Com base nos conceitos e na legislação atinentes à auditoria, julgue
os itens a seguir.
Durante a auditoria, a aplicação da técnica da entrevista deve- se dar preferencialmente por profissional que tenha conhecimento prévio da empresa e da área sob exame; quanto às respostas, podem ser obtidas tanto de modo formal quanto informal.
Com base nos conceitos e na legislação atinentes à auditoria, julgue
os itens a seguir.
A amostragem estratificada, procedimento adotado pela auditoria, é indicada para o exame de contas cujos valores individuais apresentam pequenas diferenças. Assim, valores similares são distribuídos pelos diversos estratos, para que cada grupo reflita as disparidades da população.
Com relação a objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria,
julgue os itens seguintes.
Diferenças significativas devem ser consideradas na determinação do impacto sobre o planejamento da auditoria e na avaliação de evidência de auditoria. Como exemplo de situação em que não se logrou obter explicação plausível, há o caso de uma entidade em que o crescimento de contas a pagar é muito mais lenta que o custo dos produtos vendidos, e a rotação de contas a pagar é mais rápida que a dos concorrentes. A hipótese a ser investigada, nesse caso, é a de que as contas a pagar venham sendo pagas e não estejam sendo baixadas.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens a seguir.
No planejamento para a execução dos trabalhos da auditoria interna, os fatores relevantes que devem ser considerados incluem a orientação emanada e as expectativas manifestadas pela administração da entidade. Paralelamente, devem-se adotar procedimentos que estejam em consonância com as políticas de gestão de risco definidas e adotadas pela entidade.
A fase da auditoria em que se determina o momento da realização de cada uma das tarefas é chamada de
Quando o Auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar (como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito) e as razões para o não atendimento. Entretanto, a exigência de documentação de auditoria aplica-se apenas àquelas que sejam relevantes nas circunstâncias. De acordo com o descrito na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.206/09, a exigência documental NÃOé relevante quando:
Conforme descrito na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.211/09, uma das etapas da auditoria das demonstrações contábeis que, quando realizada adequadamente, é benéfica para a auditoria por ser capaz de, dentre outras coisas, auxiliar o Auditor a dedicar atenção apropriada às áreas importantes da auditoria; identificar e resolver tempestivamente problemas potenciais; e auxiliar na coordenação do trabalho realizado por outros Auditores e especialistas (se for o caso). Esta etapa é denominada:
Assinale a alternativa que melhor apresenta os fatores que um Auditor independente deve avaliar para determinar a adequada extensão da utilização do trabalho dos Auditores internos, conforme determina a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.229/09.
Qual alternativa melhor descreve o procedimento previsto na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.219/09, acerca do procedimento a ser tomado pelo Auditor no caso da administração se recusar a permitir que o Auditor envie solicitações de confirmação?
Indique qual das alternativas abaixo melhor discorre sobre o tema da distorção, conforme determinado na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.216/09.
Em uma auditoria de Caixa e Bancos pode-se afirmar:
A Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC n° 1.217/2009 demonstra que:
Conforme a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.311/10, é correto afirmar que em uma auditoria de revisão das demonstrações contábeis o Auditor necessita:
Assinale a alternativa que apresenta o momento em que ocorrem os eventos subsequentes.
Assinale a alternativa que apresenta os dois componentes do Risco de Distorção Relevante.