Um grupo de cientistas, desejando estudar como o dióxido de carbono (C02) afeta os oceanos e pode interferir negativamente na biodiversidade marinha, prejudicando cadeias alimentares desses ecossistemas, coletaram amostras das algas Emiliana huxleyi, que foram isoladas em laboratório. Essas algas foram cultivadas e submetidas a experimentos que simulavam as condições futuras dos oceanos. Um dos parâmetros avaliados foi a concentração do pH das águas, causada pelo aumento das emissões de dióxido de carbono (C02) devido à ação humana. O C02, em contato com a água, reage formando o ácido carbônico (H2C03), diminuindo o pH das águas oceânicas. Os cientistas também estudaram os efeitos da diminuição de nutrientes no crescimento e no desenvolvimento do fitoplâncton. A mudança no pH da água e a limitação de nutrientes afetam a formação das placas de carbonato de cálcio. Os cientistas também verificaram que, quando foi simulado o aumento das emissões, o efeito relativo do C02 no desenvolvimento do fitoplâncton foi o mesmo com nutrientes suficientes ou limitados.
Adaptado de “https://goo.gi/DemlkG" -Acesso em 14 de maio de 2017
Assim, é possível supor que o aumento da concentração de:
O desenho a seguir ilustra um tipo básico de raiz, presente em um grupo de angiospermas.
As angiospermas pertencentes a esse grupo possuem:
Uma mulher ARh +, cujo pai é ORh-, possui um filho ABRh-. O pai dessa criança pode ser um indivíduo:
O crescimento excessivo de cabelos no nariz e nas orelhas é um problema enfrentado por muitos homens. Essa condição genética, presente em várias populações, é conhecida como hipertricose e, curiosamente, atinge apenas pessoas do sexo masculino. Nas famílias acometidas pelo problema, sempre, todos os homens herdam esta característica do pai, enquanto as mulheres estão livres do problema.
Esse é um caso clássico de herança restrita ao sexo, cujo gene determinante encontra-se no cromossomo
Assinale a alternativa correta. Responda com base na citologia.
I- A colheita do fundo de saco posterior da vagina é particularmente importante nas mulheres peri e pós menopausadas, uma vez que o fundo de saco vaginal pode ser um reservatório de células malignas originadas especialmente de tumores do endométrio, do ovário e das trompas.
II- A colheita vaginal não apresenta interesse nenhum para realização da citologia.
III- Apesar das vantagens atribuídas à colheita tríplice, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda apenas a colheita dupla (ectocérvice e endocérvice), uma vez que o objetivo do exame é o rastreio das lesões précancerosas do colo.
Assinale a alternativa correta. Estas células podem ser observadas em agrupamentos monoestratificados (quando vistas de frente) ou representando arranjos em paliçada ou tira quando vistas lateralmente. O citoplasma é delicado, semitransparente, cianofílico corando fracamente, finamente vacuolizado ou mais raramente apresentando vacúolo único, evidenciando-se às vezes finos grânulos acidófilos. Na segunda fase do ciclo menstrual (fase progestacional), o citoplasma pode se tornar distendido, globoso, pelo acúmulo de muco. O núcleo é localizado na região basal, redondo ou oval, com discreta variação do tamanho, cromatina finamente granular com cromocentros ou nucléolo. Estamos falando de que tipo celular?
Água e vida O planeta Terra apresenta cerca de 70% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos, podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%. Do ponto de vista molecular, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio e sua fórmula molecular é simbolizada por H2O. Usualmente, a água é chamada de solvente universal, sendo capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos. Internet: (com adaptações). Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsecutivos.
A “água metabólica", formada a partir da oxidação de
carboidratos, é uma estratégia de sobrevivência que
mamíferos, como o rato-canguru (Aepyrymnus
rufescens), utilizam para suprir a escassez de água em
regiões desérticas.
No que se refere a teorias, hipóteses e modelos propostos na tentativa de explicar a origem da vida na Terra, julgue os itens seguintes.
A hipótese do “mundo do RNA” propõe que moléculas de RNA se agruparam e formaram uma cadeia complexa de genes, atuando como catalisadores de matéria orgânica.
Com relação à dengue, julgue os itens a seguir.
A transmissão da dengue ocorre por meio da picada do
mosquito Aedes aegypti e do contato direto com o
doente ou com suas secreções.
Os carboidratos são as macromoléculas mais
abundantes na natureza. Suas propriedades já eram
estudadas pelos alquimistas no século XII. Durante muito
tempo, acreditou-se que essas moléculas tinham função
apenas energética no organismo humano. O açúcar que as
pessoas põem no café, as fibras de uma folha de papel e o
principal constituinte da carapaça de um besouro são
substâncias que pertencem ao mesmo grupo: os
carboidratos.
Ciência hoje, v. 39, n.º 233, dez./2006 (com adaptações).
Julgue os próximos itens com relação à importância dos
carboidratos na natureza e para a saúde humana.
Carboidratos em glicoproteínas participam da manutenção das funções fisiológicas no homem, removendo hemácias velhas da circulação.
A respeito das intervenções humanas e de suas consequências na natureza, julgue os itens a seguir.
A emissão aumentada dos chamados “gases-estufa”, que desestabiliza o equilíbrio da energia da Terra, consolida o principal papel que o efeito-estufa desempenha ao prejudicar todas as formas de vida no planeta.
Com relação à histologia animal, julgue os itens que se seguem.
As principais células que formam o tecido ósseo humano são: osteócitos; osteoblastos; e osteoclastos.
Assinale a alternativa que contém uma doença ocasionada por bactéria como agente patogênico:
Considere as afrmações a seguir sobre as substâncias inorgânicas que integram os seres vivos. I. As plantas são capazes de sintetizar seu próprio alimento, transformando substâncias inorgânicas em orgânicas. II. Água, glicogênio, sais minerais, gás carbônico e oxigênio são classifcados como substâncias inorgânicas. III. A água é a molécula mais abundante em todos os seres vivos, considerada solvente universal e atua no transporte de substâncias. IV. Os sais minerais atuam em diferentes reações químicas, controlando e regulando as funções celulares. V. Os sais minerais podem estar presentes nos organismos vivos sob forma insolúvel, como componentes de estruturas esqueléticas ou dissolvidos em água, sob a forma de íons. Estão corretas as afrmativas:
A membrana plasmática exerce papel fundamental no transporte de substâncias entre o meio interno e externo da célula devido a sua permeabilidade seletiva. Considere as afrmações descritas abaixo: I. Processo que ocorre com o auxílio de uma proteína transportadora, denominada permease, que facilita a entrada na célula, de um meio mais concentrado para um meio menos concentrado, responsável pela passagem de aminoácidos e açúcares, sem consumo de energia. II. Processo pelo qual somente a água atravessa a membrana plasmática semipermeável espontaneamente, ou seja, a membrana plasmática não permite a passagem de soluto. A passagem ocorre de uma solução menos concentrada (mais rica em água) para a mais concentrada (menos rica em água). III. Processo pelo qual ocorre o transporte passivo de uma substância de um meio onde existe maior quantidade para um meio onde existe menor quantidade dessa substância, sendo que o meio pode ser líquido ou gasoso. IV. Processo pelo qual a célula engloba partículas sólidas por meio dos pseudópodes, que envolvem a substância, trazendo-a para o seu interior. V. Processo pelo qual as substâncias passam do local de menor concentração para o de maior concentração, com o auxílio das permeases, implicando consumo de energia por parte da célula. VI. Processo pelo qual a célula engloba partículas líquidas ou muito pequenas, por meios de canais que se formam na membrana plasmática. Assinale a alternativa que indica, na ordem apresentada, os nomes dos processos de transporte das células descritas nas afrmações.