Atualmente, cerca de 390 milhões de espécies de plantas e fungos estão catalogados em cerca de 3000 herbários espalhados pelo mundo. O Index Herbariorum é um diretório global de herbários e serve de guia para acessar as informações desses acervos. Sobre o Index Herbariorum (IH), analise as proposições abaixo.
1) Contém o cadastro de todos os herbários.
2) É administrado pelo Jardim Botânico de Nova York.
3) Inclui apenas os herbários depositários de tipos.
4) Através dele, é possível acessar informações como: nome e localidade da instituição, acrônimo do herbário, contato de funcionários e suas especialidades, tamanho da coleção.
5) Nele estão disponíveis informações a respeito dos espécimes depositados nos acervos cadastrados.
6) A plataforma Plants Jstor pode ser acessada através do IH.
Estão corretas:
O tamanho de uma exsicata, cartolina sobre a qual se montam amostras de plantas desidratadas, é de aproximadamente 42cm × 26cm. Qual procedimento o coletor deve realizar para produzir amostras desidratadas e herborizadas de plantas como palmeiras?
As samambaias são plantas vasculares sem flores e com folhas, denominadas frondes. Na coleta de material botânico para montagem de exsicatas desses organismos, deve-se:
Herbários contém coleções biológicas de plantas, fungos e algas pluricelulares, que concentram informações úteis para diversas atividades. Sobre essas atividades, considere as seguintes proposições.
1) Fazer a reconstituição de caminhos percorridos por naturalistas, botânicos ou coletores.
2) Conhecer os padrões de distribuição geográfica de uma espécie.
3) Subsidiar estudos das floras e revisões taxonômicas.
4) Avaliar o impacto da ação do homem, da poluição ou do efeito de eventos e perturbações naturais na vegetação de uma área específica.
5) Subsidiar políticas públicas de preservação ambiental.
Estão corretas:
Um enorme progresso foi alcançado recentemente na elucidação das relações filogenéticas entre as linhagens de angiospermas. Sobre a classificação filogenética molecular desse grupo de plantas, assinale a alternativa correta.
1) A dicotomia monocotiledôneas/dicotiledôneas foi refutada em meados dos anos 1990, em virtude do parafiletismo das dicotiledôneas.
2) O clado das monocotiledôneas corresponde ao maior e mais diversificado agrupamento entre as angiospermas com mais de 200 mil espécies.
3) As linhagens basais (Amborellales, Nymphaeales, Austrobaileyales) e o clado das Magnolídeas (Magnoliales, Piperales, Laurales e Canellales) caracterizam-se por reunir grande número de plesiomorfias.
4) A maioria das angiospermas não eudicotiledôneas e não monocotiledôneas provavelmente constitui um grupo monofilético, denominado magnolídeas.
5) As sinapomorfias das angiospermas claramente indicam que os membros desse filo derivam de um único ancestral comum, que seria, em última instância, derivado de uma planta com sementes, mas que não apresentava flores nem carpelos fechados ou frutos.
6) As sinapomorfias das eudicotiledôneas são o grão de pólen tricolpado, as folhas com nervação reticulada, raízes pivotantes, flores em geral pentâmeras e sementes com dois cotilédones.
Estão corretas:
Sobre as culturas primárias é correto afirmar que
Células normais em cultura possuem um padrão de crescimento representado por uma curva sigmoidal, que reflete as fases de adaptação das células às condições ambientais, à disponibilidade de nutrientes e ao suporte de ancoragem necessários para promover a produção de novas células. A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir (I-IV): I Considerando-se que a biologia celular modifica-se em cada fase da curva, é importante o controle do estágio em que as células podem ser coletadas, quando será realizada a passagem da cultura, ou quando novos nutrientes serão adicionados. II No início da curva, chamada fase “lag”, ocorre principalmente adaptação, sem proliferação, logo após adição das células ao meio de cultivo. III Na fase logarítmica ou exponencial, ocorre multiplicação celular máxima e constante. Por ser a fase de maior viabilidade e atividade metabólica das células é o melhor período para estudo e experimentação. IV Na fase estacionária ou “plateau”, ocorre redução drástica do número de células e o número de células mortas excede o de células novas. Está correto o que se afirma em
Analise as afirmativas abaixo, relacionadas à preparação de tecido para análise histopatológica:
I A coleta de amostra de tecido realizada post mortem para verificar a causa do óbito é chamada de necrópsia.
II A fixação evita a autólise celular e impede a proliferação de microrganismos, preservando a morfologia do tecido e fornecendo maior resistência para as etapas seguintes.
III Após a etapa de desidratação, ocorre a etapa de clarificação ou diafanização, com a utilização do xilol, que remove totalmente o álcool e prepara o tecido para a penetração da parafina.
IV Por meio de técnicas de microtomia, o bloco de parafina contendo o espécime deve ser cortado em seções extremamente finas, de alguns micrômetros de espessura, que permitam a visualização do tecido ao microscópio óptico comum.
Está correto o que se afirmar em
Microscópios invertidos são úteis para a observação de células vivas ou organismos na parte inferior de um recipiente maior (por exemplo, um frasco de cultura de tecido) sob condições mais naturais do que numa lâmina de vidro, como é o caso com um microscópio convencional. Acerca das características dos microscópios invertidos que tornam possível essa aplicação, é correto afirmar que
Frequentemente as amostras biológicas precisam ser transportadas a partir do momento de sua coleta até a análise final, o que implica, muitas vezes, situações de risco, considerando a natureza do material transportado e as possíveis consequências, em caso de acidentes, durante o deslocamento. Sobre esse tema, está correto afirmar o seguinte:
Laboratórios de biologia fazem uso de vidrarias diversas, produzidas com material de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. A vidraria chamada kitassato é utilizada para
A figura ilustra uma possível sequência no processo evolutivo celular, a partir de um procarionte ancestral.
Tendo em vista o processo ilustrado e as características das células mais evoluídas atuais, é correto afirmar que, ao longo do tempo, houve
As leveduras Saccharomyces cerevisiae são amplamente utilizadas na fabricação de pães e de bebidas alcoólicas. Esses microrganismos promovem a fermentação, realizada por diversos tipos de fungos para obtenção de energia. No entanto, para que ocorra a via metabólica da fermentação, é necessário que a levedura
O processo de respiração celular ocorre nas mitocôndrias e é responsável por extrair energia dos alimentos. O principal fenômeno responsável por transformar energia do meio ambiente e captura-la nos alimentos é: