O Instagram é uma rede social baseada em imagens, e o Twitter limita a escrita a 280 caracteres. Talvez por isso, o marketing digital seja comumente associado ao uso de imagens e vídeos. No entanto, o uso de texto é muito importante e decisivo na atração de consumidores em plataformas como websites, blogs e e-mail.
O uso de conteúdo textual informativo e atraente, otimizado para persuadir consumidores a comprarem os produtos de uma empresa é denominado
KO é gerente Júnior de um banco e atua no contato direto com os clientes que têm pouca experiência na atividade de investimentos financeiros. Buscando promoção no quadro interno da instituição financeira, o gerente realiza vários cursos de atualização, inclusive de educação financeira.
Munido desses conhecimentos, ele contata os correntistas sob sua responsabilidade e oferece indicações sobre como investir. Os clientes compõem diversos segmentos econômicos, e alguns não possuem renda para propiciar saldos destinados a investimentos no momento em que
são contatados. O supervisor de KO identifica essa situação e o adverte da perda de tempo com clientes que não gerariam lucros imediatos ao banco.
Nos termos da Resolução no 4.539, de 24 de novembro de 2016, verifica-se que a instituição financeira
No marketing de relacionamento de uma empresa, foi utilizada uma venda consultiva.
Isso significa que tal venda foi focada
Para contribuir com as ações de marketing de relacionamento dos bancos, os escriturários devem, durante o atendimento,
A gestão da experiência do cliente é fundamental para reter os clientes numa empresa. Depois de mapear a jornada do cliente e fazer adequações nos canais de relacionamentos remotos e presenciais, o gerente de uma agência bancária decidiu medir o impacto dessas ações
na taxa de rotatividade de clientes (churn rate) ao longo de um trimestre. Em janeiro sua agência contava com 460 clientes, mas 23 clientes encerraram suas contas no final do terceiro mês.
Dessa forma, a taxa de rotatividade dessa agência foi de
Compreender as dimensões da qualidade do produto e dos serviços é proporcionar qualidade ao cliente em todos os aspectos. Porém, há de se considerar que a qualidade do produto é quantificável, pois consiste em aspectos tangíveis. Na maioria das organizações, a qualidade do produto é especialidade dos profissionais que atuam na área científica e analítica, com o olhar voltado para dentro da organização. Se a qualidade do produto é tangível, a dos serviços é
Compliance é uma noção largamente utilizada no campo da ética empresarial e está associada à ideia, em sua concepção mais ampla, de que
Considere as seguintes ações:
1.Controlar a entrega e saída de materiais.
2.Recepcionar pessoas.
3.Organizar documentos segundo um método próprio que permita controlar o acesso dos demais funcionários, para mantê-los em ordem.
4.Fazer triagem das correspondências recebidas, identificando e barrando o que considera que não precisa passar pela chefia.
São rotinas administrativas:
Um determinado banco apresenta um pacote de serviços
bem avaliado tanto por seus clientes quanto pela opinião
pública em geral e cobra taxas mais baixas que seus concorrentes.
Essas vantagens são apresentadas em suas
propagandas, que são veiculadas em meios de comunicação
de massa e obtêm elevadas taxas de copy e recall.
Contudo, esse banco conta apenas com dez agências
localizadas em cinco capitais do Brasil, e não consegue
atender às demandas de todos os potenciais clientes de
seus serviços.
O ponto fraco da estratégia de marketing desse banco
está localizado no componente do composto de marketing
denominado
Nos termos da Resolução CMN n 3.849, de 25/03/2010,
o acesso telefônico da ouvidoria deve ser
Na estrutura organizacional de um banco, marketing não
é uma função exclusiva de um departamento. É uma área
em que todos devem atuar, principalmente os funcionários que trabalham diretamente na função de vendas e
atendimento, pois são responsáveis por
Os gerentes das agências de uma determinada região vivem
uma situação difícil. A direção do banco exige que
as operações de crédito sejam de curto prazo e dificulta
as mudanças das condições das contratações de crédito,
ao passo que os clientes desejam prazos mais longos
de pagamento e condições de contratação que levem
em conta o histórico de relacionamento com o banco. Por
conta disso, não é possível que os gerentes atendam aos
interesses do banco e dos clientes. Muitos gerentes têm
simplesmente deixado de oferecer crédito aos clientes e
se sentem muito desmotivados.
Com base na teoria do papel, a motivação dos gerentes,
nessa situação, está sendo minada porque há
Um banco que vem atuando autonomamente sem vinculação
a qualquer conglomerado financeiro poderá, nesse
caso, nos termos da Resolução CMN nº 4.433/2015, compartilhar
ouvidoria com a seguinte instituição:
O setor bancário tem como prática utilizar o serviço de
telemarketing para a oferta de produtos e serviços aos
seus clientes atuais e potenciais. Em uma análise sobre
essa prática, correlacionando as informações existentes
sobre o processo de vendas e as reclamações dos
clientes, foi identificado que estes têm rejeição a serem
contatados pelo banco via telemarketing. Eles preferem
que o canal de comunicação com o banco esteja disponível
para que possam entrar em contato quando sentirem
necessidade ou desejo de fazê-lo.
Com base na análise feita, verifica-se que os clientes preferem,
como canal de comunicação com o banco, o(a )
Roupas adequadas para o trabalho demonstram uma
postura profissional no atendimento aos clientes porque o
modo como o escriturário se veste