Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina? Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais: I.Urina de uma pessoa normal. II.Solução diluída (fraca) de glicose. III.Solução concentrada (forte) de glicose. IV.Água destilada. Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais
Após denúncia de uma área contaminada por agrotó-
xicos carbamatos, foi solicitada uma forma de se fazer
uma avaliação preliminar da possível contaminação.
Sugeriu-se o uso de um biomarcador, como a
A queima de combustível fóssil resulta na emissão de óxidos que reagem com a água levando à precipitação ácida. Entre esses óxidos, o dióxido de carbono (CO2) é um dois mais abundantes. Parte do CO2 permanece na atmosfera impedindo o calor se dissipar criando o “efeito estufa". Parte do CO2 se dissolve nos oceanos diminuindo o pH, o que afeta a taxa de calcificação de recifes de corais, um ecossistema delicado que abriga grande diversidade de organismos.
Em relação à reação do CO2 com a água, é correto afirmar, EXCETO:
Partes suculentas de vegetais coletados que não possam ser bem preservadas por herborização, devido à dificuldade de secagem, são preservadas em meio líquido. Um meio líquido muito utilizado (produzido a partir do formol comercial, também conhecido como formalina) é a solução de formol a:
A Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mostrou muitos casos de polifenia (muitos fenótipos diferentes), o que corresponde a variações morfológicas e/ou comportamentais ocorridas durante o desenvolvimento embrionário, sem que haja variações no DNA desses seres vivos. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir. I.A enzima aromatase é muito ativa em temperaturas elevadas, transformando rapidamente a testosterona de ovos de répteis em estrogênio e, como consequência, gerando fêmeas em lugar de machos. II.Ovos de dáfnia (crustáceo cladócero de 0,2 a 0,5 mm) com o mesmo genótipo geram adultos de tamanho normal, em ambientes sem predadores. III.Ovos do crustáceo dáfnia geram adultos com o dobro do tamanho normal, se criados em ambiente com a presença de predadores. São exemplos de polifenia induzida pelo ambiente:
Macromoléculas biológicas são polímeros constituídos de monômeros. Em relação a esses compostos orgânicos, é correto afirmar, EXCETO:
O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração. Esse espasmo é acompanhado, simultaneamente, pelo fechamento da glote, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico e característico do soluço. Uma manobra simples e eficaz para controlar o soluço é prender a respiração por alguns segundos, o que estabelece o funcionamento normal do nervo frênico, interrompendo o problema.
Quando você prende a respiração, todas as alterações abaixo ocorrem, EXCETO:
Desinfecção é um processo que reduz o número de microorganismos, eliminando grande parte dos contaminantes existentes
em um local ou material (Molinaro et al., 2009 . Conceitos e métodos para formação de profissionais em laboratórios de
saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, IOC).
São substâncias desinfetantes, EXCETO:
De acordo com a maioria dos pesquisadores, o aquecimento global é gerado pela intensificação do efeito estufa e está diretamente relacionado à emissão cada vez maior de alguns gases atmosféricos. Tais gases fazem parte de um ciclo biogeoquímico no qual o principal elemento analisado é o
Com relação a proteínas e enzimas, julgue os itens subsecutivos.
A energia livre de Gibbs, que determina a espontaneidade de uma reação e é expressa por ?G, pode ser diminuída por enzimas.
As propriedades químicas da superfície de uma proteína determinam sua função biológica, exemplo desse fenômeno são as enzimas. As enzimas são capazes de acelerar uma reação química, no entanto NÃO conseguem:
As enzimas podem ser agrupadas em classe funcionais que realizam reações químicas similares. Algumas classes comuns de enzimas estão listadas abaixo:
I. Nucleases são as responsáveis por clivar ácidos nucleicos pela hidrólise das ligações entre nucleotídeos.
II. Fosfatases são as responsáveis por catalisar a remoção hidrolítica de grupos fosfatos de uma molécula.
III. Cinases são as responsáveis por catalisar o rearranjo das ligações de uma única molécula.
IV. Polimerases são as responsáveis por clivar as proteínas pela hidrólise das ligações entre os aminoácidos.
A relação entre as classes das enzimas e as reações catalisadas por elas estão corretas em:
Os erros inatos do metabolismo constituem uma classe de doenças genéticas caracterizada por distúrbios bioquímicos.
A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
Se uma via metabólica for bloqueada, espera-se que o produto final não seja produzido e que ocorra acúmulo de produtos intermediários que podem ser tóxicos para o indivíduo.
Analise as afirmativas abaixo sobre os processos celulares para obtenção de energia.
I. O principal processo de oxidação dos açúcares é a sequência de reações conhecida como glicólise; ela ocorre no citosol da célula e depende da presença de oxigênio molecular para produção final de ATP.
II. A formação das moléculas de CO2 ocorre durante ciclo do ácido cítrico, como produto final da oxidação completa da molécula de acetil-CoA.
III. Os átomos de oxigênio necessários para produzir a molécula de CO2 , a partir da oxidação completa da molécula de actil-CoA durante o ciclo do ácido cítrico, são obtidos da quebra do oxigênio molecular.
IV. O oxigênio molecular é o aceptor final dos íons de H+ , formando as moléculas de água durante a fosforização oxidativa.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Os componentes característicos da parede celular de uma bactéria Gram-negativa estão todos representados na seguinte opção: