.
II.Nos ecossistemas terrestres, os nutrientes se movem dentro
de canais existentes nas plantas, mas nos oceanos os nutrientes
se movem ao sabor das correntes oceânicas.
III.Nas zonas de ressurgência na costa do Peru, a produtividade
marinha é próxima da produtividade dos ecossistemas terrestres.
Está correto o que se afirma em:
O número de espécies descritas pela ciência se aproxima de 2
milhões, mas sabe-se que esse número de espécies é,
certamente, maior do que 5 milhões, podendo chegar a mais de
30 milhões. Alguns grupos são mais conspícuos e neles o
número total de espécies conhecidas se aproxima do número
de espécies existentes, enquanto, em outros grupos, o número
de espécies conhecidas é ainda muito reduzido.
As percentagens mais aproximadas de espécies ainda
desconhecidas dentro dos grupos de Moluscos, Bactérias e
Vertebrados são respectivamente:
O albedo médio da Terra é de grande importância para determinar a temperatura média perto do solo, uma vez que muda a quantidade de raios solares que se refletem diretamente de volta para o espaço sem aquecer o solo: diminuir o albedo médio da terra de 1% conduz a um aumento de 0,75° C na temperatura média do ar perto do solo. Com o objetivo de reduzir o efeito estufa, pode-se pensar em plantar árvores em grande escala. Com relação aos diversos efeitos resultantes do plantio de árvores em terras de cultivo (aráveis), analise as seguintes afirmativas: I.Armazena algum CO2, o que diminui o efeito de estufa e, por conseguinte, as temperaturas. II.Diminui o albedo, levando assim a um aumento da quantidade de raios de sol a ser absorvido pela superfície, o que resulta em aumento das temperaturas. III.Aumenta o albedo, levando assim a uma redução da quantidade de raios de sol a ser absorvida pela superfície, o que resulta em redução das temperaturas. Está correto somente o que se afirma em:
Com relação ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), analise as afirmativas a seguir: I.A regulamentação do zoneamento ambiental (ZA), a nível federal, foi feita em 2002 com o nome de Zoneamento EcológicoEconômico (ZEE), ratificando sua condição de instrumento de ordenamento territorial e estabelecendo medidas de qualidade ambiental. II.O ZEE se fundamenta unicamente nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e, no seu relatório resumido, o RIMA. III.Os programas de SIG (Sistemas de Informações Geográficas) como o Spring, o Terra Wiew e o Grass (Geographic Resources Analysis Support System) são importantes para a elaboração dos ZEE. Está correto o que se afirma em:
Foi feita uma pesquisa alimentar envolvendo três animais
(X, Y e Z), a partir da análise dos restos encontrados em pelotas
de fezes desses animais.
Os resultados estão representados na tabela a seguir:

A partir dos dados da tabela, é correto afirmar que
Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a
seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de
uma célula em divisão.

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o
professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma
bactéria em divisão.
Após um período de análise e discussão, os alunos responderam
que
O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir
que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado
e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à
mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um
músculo estriado.
Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos
concluíram que a mitocôndria proveniente das células
musculares correspondia
Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir. I.As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia. II.A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas. III.O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar). É exemplo de mutualismo o que se afirma em
Um aquecimento de 2?C das águas dos oceanos pode resultar na
redução do fitoplâncton e na consequente redução do
zooplâncton. Nessa situação, haverá uma queda na produção
pesqueira.
Com relação aos dados acima, analise as afirmativas a seguir.
I.A água mais aquecida se mantém na superfície do oceano,
impedindo que a água fria do fundo, mais densa e rica em
nutrientes (fósforo, nitrogênio, etc.) suba para a zona fótica.
II.O aquecimento dos oceanos reduz a penetração da luz do Sol
com a consequente grande redução da taxa de fotossíntese.
III.O aquecimento dos oceanos provoca a diminuição da
concentração de oxigênio dissolvido na água, diminuindo a
taxa de fotossíntese.
Assinale:
O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de
determinadas características entre os membros da própria família
ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim
de testar os conhecimentos de genética da turma.
Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os
indivíduos
I.1 e 2 são homozigotos.
II.3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.
III.A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a
característica é 1/6.
Está correto o que se afirma em:
Um experimento, indicado para turmas de Ciências, permite que
os alunos entendam a relação entre plantas e animais entre si e
com o ambiente. Esse experimento pode ser feito com água de
um aquário à qual é acrescentado bromotimol esverdeado, como
representado na figura a seguir.

Considere que os tubos são do mesmo tamanho, que as plantas e
os animais colocados nos tubos são do mesmo tipo e na mesma
quantidade, que o bromotimol esverdeado foi adicionado à água
antes dela ser colocada nos tubos, que quantidades iguais de
água foram colocadas nos tubos e que o bromotimol esverdeado
fica azulado em meio alcalino e, amarelado, em meio ácido.
Os tubos são colocados juntos, em local iluminado.
Com relação ao experimento, analise as afirmativas a seguir.
I.O tubo 1 é imprescindível porque, caso existam autotróficos e
heterotróficos na água do aquário, eles que podem interferir
na quantidade de CO2 do ambiente. O tubo 1 serve de
comparação (controle) para os demais tubos.
II.A influência das plantas e a dos animais na quantidade de CO2
no ambiente é evidenciada pelos resultados dos tubos 2 e 3,
respectivamente.
III.O resultado do tubo 4 evidencia a relação entre plantas e
animais e suas interferências na quantidade de CO2 no
ambiente.
Assinale: