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O governo de determinado estado da Federação promoveu licitação a fim de contratar uma empresa para executar uma obra pública. Quando a empresa licitada havia concluído 60% do contrato, foi constatado que ocorrera uma ilegalidade na fase licitatória, o que tornou o processo nulo. Comprovou-se que a empresa contratada não teve nenhuma responsabilidade pelas causas da nulidade. Nessa situação hipotética, a administração deve

Com relação às análises preliminares de orçamentos de obras públicas e aos diversos aspectos relacionados a esse assunto, assinale a opção correta.

Uma comissão permanente de licitação de órgão da administração pública, composta por três membros, é responsável pelo processo licitatório da obra de construção de um prédio orçado em R$ 1.300.000 . Conforme previsto nas leis de licitação, a comissão deve seguir uma sequência de procedimentos após o recebimento das propostas das licitantes.
Tendo essa situação hipotética como referência inicial e considerando os aspectos técnicos e legais relacionados às licitações públicas, assinale a opção correta.

Considere que uma obra para determinado órgão da administração

pública será executada por empresa contratada para esse fim.

A respeito do serviço de fiscalização dessa obra pública e da

relação entre o contratante e a contratada, julgue os itens que se

seguem.

Medições e pagamentos de serviços executados com critérios divergentes dos estipulados em edital de licitação e contrato da obra consistirão em irregularidades.

Ao assumir a fiscalização do contrato de uma obra pública,

o responsável observou que o prazo de execução dos serviços era

maior que o prazo de vigência contratual.

Nessa situação hipotética,

eventuais ajustes de prazos estabelecidos pela fiscalização deverão ser realizados mediante aditivo contratual.

A construção de um prédio público foi licitada pelo regime diferenciado de contratações públicas (RDC). Devido à urgência na contratação e à falta de projeto básico aprovado, a administração decidiu adotar a contratação integrada. Durante a execução da obra, faltaram informações precisas sobre os quantitativos de serviços no anteprojeto, e a contratada protocolou um pleito de acréscimo de serviços.

No que se refere à elaboração de projeto básico e de termo de

referência, julgue os seguintes itens.

O termo de referência é dispensado em licitações da modalidade pregão, uma vez que o edital de licitação dessa modalidade já dispõe a respeito das condições gerais de execução do contrato objeto do pregão.

No que se refere à elaboração de projeto básico e de termo de

referência, julgue os seguintes itens.

O projeto básico poderá ser dispensado mesmo na hipótese de um órgão da administração pública desejar contratar serviço de manutenção preventiva e corretiva de toda a instalação elétrica da edificação do órgão.

Para garantir transparência e agilidade no processo

licitatório, o gestor de determinado órgão público, para subsidiar a

elaboração do projeto de um edifício, decidiu licitar o serviço de

sondagem adotando a modalidade pregão.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir de

acordo com a Lei n.º 10.520/2002.

O serviço de sondagem se enquadra legalmente como serviço

comum

Durante o processo licitatório para a construção de um

edifício público na esfera federal, as seguintes informações do

edital foram questionadas pelos licitantes: exigência, no quesito

habilitação, de que a empresa construtora fosse certificada pelo

PBQP-H; projeto básico sem detalhamento da tubulação de água

fria no projeto hidráulico, contendo apenas os pontos hidráulicos

e a estimativa de tubulação; falta de previsão de recursos

orçamentários para a obra a ser licitada; no orçamento de

referência, por se tratar de uma obra de edificação, adoção das

composições de custos de publicações especializadas privadas, por

serem as mais adequadas aos preços de mercado.

A respeito dessa situação hipotética e de aspectos relativos a

sistema de gestão de qualidade (PBQP-H), licitação de obras

públicas, projeto básico e princípios de planejamento e de

orçamento público, julgue os seguintes itens.

A exigência de PBQP-H como condição de habilitação é ilegal.

Após a homologação da licitação de uma obra pública, o

gestor do contrato decidiu aumentar o prazo de execução da obra

antes da assinatura do contrato, tendo em vista que ele considerou

o prazo previsto no edital como tecnicamente inviável. Um dos

licitantes que perdeu a licitação denunciou a decisão tomada pelo

referido gestor, pois o prazo da obra não poderia ser alterado.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes à

luz da Lei n. 8.666/1993.

A forma como o prazo do contrato foi alterado pelo gestor

feriu o princípio da isonomia.

Após a homologação da licitação de uma obra pública, o

gestor do contrato decidiu aumentar o prazo de execução da obra

antes da assinatura do contrato, tendo em vista que ele considerou

o prazo previsto no edital como tecnicamente inviável. Um dos

licitantes que perdeu a licitação denunciou a decisão tomada pelo

referido gestor, pois o prazo da obra não poderia ser alterado.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes à

luz da Lei n. 8.666/1993.

O acesso à informação da alteração do contrato por parte de

um dos licitantes que perdeu a licitação feriu o princípio do

sigilo contratual.

A questão refere-se a Licitação de Obras Públicas e Contratos Administrativos de Obras Públicas.

Uma licitação para a aquisição de material escolar foi concluída às vésperas do término do mandato de dirigente de determinado ente público. O novo dirigente, após assumir o cargo, entendeu que alguns bens que constaram do objeto do certame tornaram- se desnecessários em razão da alteração do programa educacional, mostrando-se necessária, por outro lado, a aquisição de outros itens. Embora não tenha sido identificado no certame, qualquer vício de ilegalidade, processual ou material, o dirigente

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