Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 32 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Onde ficam os "artistas"? Onde ficam os "artesãos"? Submergidos no interiorda sociedade, sem reconhecimento formal, esses grupos passam a ser vistos de diferentes perspectivas pelos seus intérpretes, a maioria das vezes, engajados em discussões que se polarizam entre artesanato, cultura erudita e cultura popular.
PORTO ALEGRE, M. S. Arte e oficio de artesão. São Paulo, 1985 (adaptado).
O texto aponta para uma discussão antiga e recorrente sobre o que é arte. Artesanato é arte ou não? De acordo com uma tendência inclusiva sobre a relação entre arte e educação,


O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a


O modernismo brasileiro teve forte influência das

vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte

Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da

arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica–se que, nas artes plásticas, a

Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é

um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura

brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista.


Na série de pinturas apresentada, Portinari

Folclore designa o conjunto de costumes, lendas, provérbios, festas tradicionais/populares, manifestações artísticas em geral, preservado, por meio da tradição oral, por um povo ou grupo populacional. Para exemplificar, cita-se o frevo, um ritmo de origem pernambucana surgido no início do século )0( Ele a caracterizado pelo andamento acelerado e pela dança peculiar, feita de malabarismos, rodopios e passos curtos, além do uso, como parte da indumentária, de uma sombrinha colorida, que permanece aberta durante a coreografia.

As manifestações culturais citadas a seguir que integram a mesma categoria folclórica descrita no texto são

TEXTO B

Metaesquema I

Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta - dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema - estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.

Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 02 maio

Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que



A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A

função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de

conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder

sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações

sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no

sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos

alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a

“beleza" e nada tinha a ver com a contemplação estética,

com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma

arma da coletividade humana em sua luta pela

sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma

pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas

cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um

sentido de segurança e superioridade sobre a presa.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de

Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).

Com base nas informações do texto, conclui–se que a arte,

nos seus primórdios, tinha a função de

Observe a obra "Objeto Cinético", de Abraham Palatnik, 1966.

A arte cinética desenvolveu-se a partir de um interesse do artista plastico pela criação de objetos que se moviam por meio de motores ou outros recursos mecânicos. A obra "Objeto Cinético", do artista plastic° brasileiro Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética,


Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848),

apresentada acima,

Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos

de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo

de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada

segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias

do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de

anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em

1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo

presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s.

A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns

eventos importantes nesse calendário.


Se a arte rupestre

representada ao lado fosse

inserida na escala, de

acordo com o período em

que foi produzida, ela

deveria ser colocada na

posição indicada pela seta

de número

´

Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito

influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato

escreveu, em artigo intitulado Paranóia ou Mistificação:

Há duas espécies de artistas. Uma

composta dos que vêem as coisas e em

conseqüência fazem arte pura, guardados os

eternos ritmos da vida, e adotados, para a

concretização das emoções estéticas, os

processos clássicos dos grandes mestres. (...) A

outra espécie é formada dos que vêem

anormalmente a natureza e a interpretam à luz das

teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das

escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos

da cultura excessiva. (...). Estas considerações são

provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde

se notam acentuadíssimas tendências para uma

atitude estética forçada no sentido das

extravagâncias de Picasso & cia.

O Diário de São Paulo, dez./1917

Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita

Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura

de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no

folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em

diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral

ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao

longo do tempo. A essa porção intangível da herança

cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural

imaterial.

Internet: .

Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da

cultura de um povo?


A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro,

expressa

Representar objetos

tridimensionais em uma folha

de papel nem sempre é tarefa

fácil. O artista holandês

Escher (1898-1972) explorou

essa dificuldade criando várias

figuras planas impossíveis de

serem construídas como

objetos tridimensionais, a

exemplo da litografia

Belvedere, reproduzida ao

lado.


Considere que um marceneiro tenha encontrado algumas

figuras supostamente desenhadas por Escher e deseje

construir uma delas com ripas rígidas de madeira que

tenham o mesmo tamanho. Qual dos desenhos a seguir

ele poderia reproduzir em um modelo tridimensional real?

Cândido Portinari (1903-1962), em seu livro Retalhos de Minha Vida de Infância, descreve os pés dos trabalhadores.

Pés disformes. Pés que podem contar uma história. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés

semelhantes aos mapas: com montes e vales, vincos como rios. (...) Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de

marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Agarrados ao solo, eram como alicerces, muitas

vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente.

(Cândido Portinari, Retrospectiva, Catálogo MASP)

As fantasias sobre o Novo Mundo, a diversidade da natureza e do homem americano e a crítica social foram temas que

inspiraram muitos artistas ao longo de nossa História. Dentre estas imagens, a que melhor caracteriza a crítica social contida no

texto de Portinari é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282