“É uma síndrome que resulta da não disjunção durante a formação do espermatozoide. A pessoa afetada é uma mulher com monossomia do cromossomo X. O cariótipo é 45, X."
A síndrome referida no texto é:
Considerando a figura anterior, acerca das relações evolutivas entre grupos vegetais, julgue o seguinte item.
As plantas Euphyllophyta constituem um grupo monofilético.
Julgue o próximo item, relativo a técnicas de coleta e preservação de material botânico.
Uma forma adequada de preservação de algas continentais em herbário é colocá-las em meio líquido, com fixadores como a solução de Transeau, por exemplo.
Com referência à figura precedente, que apresenta um corte anatômico vegetal, julgue o item que se segue.
Trata-se de um corte transversal da raiz de uma planta eudicotiledônea.
A respeito do processo de fotossíntese, julgue o item subsequente.
O processo de respiração nas plantas ocorre apenas durante a noite, quando a fotossíntese cessa.
Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue o item a seguir.
Os canteiros dentro do viveiro devem ser alocados preferencialmente na direção norte-sul e no sentido paralelo à inclinação do terreno, que deve ser suave, para que recebam insolação mais uniforme e o escoamento da água da chuva ou excedente do processo de irrigação seja facilitado.
A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue o item subsequente.
O inventário botânico exploratório consiste na avaliação da extensão das áreas, dos tipos de cobertura vegetal existentes e na determinação da composição florística.
Leia a reportagem a seguir:
Uma medida eficaz para reduzir os casos de dengue em Minas Gerais é
Leia o texto abaixo:
Superbactérias resistentes, tremei! Surge uma esperança para acabar com grande parte das mortes provocadas pelas infecções hospitalares. Um novo antibiótico, produzido por um fungo, é capaz de combater bactérias resistentes a outras drogas conhecidas, pois age de forma diferente e parece não ser tóxico para as células de mamíferos.
A descoberta, realizada por cientistas da indústria química e farmacêutica Merck e publicada nesta quinta-feira pela revista Nature , poderá ser uma alternativa para combater algumas das mais perigosas bactérias causadoras de infecções hospitalares – as formas mutantes de Staphylococcus aureus (MRSA) e Enterococcus (VRE), que são resistentes aos antibióticos conhecidos e representam um grave problema de saúde pública
http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/334/n/superbacterias_resist entes,_tremei!Acesso em 16/3/2018
Com base no texto e na ideia darwinista sobre evolução, assinale a alternativa correta.
Leia o texto abaixo:
O Rio Tietê está morto. Ao menos uma parte dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que, em 2016, o trecho do rio com qualidade de água classificada como ruim ou péssima começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva, já no interior de São Paulo. (...) A boa notícia é que, em comparação com o ano passado, a mancha de rio “morto" diminuiu 11,5%. “Diante de toda a situação de crise hídrica, ter um recuo no tamanho da mancha, mesmo que pequeno, é uma boa notícia", afirma Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica e uma das autoras do levantamento.
https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-doplaneta/noticia/2016/09/137-quilometros-do-rio-tiete-estao-mortosmostra-pesquisa.html Acesso em 20/3/2018
A “morte" do rio Tietê foi causada especialmente pelo despejo desenfreado de esgoto, resíduos industriais e lixo. O excesso de matéria orgânica nas águas é responsável pela eutrofização do rio. Uma das consequências mais graves da eutrofização e que está diretamente ligada à “morte" do rio é a (o)
O uso de células-tronco embrionárias ainda causa grande polêmica em várias partes do mundo. No Brasil as pesquisas com células-tronco embrionárias são regulamentadas pela Lei de Biossegurança (Lei n.º 11.105/05). Sobre o uso dessas células, é correto afirmar que
Em um acidente, três amigos - Roberto, Giovani e Marcelo, ficaram gravemente feridos. No hospital, após um exame de tipagem sanguínea, descobriu-se o tipo sanguíneo e o fator Rh dos três amigos: Roberto era A+, Giovani era O- e Marcelo AB+. No banco de sangue do hospital, havia 10 litros de sangue A+, 10 litros de sangue A-, 20 litros de B+, 20 litros de B-, 5 litros de O+, 5 litros de O-, 2 litros de sangue AB+ e 2 litros de sangue AB-. Quantos litros de sangue estavam disponíveis para cada um dos amigos, respectivamente, naquele dia?
O fato de haver um número máximo de níveis tróficos em uma cadeia alimentar é explicado pela
Considere: I. Ciclo de vida, ou seja, nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre. II. Corpo formado basicamente pelos elementos químicos Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre, substâncias orgânicas, como glicídios, proteínas e lipídios, e inorgânicas como água e sais minerais. III. Corpo formado por uma ou mais células, possuir metabolismo e apresentar crescimento. IV. Movimento próprio e sofrer evolução. V. Capacidade de perceber e reagir a estímulos, e de se reproduzir. As características para se considerar um organismo como ser vivo estão corretamente expressas APENAS em
Alicerçando-se na Resolução CONAMA 357/2005, considere:
I. As águas de classe especial devem ter sua condição natural, não sendo aceito lançamento de efluentes, mesmo que tratados.
II. Para as classes de 1 a 4 são admitidos níveis crescentes de poluição, sendo a classe 1 com o menor nível.
III. As classes 4 de águas doces e 3 de águas salobras e salinas apresentam os maiores níveis de poluição.
IV. Nas águas doces de classe 4, os níveis de poluição permitem apenas os usos menos exigentes de navegação e harmonia paisagística.
Está correto o que se afirma em