A Sistemática Vegetal tem por finalidade estudar a diversidade das plantas, através da organização em grupo, com base em suas características morfológicas,relações evolutivas e afinidades. A Sistemática Vegetal consiste em três etapas, que são:
1) edificação de um táxon.
2) reconstrução de um táxon.
3) identificação de um táxon.
4) nomenclatura de um táxon.
5) classificação de um táxon.
Estão corretas, apenas:
Visando à organização de um herbário, é recomendado o processo de informatização do acervo. Para esse processo, são etapas necessárias:
1) escolha do software a ser utilizado; tratamento das informações.
2) restauração das exsicatas e das etiquetas danificadas.
3) instalação imediata do software QGIS; elaboração de planilha para este software.
4) treinamento de pessoal; digitação dos dados.
5) organização e ordenação das duplicatas.
6) correção de erros e disponibilização dos dados.
Estão corretas:
Um dos sistemas de gerenciamento de herbários e de coleções botânicas mais amplamente difundidos é o Brahms (Botanical Research and Herbarium Management System). Sobre o Brahms, analise as proposições abaixo.
1) As informações referentes ao espécime coletado podem ser empregadas na confecção de etiquetas, tabelas e até mapas de distribuição geográfica.
2) Otimiza o tempo de trabalho e diminui erros nos bancos de dados dos herbários.
3) Os dados digitados não podem ser acessados por diferentes usuários das coleções de herbários.
4) Não é possível alterar as informações de uma amostra após sua inclusão no sistema.
5) O software Brahms é adquirido mediante compra em empresa especializada.
6) A entrada de dados pode ser feita diretamente no módulo principal do Brahms ou por meio do módulo RDE (Entrada Rápida de Dados).
Estão incorretas:
Cada espécie deve ter apenas um nome científico. Mesmo assim, pode acontecer de haver no herbário espécimes de uma mesma espécie nomeados com dois ou mais nomes diferentes. Que medidas devem ser tomadas para evitar que isso ocorra?
A montagem de exsicatas de um herbário deve obedecer a uma padronização, independentemente do grupo de organismos. Cada exsicata deve conter os seguintes elementos:
O acervo de um herbário tem as suas coleções organizadas de maneira a facilitar a localização de um espécime catalogado. No Brasil, a maioria dos herbários organiza as coleções de angiospermas ordenando os espécimes de acordo com a:
Para manter as coleções em perfeito estado de conservação, evitando as infestações por insetos que danificam as exsicatas, são recomendados os seguintes procedimentos eficientes:
1) uso de inseticidas pelo menos uma vez por ano.
2) tratamento térmico das exsicatas, armazenando-as no freezer por um período de dois dias e, em seguida, em estufa, à temperatura de 50-80ºC por trinta minutos.
3) uso de naftalina em bolas.
4) uso de inseticidas toda semana.
5) tratamento térmico das exsicatas, armazenando-as no freezer por um período de vinte dias e, em seguida, em estufa, à temperatura de 50-80ºC por três horas.
6) uso de ventiladores de teto, que impedem o acesso de insetos.
Estão corretas:
Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue o item a seguir.
A superfície da membrana da organela indicada pelo número 2 apresenta ribossomos constituídos de ácido desoxirribonucleico (DNA ribossômico) e proteínas. O filamento de DNA se liga aos ribossomos constituindo os polirribossomos — estrutura fundamental na síntese de proteínas.
Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.
Os conceitos de evolução transformacional e evolução variacional são atribuídos, respectivamente, às teorias evolucionistas de Darwin e Lamarck, e ambos estabelecem que o processo evolutivo das espécies decorre da sobrevivência e da reprodução entre organismos com diferentes características.
A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.
Após a dessecação, as sementes de determinadas plantas entram em estado quiescente (de repouso), enquanto as de outras plantas tornam-se dormentes.
Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue o item seguinte.
As causas da apneia do sono incluem a obstrução das vias aéreas superiores ou danos à regulação do controle respiratório do sistema nervoso central.
Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.
As proporções 1:1, 3:1 e 1:2:1 indicam herança monogênica e se baseiam na segregação igual em um heterozigoto.
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
Infere-se que “a dispersão de genes” mencionada no texto pode ocorrer por transferência dos genes das plantas geneticamente modificadas para outras espécies por meio de reprodução assexuada.
A respeito da interação entre seres vivos e de ecossistemas no Brasil, julgue o próximo item.
Um ecossistema que apresente árvores com folhas decíduas, plantas com poucas folhas e muitos espinhos, répteis como a cascavel e aves como o carcará pode ser encontrado na caatinga brasileira.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
O modelo de ensino construtivista desenvolvido por Piaget defende que o professor deve dar informações como fonte de motivação, valorizando a competência disciplinar.