São diversos os microrganismos de importância médica, sanitária, econômica ou ecológica. Sobre eles, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Entamoeba histolytica.
2. Escherichia coli.
3. Penicillium digitatum.
4. Saccharomyces cerevisiae.
Coluna 2
( ) Bactéria que está presente nas fezes de humanos e outros animais e, por isso, é um importante indicador de contaminação fecal recente no meio ambiente.
( ) Levedura amplamente utilizada em estudos sobre outros organismos, estrutura e função de proteínas e outras diversas abordagens. É também empregada na fabricação de vinhos e cervejas.
( ) Protozoário causador de doença grave, a qual é transmitida pela contaminação fecal da água ou de alimentos.
( ) Fungo decompositor, popularmente conhecido como bolor-verde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O HCl e a pepsina são os dois componente do suco gástrico utilizados na digestão química. O ácido clorídrico (HCl) tem a função de romper a matriz extracelular que une as células na carne e no material vegetal, enquanto a pepsina rompe as ligações peptídicas, clivando as proteínas em polipeptídeos menores. As formas inativas destes dois componentes são produzidos por dois tipos de células presentes nas glândulas gástricas do estômago. Em relação a tais células, é correto afirmar que
A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Essa doença apresenta uma fase aguda, que pode ser sintomática ou não, é uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca digestiva ou cardiodigestiva. Em relação as principais formas de transmissão da doença de Chagas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
Coluna 2
( ) Contato com fezes de triatomíneos infectados após picada/repasto.
( ) Ingestão de alimento contaminado com parasitas provenientes de triatomíneos infectados.
( ) Passagem de parasitas de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gestação ou parto.
( ) Sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios.
( ) Contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou no manejo da caça.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O crescimento e o desenvolvimento de cada organismo dependem em grande parte da multiplicação do crescimento e da diferenciação de suas células, começando com o zigoto. As formas com reprodução sexuada também dependem, na maioria dos casos, diretamente da divisão celular para a formação das células sexuais, ou gametas. A divisão das células nucleadas consiste de duas atividades distintas, mas integradas, a divisão do núcleo, chamada de _______________, e a do citoplasma, chamada de _____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A respeito da energia no ecossistema avalie as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA:
As células-tronco podem ser classificadas quanto ao seu grau de diferenciação em diferentes tecidos. Assinale qual alternativa compreende a classificação quanto ao potencial de diferenciação celular de zigoto até a fase de mórula?
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto abaixo:

Das funções indicadas a seguir, a única que não é realizada pelos rins é:
O biólogo Ricardo Cardim em uma entrevista a BBC defende que "a destruição da Mata Atlântica se deu mesmo no século 20. A grande cobiça era pelos húmus que fertilizava o solo da Mata Atlântica ao longo de milênios. A madeira era muito mais um empecilho do que um benefício. (...) A ordem era limpa logo para a gente começar a colher o ouro verde, que era o café."
(disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46682317)
O húmus, bem tão valioso, segundo Cardim, é:
M. Krasilchik, em seu livro Prática de Ensino de Biologia de 2004, afirma que aulas práticas são as que permitem aos alunos ter contato direto com os fenômenos, manipulando os materiais e equipamentos e observando organismos, em geral envolvendo a experimentação. Para Krasilchik as aulas práticas requerem a participação do aluno com seu envolvimento direto na obtenção de dados. Segundo a autora, uma demonstração de identificação de amido em alimentos feita no laboratório de uma escola por um professor:
Um experimento para demonstrar de forma lúdica a condução de substâncias pelo corpo da planta, utiliza uma flor branca (como o crisântemo), cujo caule é mergulhado em uma mistura de água e corante. Após algum tempo, as pétalas começam a ser tingidas pela cor do corante. O transporte de substâncias nos vegetais ocorre através de tecidos específicos. No caso de substâncias como sacarose e aminoácidos, esse transporte se dá através do(de):
Muitos estudantes nas aulas de ciências sobre origem da vida se questionam tanto sobre o fato de como é possível estudar um evento único que ocorreu há vários bilhões de anos, quanto se podemos observar atualmente o surgimento da vida a partir da matéria não-viva. Para responder a tais questionamentos, docentes devem argumentar que, para a formulação de hipóteses plausíveis sobre o tema, levamos em consideração os princípios de: continuidade (a vida deve ter evoluído da não vida em um processo gradual); vestígios (a continuidade histórica dos processos prebióticos fornece pistas bioquímicas); e o de “nada é de graça” (organismos vivos usam o processo de oxidação para obter a energia necessária para a sobrevivência).
Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir, que constituem respostas às perguntas dos discentes.
I - Atualmente não se formam seres vivos a partir da matéria-não viva.
Porque
II - As moléculas biológicas simples que se formam no ambiente atual são rapidamente oxidadas ou consumidas pela vida preexistente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A tabela abaixo apresenta a participação relativa de grupos de alimentos no total de energia, avaliado por meio de aquisição alimentar domiciliar, por classe de rendimento familiar mensal per capita.
Tabela 1: Participação relativa de grupo de alimentos no total de calorias, segundo a aquisição alimentar domiciliar, por classe de rendimento familiar mensal em Salário Mínimo Per Capita (SMPC), Brasil, 2002-2003. (FONTE: IBGE, Pesquisa de Orçamento Familiar. Brasil, 2002-2003.).

A análise das informações da tabela indica como tendências do padrão alimentar no Brasil que:
É CORRETO o que se afirma em:
A região da Cadeia Vitória-Trindade apresenta endemismo. Estas espécies surgiram, principalmente, através do processo de:
“Durante o período das chuvas, o número de caramujos africanos aumenta nas áreas de vegetação das praias de Vila Velha, fazendo com que o molusco se prolifere nas áreas de restinga. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, promove diariamente um trabalho de cata manual dos caramujos. De novembro de 2019 até o dia 6 de janeiro de 2020 foram recolhidos 618 quilos do molusco na orla.”
(http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2020/01/prefeitura-recolhe-caramujos-africanos-nas-restingas-28028)
Assinale a opção que corretamente associa a classe do caramujo africano e uma de suas características.